Earl Simmons, o nome verdadeiro do rapper de do cidade de Yonkers, morreu na sexta-feira em um hospital de Nova York, onde ficou hospitalizado em estado crítico por uma semana.
Ele tinha 50 anos.
O rapper americano DMX, cujo nome verdadeiro é Earl Simmons, morreu na sexta-feira, 9 de abril, em um hospital nos subúrbios de Nova York, onde ficou hospitalizado em estado crítico por uma semana.
DMX, uma das grandes figuras do Hip Hop do final dos anos 90 e início dos anos 2000, foi hospitalizado na sexta-feira passada após um ataque cardíaco no hospital White Plains no interior do estado de Nova York.
Quando questionado, seu advogado, Murray Richman, disse à Agence France-Presse (AFP) que ele morreu na sexta-feira por volta das 11h, confirmando informações da mídia americana.
“Earl foi um lutador que lutou até o fim.
Amava a sua família de todo o coração e prezamos os momentos que passamos com ele (…) .
Sua música inspirou incontáveis fãs ao redor do mundo ”, disse sua família em um comunicado.
“DMX foi um artista brilhante e uma inspiração para milhões de pessoas ao redor do mundo ” , disse Def Jam Recordings, gravadora com a qual ele lançou vários de seus álbuns mais famosos, em um comunicado à imprensa separado.
Sua mensagem de vitória através do combate, sua busca pela luz para emergir das trevas, sua busca pela verdade e pela graça nos aproximou de nossa própria humanidade.
Ele era nada menos que um gigante (…). Sua lenda viverá para sempre. ”
O Rapper TI o chamou de “ícone cultural” , enquanto Missy Elliott o chamou de “uma grande perda para a família do Hip Hop” .
“Ninguém exalou tanto sofrimento, dor e energia atômica” , tuitou o rapper Biz Markie.
Representava “adrenalina pura, gênio sem lei, rendição total.
“O poeta de Deus”, saudou Nas. ” Eu amo Você. ”
Espera-se que sua família comunique a organização de seu funeral em breve.
Na segunda-feira, várias centenas de fãs se reuniram fora do hospital para orar por sua recuperação.
Infância difícil
Nascido Earl Simmons em Mount Vernon, perto de Nova York, DMX passou grande parte de sua juventude em Yonkers, na cidade vizinha de Nova York, onde era espancado com frequência.
“Eu realmente não tive uma infância ” , disse ele à revista Rolling Stone em 2000 .
“ Voltando em 2020, em um podcast sobre essa infância difícil, ele explicou como então parecia impossível falar sobre seus problemas.”
DMX adquiriu a reputação de uma criança complicada, conhecida por suas explosões de raiva, e passou boa parte da juventude em lares adotivos.
A partir dos 14 anos, passou por estadias prisionais, nomeadamente cometendo uma série de roubos.
Em 1984, iniciou o “beatbox”, gênero enraizado na música Hip Hop, que consiste em produzir uma infinidade de sons com a boca.
Depois de uma temporada na prisão, ele começa a escrever suas próprias letras e a se apresentar em um centro de entretenimento de bairro.
Novamente libertado da prisão em 1988, ele se dedicou ao Rap e começou a fazer e vender mixtapes.
Carismático, constantemente borbulhando de energia, ele passou a maior parte da década de 1990 fazendo seu próprio nome na cena underground de Nova York.
Foi no final desta década que adotou esta voz grave e este estilo ameaçador, com masculinidade exacerbada, que lhe faria fama.
Ele participa das “batalhas” dos rappers em que todos se enfrentam em um exercício de estilo, em particular, em meados da década de 1990, um duelo que se tornou famoso contra outro nova-iorquino, Jay-Z, então em plena ascensão, em uma sala de bilhar enfumaçada do Bronx (EUA).
Sucesso comercial e crítico
DMX finalmente teve seu apogeu no final dos anos 1990 e início dos anos 2000, com sucessos como “X Gon’Give It To Ya” ou “Party Up” .
Confira coreografia para “X Gon’Give It To Ya”:
Autor de oito álbuns, o último em 2015, DMX é hoje uma das figuras mais sombrias do Hip Hop, expondo seus demônios internos em hinos que lhe renderam sucesso comercial e crítico.
Seu primeiro grande single, Get At Me Dog , estrelado por Def Jam, foi lançado em 1998, retirado de seu primeiro álbum de estúdio, It’s Dark and Hell Is Hot.
O álbum alcançou o primeiro lugar nas paradas da Billboard , com um segundo hit, Ruff Ryders’Anthem , marcando o início de um sucesso comercial que duraria vários anos.
Ao longo de sua carreira, ele sempre teve problemas com a lei, com acusações de posse de entorpecentes, crueldade com animais, direção perigosa, falta de pagamento de pensão alimentícia ou até mesmo se passando por agente federal.
Em novembro de 2017, ele se confessou culpado de sonegação fiscal, admitindo ter evitado o pagamento de US $ 1,7 milhão em impostos.
Ele foi condenado a um ano de prisão e a devolver cerca de US $ 2,3 milhões.
Seu advogado não havia confirmado informações do site especializado TMZ segundo as quais o rapper teve uma overdose.
DMX, em particular, fez uma desintoxicação em 2019, de acordo com o site TMZ .
Descanse em Paz! Obrigado por nos entreter!