Música + Estilo + Comportamento

Pesquisar
Close this search box.

publicidade

Osklen Participa da Nona Edição da ArtRio

compartilhe

Acontece entre os dias 18 a 22 de setembro na Marina da Glória, Rio de Janeiro, a ArtRio, uma das mais importantes plataformas de difusão e valorização da arte no Brasil.

A Osklen, pela primeira vez, participa do evento e marcará presença com uma instalação que ampliará a voz do seu manifesto “Amazon Guardians”.

A instalação, um container, será um espaço interativo e sensorial e levará imagens e dizeres do manifesto em prol da preservação da Floresta Amazônica.

Mais do que uma feira já estabelecida, a ArtRio é uma grande plataforma de arte, com atividades e projetos que acontecem ao longo de todo o ano para a difusão do conceito de arte no país, solidificar o mercado e estimular o crescimento de um novo público.

A feira contará com dois setores gerais, PANORAMA e VISTA, além de quatro programas curados – SOLO, MIRA, PALAVRA e BRASIL CONTEMPORÂNEO e cerca de 80 galerias, aprovadas pela ArtRio e selecionadas pelos curadores dos programas.

Além da instalação, a Osklen e o Arte Clube Jacarandá armam uma festa de encerramento para convidados no sábado, 21 de setembro, no Marina da Glória.

Na ocasião, o Arte Clube Jacarandá celebra também os cinco anos de existência da plataforma.

A festa manifesto contará com uma intervenção do índio Xadalu, artista visual urbano com uma obra que transita entre intervenções nas ruas e exposições em museus, galerias e centros culturais, além do line up de DJs – Gabriel Schettini, Rodrigo Peirão, Facchinetti e DJ Nepal.

Manifesto Amazon Guardians

A Amazônia está sendo destruída em escala sem precedentes, seus rios estão sendo poluídos pelos resíduos tóxicos dos garimpos ilegais que estão proliferando, as terras indígenas estão sendo invadidas e a imensa biodiversidade – patrimônio de toda a humanidade – corre o risco de ser extinta em breve.

É preciso continuar a lutar para manter a floresta em pé e garantir não só a permanência dos povos ancestrais, como também da população local, que depende de uma exploração racional, e não predatória, dos recursos naturais da região.

Neste cenário, projetos como os empreendidos pela Osklen – em parceria com o Instituto-e –, de desenvolvimento de materiais da floresta que, por meio de um manejo sustentável, são transformados em peças de design cuja renda é revertida em benefício da população da Amazônia adquirem ainda mais relevância.

O uso de e-fabrics como a pele de pirarucu, a juta ou mesmo o látex, dentre outros, contribui não só para a melhoria das condições de vida desta população, como são também atividades que ajudam a preservar esse ecossistema, prestando importantes serviços ambientais.

A Osklen foi a 1ª marca do mundo a utilizar a pele do pirarucu, que antes era simplesmente descartada.

Outro projeto que realizamos em defesa da Amazônia foi o de valorização da cultura indígena, como foi feito com a etnia Ashaninka.

Graças a essa parceria, uma delegação deste povo e do Instituto-E participou da COP-20 e COP-21, conferências da Nações Unidas nas quais divulgaram para o mundo suas causas e reivindicaram seus direitos.

Foi a partir dessa aliança entre os Ashaninka, o Instituto-E e Osklen que essa tribo logrou reformar uma escola na aldeia, adquirir um terreno para sua loja de artesanato e ampliar o alojamento de uma casa-escola.

Exemplo de uma parceria bem-sucedida e de uma forma de agir bem concreta.

Vamos continuar a agir em prol da Amazônia e dos seus povos!

publicidade