Música + Estilo + Comportamento

Pesquisar
Close this search box.

publicidade

Externa Club Brasília

Os festivais de música estão morrendo no Reino Unido

compartilhe

Mais de 100 festivais projetados para encerrar somente em 2024, no Reino Unido.

Os festivais de música estão morrendo no Reino Unido, com cerca de um em cada seis festivais sendo vítima da pandemia.

Mas os locais estão fechando em um ritmo alarmante – com 40 perdidos somente em 2024.

Os festivais de música ao vivo estão lutando para se manterem funcionando em meio ao aumento dos custos, ao menor número de ingressos vendidos e a um problema único causado pela pandemia.

Os festivais que retornaram em 2022 tiveram a maioria de seus ingressos garantidos a preços e orçamentos de 2019 para homenagear os ingressos de festivais cancelados anteriormente.

O grande impacto da pandemia no setor dos eventos provocou o aumento dos preços, com os custos de produção a escalar para além da sustentabilidade.

Os custos de digressão dos artistas e a nova documentação associada ao acordo do Brexit deixaram a indústria de eventos ao vivo do Reino Unido num local onde o custo de realização de um festival de música ao vivo aumentou mais de 30%.

“Os festivais acharam que a coisa certa a fazer era entregar os eventos nos ingressos que foram vendidos”, diz o grupo de defesa da Associação de Festivais Independentes (AIF).

“Tantos festivais – mesmo com ingressos completamente esgotados – aconteceram e geraram prejuízo.”

A pandemia tornou-se um pequeno dominó que desequilibrou a balança da indústria de eventos ao vivo no Reino Unido.

Em 2023, 36 festivais de música foram cancelados antes da sua realização.

Embora os festivais tenham aumentado o preço dos bilhetes para mitigar o impacto do aumento dos custos, com a inflação, a guerra na Ucrânia e uma crise energética – o aumento não foi suficiente.

As produtoras enfrentaram outro prejuízo e muitas optaram por cancelar totalmente seus festivais em vez de voltar a operar com prejuízo.

O arquivamento da lista de festivais perdidos desde a pandemia revela a extensão da morte da música ao vivo no Reino Unido

Festival Nass

O Festival NASS anunciou que não voltaria em 2024, perdendo um festival de 30.000 entradas para jovens.

Long Division Festival

Outros festivais que jogaram a toalha incluem Leopollooza , Long Division , Nozstock The Hidden Valley , Bluedot , Barn On the Farm e muitos mais .

Nozstock The Hidden Valley

Então, qual é a solução? A AIF está a pedir ao governo do Reino Unido que reduza o imposto sobre o valor acrescentado (IVA) sobre a venda de bilhetes para festivais de música de 20% para 5% por um período temporário de três anos. A AIF acredita que esta única mudança ajudará os festivais de música ao vivo a reconstruir e recuperar o que foi perdido.

Bluedot Festival

O Governo do Reino Unido tomou medidas para reduzir o IVA durante a COVID para apoiar o setor do entretenimento ao vivo – apoiando a sua recuperação.

publicidade