Veterano compositor e tecladista, Corciolli lança seu novo álbum NO TIME BUT ETERNITY, pela gravadora Azul Music em todas as plataformas digitais, no dia 12 de novembro de 2021.
O álbum busca inspiração na urgente necessidade de conscientização ambiental e preservação do planeta.
No último dia 09 de agosto, o IPCC (Painel intergovernamental sobre mudanças climáticas), formado por oitocentos cientistas do mundo inteiro, apresentou a primeira parte de seu relatório de avaliação, o mais completo e alarmante documento já divulgado até agora.
É inequívoca a influência humana no aquecimento da atmosfera, dos oceanos e de toda a superficie terrestre.
Estima-se que, no ritmo atual, devemos atingir um aumento de 1,5°C na temperatura média do planeta ainda nesta década.
Tais mudanças no clima levarão o planeta ao limiar de catástrofes e eventos extremos, como ondas de calor, inundações e derretimento das calotas polares.
Como se não bastasse, o aumento descontrolado do desflorestamento, da poluição nos rios e oceanos, assim como a extinção de espécies animais e vegetais, vêm causando danos irreversíveis ao planeta.
A conscientização e mobilização de todos os setores da sociedade para adoção de medidas efetivas de preservação ambiental e reversão do aquecimento global, é uma prioridade inquestionável.
Apresentando doze composições inéditas, o álbum incorpora a quintessência da singular sonoridade do músico, construída ao longo de quase três décadas de carreira.
Com a participação de um virtuoso quarteto de cordas, formado pelo maestro e violinista Claudio Cruz no primeiro violino, Renan Gonçalves no segundo violino, Gabriel Marin na viola e Raïff Dantas Barreto no cello, Corciolli revela uma escrita musical fluída, com raro senso de equilíbrio orquestral entre os instrumentos acústicos e os eletrônicos.
Apesar do protagonismo do piano, Corciolli entrelaça seus solos com um belo conjunto de timbres nos sintetizadores analógicos e digitais.
Temas como a faixa título No Time But Eternity; as poéticas Coexistence e Tales from the Future; a vibrante Hope ou a futurística Moondust ratificam a sinergia dos arranjos de cordas junto as texturas eletrônicas.
E são nestas justaposições musicais, que Corciolli explora suas habilidades como orquestrador e sintesista, unindo a escola composicional da tradição clássica com elementos contemporâneos de sound design.
Mas NO TIME BUT ETERNITY também navega por vertentes da world music, como em Gaia, Yerazel – que traz a participação especial do músico armênio Arsen Petrosyan, no duduk (tradicional instrumento de sopro dos povos do Cáucaso) – ou na afro-pop Ulimwengu (“Mundo” em Swahili – principal língua da África subsaariana), com os cantores quenianos Eric Wainaina e Vini Ngugi.
A música e a letra, escritas em parceria com Corciolli, sintetiza a mensagem de conscientização e preservação do planeta que inspira o projeto: Ulimwengu ukizunguka / Kile tunachopanda / Bila shaka ndicho tutavuna / Kama jua likitua / Yale tunayofanya / Bila shaka ya tatufuata (Conforme o mundo gira / O que plantamos / É com certeza o que vamos colher / Conforme o sol se põe / O que fazemos / Sem dúvida vai nos seguir).
Mixado pelo premiado engenheiro de áudio norte-americano Alan Meyerson (que tem em seus créditos, mais de duzentas trilhas sonoras de filmes, entre elas, Gladiator, Interestellar, The Lion King e Inception, além de mixar trabalhos de artistas como New Order e Moby), o projeto é complementado com quatro extraordinários videoclipes dirigidos pelo renomado diretor e fotógrafo Fábio Knoll.
Com aura cinemática, os filmes mostram performances intimistas dos músicos, intercaladas com imagens espetaculares de drone, registradas por Knoll em todo o planeta.
Três singles antecedem o álbum nas plataformas digitais: A faixa título No Time But Eternity disponível em 10 de setembro; Yerazel (com Arsen Petrosyan), em 01 de outubro e Ulimwengu (com Eric Wainaina e Vini Ngugi), em 22 de outubro.
A distribuição digital será feita pela The Orchard, empresa norte-americana subsidiária da Sony Music, considerada uma das maiores agregadoras de conteúdo do setor.
“Estamos muito empolgados com este novo projeto do Corciolli pela Azul Music; Nossa parceria já se estende por mais de uma década, e este é sem dúvida um álbum excepcional” – Sylvia Medeiros, VP The Orchard Brasil
TRACKLIST
- No Time But Eternity
02. Gaia
03. Coexistence
04. Yerazel (feat. Arsen Petrosyan)
05. Moondust
06. Ulimwengu (feat. Eric Wainaina, Vini Ngugi)
07. Utopia
08. Dystopia
09. Hope
10. One Sky Above
11. Interplace
12. Tales from the Future
Tempo total: aprox. 70 min
MÚSICOS
Piano, sintetizadores: Corciolli
Violino: Claudio Cruz
Violino: Renan Gonçalves
Viola: Gabriel Marin
Cello: Raïff Dantas Barreto
Trompa: André Ficarelli
Percussão: Renato Martins
Percussão: Kabé Pinheiro
Duduk: Arsen Petrosyan (Yerazel)
Vocais: Eric Wainaina, Vini Ngugi (Ulimwengu)
Composição, orquestração, arranjos e produção: Corciolli
Ulimwengu composta por Corciolli, Eric Wainaina e Vini Ngugi
Revisão de partituras: Douglas Fonseca
Gravação: Adonias Souza Jr., Estúdio Arsis, Brasil
Gravações adicionais: Kabé Pinheiro, Razmik Baghdasaryan, Rushab Nandha
Mixagem: Alan Meyerson
Masterização: Carlos Freitas, Classic Master USA
Filmagens, edição e direção geral de vídeos: Fábio Knoll
Câmera: Daniel Domingues
Assistente de câmera e edição: Walter Coelho
Gaffer: Antonio Sui
Making of: Guilherme Vassoler
Colorização: Julia Bisilliat
Fotos: Lúcio Cunha
Design: Corciolli