Música + Estilo + Comportamento

publicidade

Externa Club Brasília

O Sónar 2024 e a Sónar Week transformam Barcelona na capital global da música eletrônica e da cultura digital

compartilhe

Com mais de 250 atividades , o programa Sónar 2024 acolheu líderes locais e internacionais em arte, ciência, tecnologia e, claro, música , atraindo um público de mais de 90 países nos cinco continentes . O número de público foi de 54.000 pessoas para o Sónar by Day, 66.000 para o Sónar by Night e 34.000 para o OFFSónar , com 70% de participantes nacionais e 30% internacionais.

O festival reuniu nomes pioneiros da música eletrônica e da club culture , como a dupla Air e os DJs Danny Tenaglia , Laurent Garnier , Richie Hawtin e Kerri Chandler , ao lado de figuras contemporâneas como Kaytranada , Ben Böhmer e Adriatique . Também serviu de trampolim para talentos emergentes como Judeline , ABHIR e Ela Minus , e ampliou microcenas locais e internacionais da América Latina, África e do resto da Europa . No Sónar 2024, os participantes dançaram techno e house , além de afrorave, baile-funk, gabber, hyperpop e treggaetón .

O formato matinal do Sónar+D introduzido em 2023, regressou este ano, contando com mais de 370 artistas e oradores , bem como a participação de estúdios de inovação digital, centros de investigação e universidades de todo o mundo. O programa, com  mais de 100 atividades programadas, tem servido para fomentar conexões entre profissionais, mentes curiosas e públicos ávidos, engajando-se em debates sobre temas como Inteligência Artificial e seu impacto nas artes, tecnologias imersivas e identidades digitais .

O Sónar Barcelona 2025 acontecerá nos dias 12, 13 e 14 de junho na Fira Montjuïc e na Fira Gran Via . Nesta terça-feira , 18 de junho , às 12h , estará disponível uma pré-venda do SonarPass e do SonarPass+D (padrão e VIP). O público pode fazer o pré-cadastro para esta pré-venda a partir desta noite. Mais informações estão disponíveis em sonar.es e nas redes sociais do festival: @sonarfestival.

O Sónar 2025 contará ainda com um concerto inaugural na quinta-feira, 12 de junho, no Palau de la Música Catalana , onde serão interpretadas obras de Steve Reich e Raquel García-Tomás .

  • O Sónar 2024 contou com mais de 250 ofertas , incluindo apresentações musicais ao vivo, sessões de DJ, performances multidisciplinares, conferências audiovisuais, masterclasses, fóruns de debate, palestras, demos, instalações e exposições de projetos.
  • O programa contou com figuras-chave da música eletrônica, grandes estrelas da cena clubbing global , numerosos empreendimentos em experimentação musical e performativa , e um claro compromisso em amplificar os sons de microcenas hiperlocais e globais.
  • Por sua vez, o Sónar+D tem incentivado o público a ouvir, ver e compreender como artistas e profissionais das indústrias criativas estão se adaptando ao uso generalizado da Inteligência Artificial , bem como a explorar as novas fronteiras do entretenimento imersivo e da realidade aumentada. . Palestras e palestras examinaram as dúvidas e os perigos que a IA gera na música e na arte , e como esta tecnologia está alterando a própria natureza destes campos.
  • Além do festival em si, a Sónar Week expôs ao público as últimas novidades do cinema gerado por IA na 2ª edição do +RAIN Film Festival (co-organizado com a Universitat Pompeu Fabra ) e fez toda a cidade dançar, com OFF Sónar’s quatro sessões noturnas no Poble Espanyol. Tudo isto, sem falar nas visitas às instalações ‘Liquid Strata’ de Joan Llort, ‘Entangled Others’ e ‘Daphne Xanthopoulou’ no SonarMies , e ‘Music:Response’ de Smith & Lyall e The Chemical Brothers no THE CUBE (Casa Batlló ) . Este último estará aberto todas as noites até o final de julho.
  • As datas de 2024 do Sónar não terminam aqui. O cancelamento de Yerai Cortés há apenas um mês será resolvido neste outono com a parceria entre Sónar e o Festival de Jazz de Barcelona que apresentará o guitarrista de Alicante em concerto na quarta-feira, 13 de novembro, no Paral·lel 62 . Mais detalhes e ingressos estarão disponíveis em breve. Em 2025 , o Sónar dará mais uma vez início à sua digressão mundial anual na capital portuguesa com a 4.ª edição do Sónar Lisboa , a decorrer nos dias 11, 12 e 13 de abril. Pouco depois, nos dias 9 e 10 de maio, regressaremos ao Bósforo para a 9ª edição do Sónar Istanbul. E mais uma vez, todos os caminhos levarão a Barcelona para celebrar o Sónar 2025 nos dias 12, 13 e 14 de junho.
  • 32ª edição do festival celebrará também um Concerto Inaugural na quinta-feira, 12 de junho , no Palau de la Música Catalana , apresentando um repertório de obras de Steve Reich e da compositora catalã Raquel García-Tomás interpretadas por Frames Percussion, Lluïsa Espigolé e Helena. Otero Correa . Mais informações e ingressos já estão disponíveis para compra aqui 

publicidade