Música + Estilo + Comportamento

publicidade

Os 10 essenciais a serem vistos no Sónar 2023

compartilhe

1. Eric Prydz apresenta HOLO: a imersão não requer mais óculos 3D

 O Sónar tem pela frente o show mais espetacular da história do festival;  uma das poucas oportunidades no mundo de viver uma extraordinária experiência audiovisual ao vivo.  O campeão de progressive house Eric Prydz apresentará o HOLO, o show eletrônico mais potente do momento no mundo. 

É um show 100% imersivo gerado por hologramas projetados em um conjunto de telas de dimensões colossais e uma exibição de lasers que inundam toda a pista de dança.  O HOLO se apresentará no Sónar by Night no sábado, 17 de junho.

Aphex Twin

 2. O retorno de dois artistas cult ao Sónar by Night: Aphex Twin e Fever Ray

 Aphex Twin, o artista que todos os artistas do Sónar querem ver, apresentará seu impressionante novo show audiovisual no SonarClub, o maior palco do Sónar by Night.  O padrinho da música eletrônica moderna, um ícone do IDM (Intelligent Dance Music) e um dos produtores mais influentes e únicos das últimas três décadas, retorna na sexta-feira, 16 de junho, para estrear seu novo show.

 Naquela mesma noite, Fever Ray, co-fundador do The Knife e uma das grandes figuras visionárias da música eletrônica, retorna ao Sónar 10 anos após sua última aparição com um novo show ao vivo baseado em seu aclamado novo álbum ‘Radical Romantics’.  Um convite ao universo único de Karin Dreijer, acompanhado por uma apresentação teatral de banda completa no palco SonarPub by Thunder Bitch, logo após a apresentação de Aphex Twin.

Fever Ray

 3. O melhor Sónar de Día da história: espaços renovados e estrelas mundiais

 O Sónar 2023 preparou um Sónar by Day renovado, com o lineup mais potente de sua história e inúmeras melhorias para favorecer o conforto de todos os tipos de público.  O programa vai oferecer música para um grande público e sons de microcenas de todo o planeta, que vão do ballroom house ao Latinx club e do amapiano ao UK garage.  E, no palco do SonarVillage by Estrella Damm, um lineup liderado por três dos DJs mais aclamados do clubbing mundial, que subirão ao palco ao pôr do sol: Black Coffee (quinta-feira, 15 de junho), The Blessed Madonna (sexta-feira, 16 de junho) e 2manydjs com Peach & Tiga em sessão única exclusiva para o Sónar (sábado 17 de junho).

 O Sónar by Day vai ter mais pontos de água potável gratuita, mais zonas de sombra, uma zona de restauração deslocada para zona climatizada e mais serviços.  E, além disso, um palco SonarVillage by Estrella Damm remodelado e reorientado, que propõe uma nova pista de dança coberta que protegerá do sol, bem como uma nova área SonarVIP by Red Bull que oferecerá uma visão direta do palco.

 O novo Sónar by Day será aberto ao público das 15h às 24h na quinta-feira, 15, sexta-feira, 16 e sábado, 17 de junho.

The Blessed Madonna

 4. As manhãs do Sónar+D, destinadas a profissionais, estudantes e mentes curiosas, e a nova Área de Projetos para ver, tocar e ouvir

 Profissionais, estudantes e mentes curiosas estão convidados este ano a participar das atividades matinais do Sónar+D 2023, que acontecerá na quinta-feira, 15 e sexta-feira, 16 de junho, das 10h às 15h, antes do Sónar by Day abrir sua portas ao público em geral.

 Haverá masterclasses, grandes fóruns de debate e simpósios especializados com mais de uma centena de especialistas, que abordarão temas como a inovação na música, a intersecção entre arte, ciência e tecnologia e a Inteligência Artificial e o seu papel no novo paradigma da Web3.  Quem tiver o ingresso do Sónar+D (disponível aqui) poderá acessar essas atividades exclusivas.

 A partir das 15h00, o Sónar by Day abre as portas ao público em geral e a atividade no Sónar+D prolonga-se até às 21h00 com mais masterclasses, palestras e conferências performativas, para além de mais de 80 projetos pioneiros e inovadores ver, ouvir e tocar expostos na nova Área de Projetos e chegaram de universidades, laboratórios, empresas e estúdios criativos de 23 países.

Black Coffe

 5. A volta de Bad Gyal ao Sónar, que virou estrela mundial

 Bad Gyal se apresentará no sábado, 17 de junho, pela primeira vez no Sónar by Night.  A artista catalã volta ao festival convertida em ídolo global e ícone de uma geração para apresentar ao vivo as canções de seu iminente álbum de estreia, assim como os maiores sucessos de sua carreira.

 Para além da atuação no SonarPub by Thunder Bitch, nessa mesma noite junta-se uma extensa programação especial no palco SonarCar by TOUS, que aposta na diversidade e nas novas narrativas musicais dos novos talentos nacionais.  Entre outros, estarão Samantha Hudson, La Zowi e Rusowsky.

Bad Gyal

6. Conferência audiovisual multitelas de Kate Darling: como iremos interagir com os robôs no futuro?

 Kate Darling, uma das maiores especialistas mundiais em ética robótica, falará no palco multiscreen Stage+D by MEDIAPRO sobre as futuras relações sociais, éticas e legais entre humanos e robôs, em palestra apresentada por SEIDOR.

 Esta é uma das muitas atividades que o Sónar+D apresentará em termos de Inteligência Artificial e seu impacto nas artes.  Outros são o AI & Web3 Creatives Summit, as masterclasses de CJ Carr e Domestic Data Streamers e a performance multimídia ‘Unique’ de Tupac Martir.

 7. A tecnologia mais avançada sobe ao palco

 Sob a égide do Sónar+D, alguns dos artistas mais visionários da atualidade apresentarão seus novos shows ao vivo.  O sempre surpreendente e inusitado criador Daito Manabe participará três vezes do festival, apresentando seu novo show solo, atuando junto com Nosaj Thing e oferecendo uma masterclass em seu estúdio Rhizomatiks junto com o engenheiro Yuya Hanai.

 Também estarão presentes o lendário artista audiovisual japonês Ryoji Ikeda, o músico britânico Max Cooper com seu espetacular novo show 3D/AV, a artista cult e versátil produtora americana Oneohtrix Point Never e a tunisiana Deena Abdelwahed, com sua inclassificável dance music.

 8. A nova face do hip-hop: Little Simz, Cakes Da Killa, Shygirl

 O hip-hop sempre teve seu lugar no Sónar.  Este ano, no Sónar by Night, três das vozes mais frescas do gênero se apresentarão.  O rapper britânico Little Simz oferecerá um show no sábado, 17 de junho, que combina presença de palco e crítica social hábil.

 De Nova Jersey, Cakes Da Killa oferecerá uma visão queer do rap, apresentando-se pela primeira vez na Espanha na sexta-feira, 16 de junho.  E, nessa mesma noite, outra estrela em ascensão do Reino Unido, Shygirl, trará sua fusão de rap, r&b, pop e club music para o palco do SonarLab by Resident Advisor.

Angel Molina

 9. The Latinx Club: os ritmos latinos entram no campo do clubbing

 A tendência mundial para a club music Latinx encontra no Sónar, em 2023 mais do que nunca, um ponto de encontro para tantos artistas que há anos apostam neste tipo de ritmo nos ambientes eletrónicos.  Haverá nomes internacionais como Nick León, Manuka Honey, Denmark, BADSISTA b2b Cashu e Amor Satyr, mas também artistas da casa como Phran, Flaca, Toccororo, Cardopusher, La Niña Jacarandá e Merca Bae, produtor regular de Bad Gyal.

 10. Angel Molina: fechando o Sónar novamente… 30 anos depois

 30 anos depois de fechar o primeiro Sónar, Angel Molina será mais uma vez a aposta para a grande final.  Um dos DJs mais queridos do festival fecha esta grande festa na noite de sábado, dia 17, no palco SonarPub by Thunder Bitch, até ao nascer do sol… e mais além.

Sonar 2023

Sobre Sonar

 Sónar é o festival europeu que melhor reflete a evolução e expansão da música e cultura digital e eletrônica desde sua primeira edição em 1994. Todo mês de junho, o Sónar transforma Barcelona no epicentro da música e das artes de vanguarda e reúne ao público, artistas e profissionais de todo o mundo, atraídos pela inovação em conteúdos e formatos nos múltiplos palcos e espaços da Fira Barcelona.

 Fiel ao seu nome, o Sónar é um detector de som que reflete e amplifica o presente e o futuro da cena musical, acolhendo e divulgando globalmente as propostas artísticas mais influentes do momento e funcionando como um espaço para a descoberta de tendências e correntes emergentes no artes e seus vínculos com a ciência, a tecnologia e a sociedade.

 Após três décadas e mais de 100 edições ao redor do mundo desde a sua criação, o Sónar continua a esbater as fronteiras do festival e a estabelecer conexões entre público, gêneros e disciplinas criativas.

 Sobre o Sónar+D

 Sónar+D é o encontro internacional de arte, ciência e cultura digital que explora como a criatividade muda o presente e imagina novos futuros.  Desde 2013, este evento antidisciplinar reúne artistas proeminentes, tecnólogos, pessoas criativas, músicos, designers, pensadores, cientistas e empresários em Barcelona para participar de um programa cuidadosamente selecionado de palestras, masterclasses e tech-shows com o objetivo de inspirar e redes.

 Para milhares de profissionais e público curioso de mais de 100 países, o Sónar+D oferece um ambiente único, aberto e descontraído, onde descobrir novos trabalhos inovadores e encontrar oportunidades, aprender novas habilidades e mostrar iniciativa.  Três dias frutíferos de palestras, demos e workshops, shows, concertos ao vivo, exposições, experiências imersivas e interativas e encontros com diferentes comunidades.

publicidade