“Um meio termo entre o hedonismo da era rave e a música ambiente introvertida” – Mixmag
“Constantemente em ascensão para se tornar uma das novas figuras mais fortes da música eletrônica do Reino Unido” – The Line Of Best Fit
—————
O aclamado produtor/instrumentista Model Man dá sequência ao seu impressionante LP de estreia autointitulado de 2021 com o expansivo, sentimental e evocativo I Feel You Feel , lançado pela Helix Records em 22 de setembro de 2023 .
Ao longo do projeto, o trabalho de Model Man é tão complexo como sempre, cada música parecendo uma colagem de memórias e emoções compartilhadas em primeira pessoa. Tendo formação clássica em piano, há uma clara reverência pela musicalidade, como é evidente em todos os lançamentos anteriores do Model Man e o instrumento parece ser o ponto focal a partir do qual todas as suas ideias se desdobram ao longo do novo LP. I Feel You Feel relaciona-se com a conectividade entre as pessoas e com a celebração da comunidade, especialmente no que diz respeito ao papel que desempenha na promoção do talento criativo. O álbum também serve como uma ode ao Model Mana cidade natal de Essex, com uma homenagem à próspera cena de dança underground que ajudou a cultivar seu som característico; por mais pessoal e comovente que seja a música, ela permanece extremamente dançante do começo ao fim.
A abertura do álbum ‘Arms’ começa com as teclas exclusivas do Model Man passeando esperançosamente. À medida que a batida aumenta e aumenta suavemente, somos brindados com o refrão tranquilizador “Estou em seus braços esta noite” – referindo-se à sensação de ser “segurado” pelo abraço caloroso da comunidade e do parentesco encontrado dentro das quatro paredes de uma boate. . ‘Thru U’ , assistido por Bklava , é o single mais recente lançado antes do álbum e continua com a emoção positiva da primeira faixa, seu refrão proclamando “Eu posso me amar através de você”, reforçando novamente o tema de unidade do álbum. Com uma mensagem encorajadora no centro do álbum, ‘Thru U’ é um exemplo brilhante da capacidade fundamental da dance music de unificar e espalhar o amor.
A faixa Focus ‘Start Again’ começa com uma natureza mais imediata, com o break da bateria e o piano melancólico estabelecendo um tom mais sério. Examinando a tensão e a liberação em novos começos, a música brinca com a ideia de queimar tudo e começar de novo. Conforme exibido em outras partes do projeto, há uma natureza cinematográfica na produção que desperta a imaginação do ouvinte, já que os pads e sussurros oníricos no final da música trazem uma sensação de resolução para os elementos mais difíceis encontrados anteriormente.
‘Sombras Pt. 1’ continua com o sentimento mais sombrio de seu antecessor. A construção, em vez de criar um momento eufórico de ‘mãos no ar’, em vez disso ferve com um ar de tensão, com alívio apenas encontrado quando as camadas da música são removidas até que tudo o que resta é uma melodia solitária de piano. ‘Sombras Pt. 2’ continua com delicados acordes de piano, desta vez em meio a texturas mais ambientais que se inclinam mais para pastagens experimentais do que para uma estrutura musical. Misturado com gravações de campo vibrantes e crepitantes, proporciona uma pausa pacífica antes que as coisas se acalmem novamente.
Somos então impulsionados para o céu por ‘Body Positive’ à medida que atingimos alturas semelhantes às sentidas anteriormente no projeto. Uma linha de baixo estrondosa avança, auxiliada pelos tons dramáticos e componentes percussivos da música. A quebra no meio do caminho nos suspende no ar mais uma vez antes de focar no ritmo pesado da faixa. ‘Back To You’ é um interlúdio celestial; desprovidos de qualquer percussão, somos engolfados pelas ondas dos acordes sonhadores e gorjeados de Model Man , incitando a sensação de flutuar nas águas profundas ou mesmo no espaço sideral.
Em ‘Love Not Gone Pt.1’ vemos Model Man girar mais uma vez e adicionar uma injeção de diversão pura aos procedimentos do álbum. As teclas fortes pousando na batida animada ao longo da música criam um head bop incontrolável. ‘Love Not Gone Pt.2’ chega e traz uma queda preocupante da festa, quase como se os sentimentos de liberdade adquiridos em um rompimento recente tivessem sucumbido aos de solidão e arrependimento.
‘Staring In The Dark’ – um single lançado no início deste ano – começa com os vocais ternamente comoventes de Lyrah enquanto ela confessa: “Mesmo que não seja real, eu quero você aqui”. Este hino house com tendência eletrônica foi o resultado da primeira viagem de Model Man a Los Angeles. Ele conta: “ela estava passando por alguma merda e eu também, e tudo acabou na música. Staring In The Dark é sobre a presença de alguém ou algo depois que eles se foram.
‘Protection’ começa com uma vibração sinistra do UKG, deslizando e rangendo ao longo de sua batida de bateria embaralhada. À medida que os vocais chegam, progredimos mais no som característico de Model Man , investigando ainda mais suas curiosidades à medida que diferentes fios são entrelaçados na faixa. Uma seção dramática de cordas começa a crescer no final da música, continuando a atrair várias emoções de dentro. O penúltimo álbum ‘Heaven’ é tão triunfante quanto comovente. Falando sobre a inspiração por trás do disco, Model Man compartilha que é“uma tentativa de recriar a sensação que temos quando estamos com pessoas ou alguém com quem temos uma conexão profunda. Eu queria que a música formasse uma espécie de microcosmo no qual eu pudesse me perder. Há um monte de coisas escondidas ali. Pequenas texturas e sons. Cada som representa áreas da minha vida e experiências que tive no passado.
Chegando ao fim com a faixa-título ‘I Feel You Feel’ , somos brindados com um minuto de Model Man não filtrado enquanto ele monologa ao piano, paralisando o álbum. Momento de reflexão sobre o percurso percorrido, o artista despede-se ao levantar-se da cadeira e afastar-se.
O lançamento do álbum coincide com a turnê de 8 datas de Model Man pela Europa e Reino Unido, que começa em 5 de outubro no The Lower Third em Londres, e o verá fazer shows ao vivo impecáveis em Dublin e Manchester antes do final do ano . Ele retomará a turnê em fevereiro de 2024 com shows em Nottingham, Leeds, Glasgow, Amsterdã e Dinamarca.
Obtendo uma infinidade de apoio nos singles lançados antes do LP completo, Model Man recebeu elogios consistentes de nomes como Jack Saunders da BBC Radio 1 , Clara Amfo, Dian Eleri, Arielle Free e Danny Howard . Não parando por aí, os discos tiveram inúmeras reproduções na Kiss FM e Kiss Dance , além de serem capa da Altar Playlist do Spotify e da Flagship Dance Playlist danceXL da Apple Music .
Através de I Feel You Feel , Model Man exibe um nível elevado de sua disposição artística, provando ainda mais ser um mestre em seu ofício.
Datas da turnê do MODEL MAN
5 de outubro – The Lower Third, Londres, Reino Unido
6 de outubro – The Grand Social, Dublin, Irlanda
7 de outubro – SIM, Manchester, Reino Unido
1º de fevereiro de 2024 – The Bodega, Nottingham, Reino Unido
2 de fevereiro de 2024 – Headrow House, Leeds, Reino Unido
3 de fevereiro de 2024 – The Poetry Club, Glasgow, Reino Unido
21 de fevereiro de 2024 – Melkweg, Amsterdã
22 de fevereiro de 2024 – Rust, Copenhague, Dinamarca
Para mais informações sobre o Homem Modelo , visite: