Em sua 9ª edição, o S+SP reuniu cerca de mil jovens para uma tarde de bate-papo sobre autoestima, autoconhecimento e descoberta de talentos.
Nesta quarta-feira, 13 de novembro, o palco do S+SP, um dos maiores eventos de empoderamento jovem do Brasil, reuniu a psicóloga e ex-BBB Sarah Aline, o produtor musical Mu540, o empresário e influenciador Jukanalha, o rapper Victor Massaki, a atriz Fernanda Concon, o fotógrafo e videomaker Matheus Alves (Suburbano), o inovador digital Murilo, o mentor de negócios Thiago Shimada e o empresário musical Rogério Rodrigues para uma série de rodas de conversa sobre temas para protagonismo da juventude, como autoconhecimento, autoestima e descoberta de talentos.
Durante o evento, Sarah Aline compartilhou a dificuldade de construir uma autoestima sólida em uma sociedade que cobra muito e vive intensamente no ambiente online. “Conforme a vida vai passando, o amadurecendo vem com as experiências do caminho, entendendo seus objetivos. Fazendo isso com clareza, você avança, alcança seus objetivos e desenvolve tanto o autoconhecimento quanto o autocuidado”, destacou Sarah. Ponto, que também foi abordado pelo influenciador Jukanalha. “Quando a gente se conhece, quando você cuida do seu corpo e da sua saúde mental, você pode estar em um lugar que não é ideal, mas consegue fazer o ambiente se tornar agradável. Então, é muito importante gostar do que está fazendo e se dedicar”.
A atriz e criadora de conteúdo Concon, contou durante o bate-papo sobre descobertas de talento como o período da pandemia foi um momento para se redescobrir: “Estou passando por esse momento de descoberta, conectando todas as minhas habilidades em algo que já fazia e que gosto de fazer. Acho que consegui reunir todas as minhas facetas nessa área que recentemente descobri: a comunicação”, contou a atriz.
Sobre a perspectiva de empoderamento dos jovens periféricos, Mu540 falou sobre a importância de se criar uma rede: “Você tem que ser gentil, ser comunicativo, construir sua comunidade e fazer o recurso circular entre os seus. Só assim nossa comunidade será maior, mais profissional, com mais mobilidade, organização e capacidade de execução. Essa é a nossa única defesa, gente. É isso aí”, aconselhou o DJ.
O rapper de vagão, Victor Massaki, nascido na quebrada de Guarulhos (SP), também participou do encontro e apresentou aos jovens a palestra chamada “Do Vagão Para o Mundo”, refletindo sobre sua trajetória na cena do rap, o apoio da família e a importância da conexão com a arte, a cultura e educação para o desenvolvimento do autoconhecimento. “Eu não nasci com isso. No começo, eu era muito ruim, tá ligado? Mas eu pratiquei tanto, eu me dediquei tanto, me emergi tanto nisso, fiquei tão fissurado em fazer rima. Eu amei tanto viver de arte que não tinha como dar outra”, contou Massaki, que hoje é reconhecido e acumula mais de 2 milhões de seguidores no Instagram.
A 9ª edição do S+SP, organizada pelo Instituto Ser+, reuniu cerca de mil jovens no Teatro Gamaro, em São Paulo, para uma jornada de aprendizado e empoderamento pessoal e profissional. O evento foi encerrado com um show surpresa do DJ Mu540, que animou o público até o fim.