Foi em meio à pandemia, dedicando-se aos estudos pessoais, que Olga Kopylova – pianista titular da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP) desde 2000 – se aproximou da obra da compositora francesa pós-romântica Cécile Chaminade (1857 – 1944), com a qual estabeleceu um forte laço de admiração e reconhecimento.
Fascinada por sua rica musicalidade, a pianista foi aos poucos definindo o que seria seu próximo projeto: interpretar e gravar as peças da brilhante e pouco conhecida compositora.
Nasceu, a partir daí, o álbum “Miniatures: The Music of Cécile Chaminade”, que será lançado em formato digital pela gravadora Azul Music.
“Fiquei absolutamente fascinada com toda a obra dela. Miniaturas, sonatas, ciclos, estudos – ela escreveu mais de 300 obras para piano e todas elas apresentam elementos musicais riquíssimos.” declara Kopylova.
Em 15 faixas, o álbum – seu primeiro projeto como artista solo – consegue delinear com maestria a percepção da pianista sobre a compositora.
Elencando peças como “Air de Ballet”, “Toccata”, “Poèmes Provençaux”, e “Trois Dances Anciennes”, Kopylova é bem-sucedida em transmitir tanto a potência e virtuosismo de Chaminade, quanto a sensibilidade e beleza de sua música.
Acima de tudo, a intérprete se beneficia de sua impressionante técnica e notável experiência, para enaltecer o precioso valor composicional da musicista francesa.
Em decisão alinhada com a gravadora, a pianista decidiu escolher como primeiro single a virtuosística “Toccata, Op. 39”, que demonstra com excelência o conceito por trás de todo o álbum.
A faixa ganhou lançamento nas plataformas de streaming na última sexta-feira (12/03), e pode ser escutada aqui “Trata-se de uma peça muito virtuosa, que na minha opinião pode ser tranquilamente incluída no repertório dos concursos, como peça técnica de confronto.
Essa composição em nada perde para Toccatas de Schumann Op. 7 e de Prokofiev Op.11 em termos de desafios técnicos”, completa Kopylova.
Para ouvir “Toccata, Op. 39”: https://orcd.co/toccata
Ainda dentro da programação, o segundo single do álbum será “Poèmes provençaux, Op. 127: II. Solitude” com lançamento em todas as plataformas digitais no dia 26/03.
O álbum completo chega às plataformas em 09/04, pela Azul Music, gravadora paulistana que, nos últimos anos, vem se dedicando a construção de um significativo catálogo de música erudita, com artistas e trabalhos excepcionais.
Sobre Cécile Chaminade:
A compositora Cécile Chaminade (1857 – 1944) compôs mais de 400 obras, ficando conhecida principalmente por sua música de salão e brilhantes peças para piano.
Apesar de ter sido extremamente popular em vida, foi relegada ao esquecimento depois que parou de compor e tocar por problemas de saúde.
Hoje, sua música está sendo resgatada e incluída no repertório de grandes pianistas. Foi a primeira mulher a receber a condecoração francesa da Legião de Honra
Sobre Olga Kopylova:
Nasceu no Uzbequistão, na antiga União Soviética. Estudou na Escola de Música Uspensky e se formou no Conservatório de Moscou.
Veio ao Brasil em 2000, para assumir a posição de pianista titular da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – OSESP – onde permanece até hoje.
Além disso, Kopylova desenvolve atividades pedagógicas e socioeducativas, voltadas à formação de público e é professora da Academia de Música da OSESP.
Sobre a Azul Music:
Gravadora e editora musical, fundada em 1993, com mais de 20 milhões de álbuns vendidos, 6 indicações ao Grammy e um prêmio Latin Grammy, assim como diversos prêmios nacionais de prestígio.
Vem representando ilustres artistas no mercado nacional e internacional, tais como Claudio Cruz, Clara Sverner, Emmanuele Baldini, Andre Matos, Olga Kopylova, Raïff Dantas Barreto, entre outros, além de seu fundador, Corciolli.
Nos últimos anos a empresa vem se dedicando à música clássica e trabalhos autorais de compositores e intérpretes contemporâneos.
Miniatures: The Music of Cécile Chaminade
Olga Kopylova
Faixas:
- Poèmes provençaux, Op. 127: I. Dans la lande (4:33)
- Poèmes provençaux, Op. 127: II. Solitude (4:08)
- Poèmes provençaux, Op. 127: III. Le passé (3:42)
- Poèmes provençaux, Op. 127: IV. Pêcheurs de nuit (4:25)
- Nocturne, Op. 165 (4:09)
- Toccata, Op. 39 (3:11) – https://orcd.co/toccata
- Au pays devasté, Op. 155 (5:42)
- Barcarolle, Op. 7 (3:19)
- Arlequine, Op. 53 (2:32)
- Les Sylvains, Op. 60 (3:32)
- Air de ballet, Op. 30 (4:47)
- Tristesse, Op. 104 (3:32)
- 3 Danses anciennes Op. 95: I. Passepied (2:25)
- 3 Danses anciennes Op. 95: II. Pavane (3:02)
- 3 Danses anciennes Op. 95: III. Courante (1:28)
Gravação, mixagem e masterização: Adonias Souza Jr. (Estúdio Arsis-SP)
Produção: Olga Kopylova