Músico carioca cria sua visão singular de música para as pistas e celebra a cultura preta “gingando” em sua própria gravadora, Na Nave Records
Na capoeira, “ginga” é um movimento de distração de um oponente.
Na música, isso também ganha um significado expressivo; pode eventualmente estar relacionado ao movimento quase involuntário influenciado pelo que a dance music chama de “groove”.
E como um artista negro, Fabio aka Live Motel vem sempre pontuando e trazendo no seu som a importância da cultura negra para a construção da música eletrônica e universal.
“‘Ginga’ também está no movimento, no gingando que um artista com essas características tem que ter para ser compreendido e percebido no mercado”, ressalta.
E é nesse groove e nessa ginga que ele lança seu terceiro single em antecipação ao seu próximo álbum de estúdio, com lançamento confirmado para início de janeiro.
Na semana em que comemoramos o Dia da Consciência Negra, “Ginga” sucede-se aos singles “Brisa” e “The Beat”.
Desta maneira, Live Motel reforça seu apreço por termos que ajudam a definir seu trabalho de maneira fundamental: negritude,boogie, groove, funky.
O projeto, comandado pelo cantor, tecladista, produtor musical e DJ carioca Fabio Santanna, não esconde suas referências, que podem ir de Yuksek, Bosq e Voila até Lincoln Olivetti, Deodato e Black Rio.
“SE ENTREGA, GINGA PRA BRILHAR”
Em uma roupagem Disco-afro percussiva e arranjos que trazem um ar de música para dançar, mas que não soa computadorizada, Live Motel apresenta uma faixa que seduz o ouvinte a dançar com otimismo, de olhos fechados e com a energia que tornou os cariocas mestres do gingado.
“A música traz um pouco da minha ancestralidade e mistura com House e Disco. Tem raízes na capoeira e referências a cantos afros, além de que reforça a minha assinatura ‘Brazilian Boogie’, Funk, Soul. É pra gingar, pra bailar”, conta Fabio.
Essa musicalidade vem de suas raízes, das vivências do artista nos bailes black da região e é algo que ele estende a outros projetos de sua carreira musical, como o duo Nu Azeite (que integra ao lado de Bernardo Campos).
O álbum “Asa” vai ser lançado diretamente em sua própria gravadora, Na Nave Records, que funciona também como um estúdio onde recebe colegas com quem frequentemente faz colaborações – um deles está no álbum, o baterista NBeatz.
https://www.instagram.com/p/ClGuTVxNMwY/
PARA MENTES TROPICAIS
Este novo álbum do Live Motel traduz uma carreira prolífica de Fabio, que frequentemente prestigia a cultura, os bairros e a vivacidade da noite do Rio em suas composições.
Com passagens por selos como Underdogs e Me Gusta, o álbum “Asa” chega apenas um ano depois de “Funk-se“, quarto álbum do projeto, que você também pode ouvir abaixo:
Siga Live Motel no Instagram para ficar por dentro do álbum.