A cimeira IMS Ibiza desta semana decorre como sempre, juntamente com o lançamento do seu relatório anual de negócios IMS, explorando a indústria global da música electrónica.
Produzido com a Midia Research, o relatório afirma que este setor cresceu 17% em 2023, atingindo 11,8 mil milhões de dólares, citando “um crescimento notável, particularmente em festivais/clubes, gravações e publicações”.
Festivais e clubes ainda representam quase metade do total da indústria, seguidos por hardware e software musical, que representa cerca de um quarto.
“O negócio global da dance music está agora firmemente na sua fase de crescimento pós-pandemia”, como afirma o relatório.
Há alguns bons dados de DSPs individuais no estudo, desde o rápido crescimento do Afro House no Beatport até um aumento de 109% nas visualizações da hashtag #ElectronicMusic no TikTok (para 10,5 bilhões).
O SoundCloud também se destaca, observando que um terço de suas faixas enviadas agora são música eletrônica e que os gêneros eletrônicos tiveram um crescimento de 24% nessa plataforma em 2023.