Música + Estilo + Comportamento

publicidade

Externa Club Brasília

Philippe Zdar, do Cassius morre ao cair de prédio em Paris

compartilhe

É verdade, aquela porrada na cara de quando alguem bacana morre!

A notícia por mais estúpida que possa parecer, é verdade, Philippe Zdar, metade da dupla francesa Cassius, morreu, aos 52 anos..

Seu agente, Sebastian Farran, confirmou a notícia em um comunicado , dizendo que Zdar caiu acidentalmente de “um andar alto de um prédio antigo em Paris”.

O produtor musical e DJ caiu acidentalmente de uma janela de um andar alto em Paris.

Philippe Zdar

Zdar morre na semana em que o novo álbum “Dreems” (saiba mais: https://www.djsound.com.br/dupla-francesa-cassius-anuncia-o-album-dreems/), que chega as lojas e plataformas digitais nesta sexta-feira, 21/06.

O Cassius pertence a French Touch, movimento de música eletrônica francesa que foi catapultado ao mundo em 1997, numa leva de artistas que incluem nomes como Daft Punk, Air, Saint Germain, Laurent Garnier, entre muitos outros.

Philippe Zdar , à direita com membro amigo do Cassius

Cassius foi Philippe Zdar , codinome artistico de Philippe Cerboneschi, e Hubert Blanc-Francard (de codinome, Boom Bass).

Originalmente chamado La Funk Mob, eles começaram a gravar e produzir no final dos anos 80 e início dos anos 90.

Seu primeiro álbum homônimo “Cassius” foi lançado em 1999, após diversos singles anteriores e foi sucesso imediato, apoiados por videoclipes divertidos e maravilhosos.

Depois de um hiato, o álbum “Ibifornia”, de 2016, teve participações especiais de Pharrell, Mike D, Beastie Boys, Cat Power e outros.

Zdar também era o proprietário do estúdio da Motorbass em Paris.

Nos anos 90, Zdar era integrantes da dupla Motorbass.

Fora de seu trabalho com Cassius, ele fez trabalhos de produção e engenharia em álbuns para Phoenix (Wolfgang Amadeus Phoenix, que lhe rendeu um Grammy), Cat Power (“Sun”) e Rapture (“In The Grace of Your Love”).

Ele gravou Kanye West na música “Watch the Throne”, inspirada em Cassius, “Why I Love You”.

Philippe Zdar

Philippe Zdar começou a carreira como cantor e baterista em bandas de Punk.

Despediu-se do seu trabalho de garçom depois de ter visto uma fotografia da banda britânica Eurythmics a gravar num estúdio em Paris.

Foi aí que decidiu que também queria “encontrar essa magia”, contou ao Le Monde durante uma entrevista em 2016.

Conseguiu um trabalho num estúdio de música em 1980.

Trabalhou como engenheiro de som para Serge Gainsbourg e, mais tarde, formou os Motorbass com o músico, produtor e DJ Etienne de Crécy.

Em 1996 formou os Cassius com Hubert Blanc-Francard .

Antes dos Daft Punk, em 1997, Zdar chamou a atenção do mundo sobre o que se passava na França, o Motorbass havia definido uma nova sonoridade dançante, onde as técnicas do Hip Hop serviam para erguer uma nova House Music.

Philippe Zdar

Tive oportunidade de o conhecer numa das minha idas a Europa quando o entrevistei em 1999/2000, graças ao amigo Julio Espírito Santo, então gerente internacional da Virgin Records no Brasil que me encaminhou essa oportunidade.

R.I.P. Zdar você fez história!

Relembre Cassius:

https://www.youtube.com/watch?list=PLvmowHuNqtAn0u249AgxTmq6r7mhKi9wr&time_continue=4&v=_PmU6G_Z4n8

by report Gonçalo Vinha

  Rádio DJ Sound Spotify:

publicidade