Música + Estilo + Comportamento

Pesquisar
Close this search box.

publicidade

Externa Club Brasília

O impacto económico, cultural, midiático do Festival Primavera Sound

compartilhe

Além do amplo valor cultural que estrelas internacionais como Lana del Rey, Pulp, SZA e Charli fazem a primeira linha de eventos na cidade e no país. Um evento da envergadura de outros eventos de referência que a cidade acolhe como o Mobile World Congress e que, na sua vigésima segunda edição, reuniu um público total de 268 mil pessoas ao longo de todas as suas atividades, das quais 131 mil foram participantes únicos. 

Assim, de acordo com o estudo realizado anualmente pela consultora MKTG Espanha, o impacto económico do Primavera Sound Barcelona 2024 na cidade ascende a 272 milhões de euros . Destes, mais de metade representam receitas diretas geradas pelo evento (155 milhões de euros), sendo o restante atribuível ao impacto indireto (os meios de comunicação e o valor contingente e social do evento). O Primavera Sound Barcelona 2024 também gerou um total de 7.000 empregos diretos, e estima-se que contribuiu com 11,6% do PIB da atividade musical da Catalunha. 

Com idade média em torno de 31 anos, o público presente na última edição foi 31% da Catalunha, 14% do resto do estado e 55% do exterior. E, como tem sido a programação artística do festival desde 2019, o público também é igual: 50% são homens, 47% são mulheres e 3% não responderam ou não se identificam com nenhum destes géneros.

Protagonistas da entrevista principal
do International Festival Forum
O International Festival Forum (IFF) de Londres tornou-se um dos principais eventos do setor de música ao vivo, e o mais importante daqueles voltados exclusivamente para o universo dos festivais. Este ano comemora o seu décimo aniversário com o Primavera Sound protagonizando o seu painel mais notável, entrevista keynote , que terá lugar na próxima quinta-feira, dia 27 de setembro.
Alfonso Lanza (diretor do Primavera Sound), Fra Soler (chefe de reservas) e Marta Pallarès (chefe de imprensa e relações institucionais) serão entrevistados por Greg Parmley (cofundador do IFF) para abordar ” uma das histórias de sucesso do a indústria da música . Uma palestra que irá discutir a história, a identidade e o desenvolvimento do festival, conhecido internacionalmente pela sua cuidada curadoria artística e pelo compromisso com a diversidade e a igualdade de género
YOUROPE apresenta o kit de ferramentas para festivais sobre diversidade, acessibilidade e inclusão
No âmbito do projecto “3F Future-Fit Festivals”, financiado pela União Europeia e desenvolvido pela associação europeia de festivais YOUROPE , o Primavera Sound participou no desenvolvimento de um kit de ferramentas pioneiro no domínio da diversidade, acessibilidade e inclusão na música festivais. A equipa deste projeto, composta por profissionais de cinco países, selecionou boas práticas e ferramentas de todo o continente para que os festivais possam ser mais inclusivos e diversificados tanto para os seus públicos, como para os artistas e equipas que os apoiam. eles tornam possível.Entre os guias, testes, entrevistas, bases de dados, relatórios e planos de ação, foi selecionado o protocolo contra assédio e discriminação “Ninguém é Normal” desenvolvido pelo Primavera Sound, além de incluir o festival na secção de boas práticas em igualdade de género. O resultado pode ser consultado, e melhor ainda, utilizado, neste link .
Início da temporada de
Vampire Films e Vampire Studio
O regresso às aulas da Vampire Films , produtora audiovisual do Primavera Sound, vem com a estreia de três grandes projectos: para começar, o documentário “La Joia: Bad Gyal”, que narra os detalhes da vertiginosa ascensão de Bad Gyal como geração ícone em seu caminho para conquistar o mainstream . Dirigido por David Camarero, é uma produção da Vampire Films em coprodução com Doble Cuerpo, Entrelíneas e Nanouk Films, e conta com a participação da Prime Video e a distribuição nos cinemas de Avalon, que levará o filme aos cinemas de toda a Espanha após sua estreia. estreia no dia 23 de outubro no festival In-Edit em Barcelona. 
Paralelamente, serão lançadas duas produções que acompanham o cenário musical atual: “Solar System”, na plataforma audiovisual 3Cat da Corporação Catalã de Mitjans Audiovisuais, focada no universo atual da música catalã explicada por seus protagonistas. (de Julieta a Maria Jaume passando por Galgo Lento ou Baya Baye); e “Music Makers”, para o CaixaForum+, que dá visibilidade ao trabalho dos produtores musicais hoje liderados por Alizzz, Danny L Harle, Cora Novoa e Núria Graham.E se alguns estão começando esta temporada com novas aventuras, outros passaram o verão vivenciando-as em primeira mão. Caso do Vampire Studio , agência criativa do Primavera Sound, que ao longo dos últimos meses idealizou e produziu eventos tão icónicos e populares como o DJ surpresa de Charli XCX numa praia de Ibiza (em colaboração com a CUPRA), a apresentação do terceiro do Real Madrid kit juntamente com a adidas Originals com um jantar íntimo no Santiago Bernabéu e um concerto de Yerai Cortés, e a apresentação do novo CUPRA Terramar em Barcelona com um filme exclusivo de JA Bayona e instalações imersivas pela cidade. O que será o próximo?
E em 2025…
Pode-se dizer que no Primavera Sound o ano começa mesmo em setembro. E é agora que enfrentamos a alta temporada outonal de concertos em salas de todo o país ( que vem repleta de acontecimentos interessantes ), quando a Rádio Primavera Sound inicia uma nova temporada (já a sétima) e quando as engrenagens que nos dão começam a activar-se. . dará origem às próximas edições do Primavera Sound Barcelona 2025 , de 5 a 7 de junho no Parc del Fòrum, e do Primavera Sound Porto 2025 , de 12 a 14 de junho no Parque da Cidade. O próximo ano trará também o regresso dos festivais e eventos Primavera Sound à América Latina, com novas edições e surpresas que já estão em curso e sobre as quais esperamos revelar mais informações em breve.

publicidade