O terceiro dia do Rock in Rio 2024, realizado no dia 15 de setembro, foi marcado por uma celebração clássica do rock, destacando-se pela nostalgia de grandes bandas dos anos 90 e 2000, além de lendas do gênero.
Com ingressos esgotados, pela primeira vez o Rock in Rio não dedica um dia ao Metal, com bandas mais pesadas, tornando a edição de 40 anos mais fraca nesse sentido.
No Palco Mundo, o dia começou com *Os Paralamas do Sucesso*, representando o rock nacional com hits que animaram o público. Em seguida, o grupo *Journey* trouxe seus clássicos atemporais como os hits “Don’t Stop Believin'” e “Any Way You Want It”., embora sua performance tenha dividido opiniões, sendo considerada por alguns como desconectada com o público.
No Palco Sunset, o destaque ficou para *Deep Purple*, que entregou uma performance sólida e memorável, provando que o rock clássico ainda tem seu lugar garantido no coração dos fãs, entregando clássicos e faixas do último álbum (2024), o show começou com problemas técnicos no microfone de Ian Gillan, comprometendo parte de um grande clássico da banda “Highway Star”. Enquanto *Incubus* e *Planet Hemp* também marcaram presença com shows vibrantes, com uma apresentação carregada de hits dos anos 2000 *Incubus*, agradou especialmente os fãs mais antigos. Embora o dia tenha sido repleto de boas apresentações, alguns críticos apontaram que faltaram bandas de grande relevância atual no line-up, o que deu ao evento um ar de nostalgia, mas sem grandes inovações.
Apesar de ter iniciado também com problemas técnicos, a performance mais poderosa da noite veio com*Evanescence*, liderada pela carismática Amy Lee, que encantou o público com sucessos como “My Immortal” e “Bring Me to Life”.
O encerramento ficou por conta do *Avenged Sevenfold*, que voltou ao Brasil após 10 anos com seu heavy metal vigoroso, levou os fãs à loucura, fechando o dia com uma apresentação enérgica e visceral, de longe um dos melhores shows do RIR 40 anos.
Já no palco New Dance Order o grande destaque foi a apresentação especial do duo ucraniano *ARTBAT* que comandou a madrugada com um set envolvente, misturando elementos do techno melódico e house progressivo mantendo os “festivaleiros” dançando até os primeiros raios de sol.
O Rock in Rio 2024 fechou o único dia com bandas de rock e metal marcando sua edição de 40 anos com muitos problemas técnicos em todos os palcos, as apresentações entre os Palcos Mundo e Sunset foram intercaladas, sendo possível assistir todas.
collab especial redação e pics by Ane Ferreira