Premiação voltada às mulheres ocorre no dia 17 de dezembro em São Paulo.
Em sua oitava edição, o WME Awards by Billboard Brasil – uma das premiações mais importantes do cenário musical – divulga as indicadas nas 17 categorias de 2024.
O evento será realizado em 17 de dezembro, na cidade de São Paulo, onde celebrará histórias de empoderamento e representatividade feminina.
Neste ano, o prêmio homenageará duas figuras icônicas: Lia de Itamaracá, cantora, compositora e uma das mais importantes cirandeiras da cultura brasileira, e Nara Leão, a musa da Bossa Nova, cuja contribuição como cantora, compositora e instrumentista é fundamental para a música brasileira.
Com mais de 10 mil mulheres indicadas, quase 120 premiadas, cerca de 60 apresentações exclusivas e a participação de mais de 400 profissionais do setor musical de todas as regiões do Brasil em 17 categorias, o WME Awards by Billboard destaca seu impacto na cena musical
Sendo a única premiação dedicada exclusivamente às mulheres na música no país, o evento se consolidou como um dos mais relevantes do setor, abrangendo muitas áreas como cantoras, empresárias, produtoras, diretoras, empreendedoras, jornalistas, entre outras.
A votação é feita por uma mistura de votos do júri técnico e do público, que pode participar através do site oficial da premiação.
Confira abaixo as indicadas de cada categoria
Diretora de videoclipe
– Aisha Mbikila
– Lu Villaça
– Joyce Prado
– Nídia Aranha
– Fernanda Correrrua
Compositora
– Luiza Brina
– Melly
– Sued Nunes
– Jenni Mosello
– Elana Dara
Instrumentista
– Josyara
– Ana Karina Sebastião
– Alana Ananias
– Aline Gonçalves
– Alana Gabriela
Empreendedora
– Simone Marçal
– Erika Morais
– Renné Chalu
– Julianna Sá
– Adriana Barbosa
Jornalista Musical
– Fabiane Pereira
– Kamille Viola
– Djuena Ticuna
– Isabela Yu
– Foquinha
Radialista
– Val Becker
– Roberta Martinelli
– Gabriele Alves
– Mara Régia
– Juliana Molino
Profissional do Ano
– Cris Falcão
– Ana Gb
– Sandra Jimenez
– Michelly Murry
Produtora Musical
– Ana Frango Elétrico
– Amanda Magalhães
– Larinhx
– Ayla On The Beat
– iamlope$$
Cantora
– Luedji Luna
– Ana Castela
– Luísa Sonza
– Ludmilla
– Liniker
DJ
– Lala K
– Rafa jazz
– Carola
– From House to Disco
– Clementaum
Revelação
– Joyce Alane
– Zaynara
– Sued Nunes
– AJuliaCosta
– Jovem MK
Show
– Luísa Sonza – Rock in Rio
– Lia de Itamaracá – Rock in Rio
– Luedji Luna – Festival Feira Preta
– Simone – Simone Mendes
– Juliana Linhares – Rock in Rio
Música Mainstream
– Caju – Liniker
– Macetando – Ivete Sangalo e Ludmilla
– Sagrado Profano – Luísa Sonza
– Sou má – Ludmilla, Tasha & Tracie
– Daqui pra Sempre – Manu Bahtidão e Simone Mendes
– Maliciosa – Ludmilla
Música Alternativa
– Melly – 10 minutos
– Ajuliacosta – Você Parece com Vergonha
– Tássia Reis – Só um tempo
– Ebony feat. Larinhx – 100MILI
– Katu Mirim – Bling Bling
Videoclipe
– Saudades Você – Duda Beat
– Dizem que Sou Louca – Mari Fernandez
– Nu – Assucena
– Tentativa Furstrada – Michele Andrade e Priscila Senna
– Ensolarada – Rachel Reis
Música Latam
– Flores pa ti – Becky G, Luísa Sonza e Papatinho
– Nace Una Madre – Perotá Chingó
– Alibi – Sevdaliza feat. Pabllo Vittar & Yseult
– Si antes tu hubieras conocido – Karol G
– Mil Veces – Anitta
Albúm
– Tara e Tal: de Duda Beat
– Priscilla – Priscilla
– Caju – Liniker
– Taurus Vol2 – Duquesa
– Prece – Luiza Brina
SOBRE O WME:
O WME (Women’s Music Event) foi idealizado por Claudia Assef e Monique Dardenne em 2016, estreou em março de 2017 com a WME Conference, em São Paulo, atraindo mais de mil pessoas em paineis de debate, workshops, shows e festas. Desde então, já realizou sete edições, com mais de 280 horas de conteúdos digitais e mais de dezenas de shows, paineis e workshops ao vivo, impactando um público de cerca de 10 milhões de pessoas em sua história, além de gerar, a cada ano, cerca de 300 empregos diretos e indiretos. Além da conferência, acontece anualmente o WME Awards, premiação desmembrada em três frentes: categoria voto popular, categoria voto técnico e homenageadas pelo conjunto de sua obra.
O WME é uma plataforma de música, tecnologia e negócios, que possui 4 frentes de atuação – o prêmio (que foi a 1ª premiação brasileira dedicada exclusivamente a premiar mulheres na indústria da música), conferências (para discutir e inspirar sobre música, tendências, mercado e empregabilidade de mulheres), banco de profissionais (um aplicativo onde é possível encontrar profissionais mulheres para toda a cadeia da indústria da música) e o Selo Igual (que visa equalizar line-ups, com mais espaço igualitário além de equipes de eventos musicais em todo o país. Ele chancela iniciativas da música que tenham pelo menos 50% de mulheres, pessoas trans ou não-binaries em seus line-ups ou equipes, e ainda a consultoria Manas a Mais, que visa trabalhar junto de eventos e festivais para torná-los mais diversos e equânimes). O objetivo do WME é gerar reconhecimento, empoderamento e discutir temas plurais nas lutas femininas como música, política, saúde, esporte, entre outros.
SOBRE A BILLBOARD:
Fundada em 1894, a Billboard é a publicação mais respeitada e influente do universo musical no mundo. A versão brasileira chega pelas mãos dos sócios Fátima Pissarra, Carlos Scappini, Marcus Buaiz, Marcello Azevedo, Murilo Henare e Raquel e Michel Kury, que possuem o compromisso de oferecer aos leitores notícias atualizadas, insights profundos e análises abrangentes sobre a cena musical do país. A CEO da publicação é Fátima Pissarra e a CMO é Camila Zana