Música + Estilo + Comportamento

Pesquisar
Close this search box.

publicidade

Numark NS4FX: controladora cheia de recursos

compartilhe

Um dos nichos mais empolgantes no espaço de equipamentos de DJ é o que eu gosto de chamar de controlador intermediário – este é o primeiro passo de um controlador básico.  

Neste ponto, se você possui uma dessas unidades, provavelmente é um membro orgulhoso e de carteirinha da comunidade de DJs, e é aqui que alguns dos recursos interessantes encontrados nos principais equipamentos de DJ começam a aparecer.  

Numark , com sede em Cumberland, RI , uma marca inMusic , não é estranha a este espaço. Afinal, sua linha Mixtrack forneceu um portal acessível para o mundo do DJing por mais de 10 anos. O novo NS4FX da Numark parece um irmão maior do muito sólido Mixtrack Platinum FX, e DJs de todos os níveis de habilidade (especialmente aqueles que podem estar se formando em um Mixtrack) se sentirão em casa. É um dos controladores de 4 canais mais acessíveis do mercado e uma proposta atraente para DJs que desejam controlar quatro canais físicos. 

O NS4FX atualmente suporta Serato DJ Lite, Serato DJ Pro (atualização necessária), Virtual DJ e Algoriddim’s DJay Pro. Tem cerca de 23 polegadas de largura e pesa pouco mais de 6,5 libras. Consegue ser tão leve porque sua construção é predominantemente plástica. Definitivamente não é frágil, mas eu não diria que é tão sólido quanto um controlador feito de metal. Há uma compensação aqui – alguns DJs escolheriam de bom grado a leveza ao invés do metal para aplicações específicas.  

Tem um acabamento cinza mais claro que o preto típico que estamos acostumados a ver em muitos controladores de DJ. Em algumas situações, notei alguns brilhos e reflexos na superfície superior do controlador, mas nunca foi muito incômodo. 

O layout do controlador consiste em duas seções de deck com uma seção de mixer no centro. As seções do deck são idênticas, ao contrário de espelhadas – isso significa que os controles de transporte (play, cue, sync) estão sempre à esquerda e o pitch fader está sempre à direita. Pessoalmente, prefiro esse layout ao layout espelhado porque me parece mais natural. 

Cada seção do deck possui um grande jogwheel de 6 polegadas com uma tela central brilhante no meio.  

Vamos “falar” (DJ Life) sobre esses jogwheels: eles são alguns dos melhores em qualquer controlador abaixo de mil dólares. 

Cada um deles tem uma boa quantidade de peso para eles, e seu tamanho é um trunfo real. Eu realmente gostei de arranhar e fazer malabarismos com eles.

A exibição central do jogwheel lembra as exibições encontradas no Mixtrack Platinum FX menor da Numark e no NS6II maior. 

Ele mostra várias informações úteis, incluindo um indicador de reprodução visual, o BPM da faixa atual e qual deck está selecionado. 

Na “minha opinião”, é um recurso muito útil nessa faixa de preço.  

Abaixo dos jogwheels, você tem oito pads de desempenho. 

Os pads são um pouco pequenos, mas reconheço que as estrelas do show são os jogwheels. 

Os pads controlam coisas diferentes, dependendo de qual software o controlador está executando, mas todos os suspeitos de sempre estão aqui, incluindo hot cues, loops automáticos, loop roll e amostras.  

O modo Fader Cuts herdado das Mixtracks da geração atual é o modo Fader Cuts. 

A ativação dos pads neste modo aciona padrões de crossfader predefinidos, o que pode ser útil para DJs que precisam implantar rapidamente uma sequência de scratch e não querem se preocupar com o crossfader. 

Acabei não usando muito esse recurso porque prefiro muito mais ter controle manual sobre o crossfader ao fazer scratch.  

Ao lado dos pads de desempenho estão os controles de loop. 

Pressionar o botão de loop ativa rapidamente um loop e há opções para reduzir pela metade ou dobrar o comprimento do loop abaixo. 

À direita dos jogwheels estão os controles deslizantes de passo longo. 

Eles foram muito elogiados nas Mixtracks atuais e estou feliz em vê-los aparecer aqui. 

Existem botões físicos para flexão de afinação, bloqueio de teclas e controle da faixa de andamento do controle deslizante de afinação. 

A seção do mixer tem quatro canais. Cada canal tem um equalizador de 3 bandas com um botão de ganho dedicado na parte superior e um botão de filtro passa-baixa/passa-alta combinado na parte inferior. Tanto os pitch faders quanto o crossfader são agradáveis. 

Vale a pena notar que a seção do mixer não pode funcionar como um mixer autônomo e só pode controlar um mixer baseado em software. 

A seção de efeitos no meio do mixer fez sua estreia com os últimos Mixtracks, e estou feliz em vê-la aqui novamente.  

Existem duas pás com mola que podem acionar efeitos. 

Puxar as pás para baixo temporariamente ativa um efeito, mas apenas enquanto a pá estiver pressionada; se você soltar, o remo volta para o neutro e o efeito selecionado é desativado. 

Por outro lado, empurrar a raquete para cima bloqueia o efeito. 

Acima, há um botão molhado/seco e um botão de batida.  

Acho que o sistema de remo é uma maneira muito divertida de brincar com efeitos e um uso eficiente do espaço. 

Ter uma única seção de efeitos dedicada no centro do mixer, ao contrário de unidades de efeitos individuais na parte superior de cada seção do deck, deixa mais espaço para jogwheels grandes. 

A única desvantagem que vejo com esse arranjo é que você não pode ter efeitos diferentes em vários decks simultaneamente. 

Na parte frontal da unidade, você tem dois conectores de fone de ouvido (um de ¼ de polegada e um de 1/8 de polegada), atribuições de crossfader para cada canal e uma segunda entrada de microfone em um conector de ¼ de polegada com controles de nível e tom. 

Na parte traseira, há uma saída balanceada em XLRs e uma saída de cabine em RCAs. 

Tanto a saída principal quanto a saída da cabine possuem controles de nível individuais, permitindo que os DJs definam níveis diferentes para cada uma.  

Há também outra entrada de microfone em um conector de ¼ de polegada e uma entrada auxiliar em RCAs. 

O nível auxiliar e do microfone é controlado por um botão na seção esquerda do deck. 

Você só pode executar uma entrada auxiliar de nível de linha ou um microfone de cada vez. 

Claro, há sempre a outra entrada de microfone do outro lado.

DJs que fazem muita transmissão ao vivo vão gostar que as entradas externas sejam roteadas através do USB, permitindo que eles gravem ou transmitam o microfone ou a entrada auxiliar. 

Finalmente, há uma conexão USB tipo B para conectar o controlador a um laptop e uma conexão para fonte de alimentação externa. 

Pessoalmente, eu preferiria que o controlador fosse alimentado por USB – isso torna um cabo a menos para carregar. 

No entanto, a qualidade do som é exatamente a esperada – sem reclamações nesse departamento. (Nota do editor: De acordo com Numark/inMusic, “Para ter saídas XLR, você precisa de mais potência do que o USB alimentado por barramento oferece. Então, querer esse recurso significaria que você não poderia ter XLR, o que sabíamos que era importante para isso próximo nível de DJing.”) 

Como mencionado anteriormente, o NS4FX funciona com Serato DJ Lite, Virtual DJ e Algoriddim’s DJay Pro imediatamente. 

Certamente você pode usá-lo com o Serato DJ Pro, mas precisará pagar por uma licença. 

Muitos lamentaram o fato de a unidade não desbloquear automaticamente o Serato DJ Pro, e eu concordo. 

Este controlador teria sido quase imparável se fosse fornecido com a capacidade de ativar o Serato DJ Pro. (Nota do editor: De acordo com Numark/inMusic: “Este controlador também controlará Stems com Serato DJ Lite pronto para uso. Na redação original, isso não seria conhecido, mas é agora.”) 

Eu posso ver facilmente este controlador sendo comprado por DJs móveis que podem querer um controlador de DJ portátil de 4 canais com saídas XLR e entradas duplas de microfone – isso pode funcionar facilmente para shows que podem não precisar de um controlador maior. 

DJs de quarto e DJs de festa em casa também querem considerar o NS4FX: pode ser um ótimo próximo passo para DJs que desejam maior controle de quatro decks e estão passando dos controladores de 2 canais.  

No entanto, os verdadeiros vencedores são os DJs que gravam ou transmitem ao vivo suas mixagens pela Internet. Fazer com que os microfones e as entradas auxiliares passem pela saída de gravação do computador é um recurso matador e algo que normalmente não é visto nessa faixa de preço. 

Um de seus concorrentes mais próximos é o DDJ-FLX6 um pouco mais caro da Pioneer DJ – este controlador oferece funcionalidade de 4 canais e controle do Serato DJ Pro, mas é menos portátil e carece de saídas XLR e exibições de jogwheel central. 

Dito isto, o NS4FX da Numark ($ 549 MAP e atualmente disponível exclusivamente via Guitar Center) é um dos controladores de DJ de 4 canais mais acessíveis do setor. Ele oferece uma grande quantidade de recursos e funcionalidades, tudo envolto em um fator de forma muito portátil. 

Muito bem, Numark. 

especial collab. by DJ Life

publicidade