Hoje, o músico, cantor, compositor, produtor, ator, ativista e lenda musical global Jimmy Cliff lança “Human Touch”, sua primeira música nova em quase 10 anos.
Exalando maturidade espiritual, a composição foi escrita para promover a interação humana em tempos de novas realidades impostas pela Covid.
“Human Touch” está disponível aqui: https://umusicbrazil.lnk.to/HumanTouchPR .
“Como descendente de africanos, me sinto abençoado por trazer comigo nossa singular história humana de sobrevivência e triunfo.
Também me sinto abençoado por apresentar esta etapa de minha jornada musical com as grandes conquistas e lições do Antigo Egito, iluminações que tanto influenciaram os últimos séculos da civilização humana − como se reflete nos obeliscos e em outros monumentos faraônicos nas principais cidades e na cultura do ‘novo mundo’“, diz Jimmy Cliff.
“Human Touch” é apresenta hoje, 6 de agosto, Dia da Independência da Jamaica, como homenagem ao local de nascimento de Cliff, o distrito de Somerton, em St. James, e também à cidade de seu nascimento musical, Kingston, capital do país.
Como um dos últimos sobreviventes da grande geração de pioneiros do Reggae (que teve Bob Marley, Peter Tosh, Bunny Wailer e Toots Hibbert), ele levou o gênero a todos os cantos do globo e o ajudou a ganhar popularidade mundial.
O impacto de Jimmy Cliff na música e na cultura é inescapável.
Ele recebeu a maior honraria do governo da Jamaica, A Ordem do Mérito, e é um dos únicos dois jamaicanos que fazem parte do Rock and Roll Hall of Fame (o outro é Bob Marley).
Seu aclamado álbum “Rebirth” recebeu o prêmio GRAMMY de Melhor Álbum de Reggae e foi apontado pela revista “Rolling S; saudou “Vietnam”, de Cliff, como “a maior canção de protesto já escrita”.
Presença marcante na tela, Jimmy Cliff foi protagonista na trama e na trilha sonora do clássico “The Harder They Come” (no Brasil, “Balada Sangrenta”), filme que chamou a atenção internacional para o reggae em 1972.
Sua carreira no cinema inclui também aparições em “Clube Paraíso” (1986) e “Marcado Para a Morte” (1991), e também uma maravilhosa versão de “I Can See Clearly Now”, incluída na trilha sonora de “Cool Runnings” (1993).
O domínio de Reggaeton e Afrobeats na música pop da era do streaming pulsa a partir das raízes de Jimmy Cliff, que influenciaram gêneros musicais em todo o planeta – influência que foi potencializada a partir do intercâmbio direto, nos períodos em que ele morou na América Latina e na África.
Este 2021 promete ser um ano crucial na carreira de Cliff.
Além de se preparar para o lançamento de seu próximo álbum, “Bridges”, ele comemora três outros marcos importantes na carreira:
o 50º aniversário do aclamado filme “The Harder They Come”, o 60º aniversário da Beverley’s Records, selo por onde começou a gravar, na Jamaica, e também os 60 anos da Island Records.