O novo trabalho de MENEIO, intitulado “EXCERTO”, foi gestado ao longo da pandemia.
O distanciamento físico entre os integrantes fez com que eles continuassem a colaborar compartilhando produções que tomavam corpo em seus home studios e isso também influenciou a sonoridade do trabalho, trazendo baterias eletrônicas, baixos sintetizados, samples, guitarras processadas e inúmeras outras texturas que compõem um mosaico particular, influenciados por gêneros como Trip Hop, Post Rock e música eletrônica.
Dando sequência a um processo que já havia iniciado com o espetáculo “Sonhos Movediços”, apresentado nos últimos anos, o grupo sentiu a necessidade de materializar a palavra dentro destas composições e consolidar suas parcerias.
O álbum é composto, então, por 3 faixas inéditas, frutos de colaborações com Alzira E, Sandra-X, Nathalia Leal e A1219, integrante do grupo.
Uma das músicas também possui a fala sampleada de Sueli Carneiro.
As letras de cada canção criam uma sequência narrativa que se relaciona ao que vivemos coletivamente nos últimos tempos: mergulhos internos, enfrentamentos e ressignificações.
A identidade visual é de autoria do artista plástico Leo Daruma que, por meio de colagens analógicas, cria paisagens e texturas conectadas com as composições.
MENEIO é um quarteto formado em 2013 por Adeniran Balthazar (baixo/eletrônicos), Eduardo Rodrigues (sintetizador/sample), Jovem Palerosi (guitarra/eletrônicos) e Zé Guilherme Aquiles (bateria/eletrônicos).
Além de disponibilizar o novo trabalho em todas as plataformas digitais, os artistas apresentam EXCERTO ao vivo no próximo dia 22/07, sexta-feira, no Teatro do SESC Belenzinho, com participações especiais de Sandra-X e Dani Nega.
No repertório, além das músicas do novo trabalho, o grupo revisita seus outros dois álbuns. Ingressos custam até R$ 40.
Saiba mais:
https://www.sescsp.org.br/programacao/meneio/
SOBRE MENEIO
MENEIO se formou em 2013 no interior de São Paulo e suas composições misturam o formato banda e instrumentos eletrônicos.
Com influência de trip hop, post rock e trilhas sonoras, o grupo cria narrativas sinestésicas e sensoriais, potencializadas nas apresentações ao vivo.
Depois dos álbuns MENEIO (2015) e MOVEDIÇO (2019), o grupo lança o EP EXCERTO (2022).
A banda já se apresentou em importantes palcos como o Instrumental Sesc Brasil, Virada Cultural, Sala Itaú Cultural, FIMS – Feira Internacional da Música do Sul, Centro Cultural São Paulo, Festival PIB, Red Bull Station, Dia da Música, Festival Contato – São Carlos, diversos espaços culturais e unidades do Sesc nos estados de SP, RJ, MG e PR.
Seus álbuns já receberam importantes resenhas, com destaque entre os principais lançamentos do ano.
SOBRE ALZIRA E
ALZIRA E é o nome artístico que Alzira Espíndola adotou a partir de 2007.
Sul mato-grossense e radicada em São Paulo, atua como compositora, cantora e multi-instrumentista.
Com mais de 40 anos de atuação no campo da música, reafirma-se sempre como uma referência para a composição feminina contemporânea. Gravou 14 discos, que registram sua presença na música brasileira, mantendo posições marcantes de vanguarda e de inovação, colaborando com diferentes gerações.
Sua história recentemente ganhou as telas com o filme “Aquilo que eu Nunca Perdi”, de Marina Thomé.
SOBRE SANDRA X
SANDRA-X é cantora, compositora e performer. Fez parte do Vésper Vocal, d’A Barca, e do Axial.
Possui dois álbuns solo lançados: Turbulência (2016) e Peregrina (2019). Em mais de 30 anos de carreira, Sandra sempre colaborou com a formação vocal e corporal de outros artistas da cena e da performance, assim como produz trilhas sonoras em processos criativos de dança, teatro e performance.
Desde 2014 pesquisa e pratica intervenção urbana com o Coletivo Dodecafônico, grupo que tem extenso portfólio de ações, além de produzir constantemente vídeos, publicações, exposições de materiais gerados em derivas, travessias e intervenções.
SOBRE NATHALIA LEAL
NATHALIA LEAL é nascida e criada na zona leste de São Paulo e vive em Paraty/RJ.
É inserida no cenário de arte urbana desde 2003, artista visual na Loop Resistance desde 2010, integrante do coletivo Bordadeiras Poéticas e atua como educadora social em artes plásticas e literatura marginal em escolas da rede pública de Paraty. C o-fundadora e produtora cultural do Slam de Quinta, primeiro encontro de slam da cidade, já participou do Flip Slam e diversos encontros de casas parceiras do principal encontro de literatura do país.
SOBRE SUELI CARNEIRO
SUELI CARNEIRO é filósofa, escritora e ativista antirracismo do movimento social negro brasileiro. É Doutora em Filosofia pela USP e fundadora do GELEDÉS – Instituto da Mulher Negra, sendo considerada uma das mais relevantes pensadoras do feminismo negro no Brasil. é Autora de diversos livros e publicações, tendo recebido inúmeros prêmios por todo o mundo.
A1219 é Adeniran Balthazar Silva, artista multimídia afrofuturista e produtor de trilhas, escritos, videoarte e performances. Integrante do MENEIO, compôs o coletivo de artes integradas Vielas Expressas (Campinas-SP) e pesquisa diferentes formas de programação criativa. É autor da coletânea de poesia e prosa poética IMAGOS, auto-publicada em 2018.