Maior festival de música do sul do Brasil contou com 28 atrações, impactando na economia e no turismo locais.
Cerca de 80 mil pessoas fizeram o Planeta Atlântida voltar a girar em uma edição marcada pelo reencontro, após dois anos de hiato devido à pandemia.
Com realização de Grupo RBS e da DCSET Group, o maior festival de música do sul do Brasil movimentou o litoral norte gaúcho na sexta (3) e no sábado (4), oferecendo 28 atrações musicais e experiências aos planetários.
A diversidade de gêneros, já uma tradição do Planeta, conduziu a escalação de atrações como Vintage Culture, Ivete Sangalo, Gloria Groove, Ludmilla, Luísa Sonza, Jão, Lagum, Luan Santana, Jota Quest, Matuê, Poze do Rodo, Vitor Kley, Charlie Brown Jr. 30 anos, Reação em Cadeia, Gilsons, entre outras, que entregaram performances inesquecíveis para os planetários.
Os acertos do line-up e a enorme expectativa do público com relação à retomada desta 26ª edição podem ser medidos pelo sold out nos ingressos, atingido na última noite da programação.
O Planeta também projetou números positivos para além dos limites da Saba, onde o festival é realizado desde sua criação.
Planejada ao longo do ano, a edição de 2023 mobilizou mais de 4 mil pessoas na operação dos dois dias de evento e impactou positivamente na economia local.
– O Planeta é mais do que a maior festa do sul do país.
É uma iniciativa que reflete na economia e no turismo, movimentando a rede hoteleira, os setores imobiliário, de alimentação e serviços.
O festival também gera conexão de marcas parceiras com os jovens, renovando e amplificando seus públicos – destaca Caroline Torma, diretora de marketing do Grupo RBS, à frente do Planeta Atlântida.
Para criar experiências únicas para os planetários, 17 líderes de linha de frente de produção e um time de 150 pessoas se envolveram ao longo dos meses até a realização do evento, que contou com aproximadamente mil pessoas nos 33 dias de montagem.
As cerca de 350 toneladas de estrutura utilizadas se traduziram em dois palcos principais e diferentes espaços de ativações exclusivas distribuídos ao longo da arena, do camarote, do Premium e do lounge para convidados.
A edição 2023 do Planeta também foi sucesso comercial.
O faturamento total de cotas comercializadas (venda de produtos e serviços entre empresas como as cotas de patrocínios e ativações no festival) bateu níveis recordes atingindo marca superior a R$ 12 milhões, superando a edição de 2020 em 63%.
O festival contabilizou 19 parcerias.
Renner, Banrisul, Unisinos, Coca-Cola e Dado Bier assinaram o patrocínio master do evento que ainda contou com apoio de Red Bull, Infinita, 3 Corações, Salton, Mastercard, Expochurrasco, Panvel, Secretaria de Turismo do Estado do Rio Grande do Sul, Docile e Mr. Jack.
As já citadas Panvel e Mr. Jack, junto com Bib’s, Iplace, Quiero Café e Bourbon Shopping, assinaram a primeira transmissão digital do Planeta, nos canais digitais da rádio Atlântida, que atingiu mais de 1 milhão de visualizações nos dois dias de festival.
A transmissão contemplou shows, bastidores e entrevistas.
Além do entretenimento, o festival também preza pela responsabilidade social.
Por meio do ingresso solidário, a edição 2023 irá repassar mais de R$ 185 mil, divididos entre as ONGS Associação da Cultura Hip Hop de Esteio e Associação amigos Casa da Música (AACAMUS).
As instituições foram selecionadas pela Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho (FMSS).
Promovendo o reencontro de gerações por meio do amor à música e impactando positivamente a economia local, o Planeta Atlântida prova sua relevância e justifica sua longevidade de 25 anos.
– 2023! O Planeta que ficará marcado pelo retorno do maior evento de música do Sul do Brasil, e desde agora estamos preparando o Planeta 2024 com muitas novidades – afirma Cicão Chies, sócio-fundador da DCSET.
PLANETA ATLÂNTIDA
O Planeta Atlântida é o maior festival de música do sul do país e ocorre desde 1996, na praia de Atlântida. Mais de 1,3 mil atrações nacionais e internacionais, de diferentes estilos, já passaram pelos palcos do evento, levando aos planetários mais de 800 horas de música.
O festival é o evento mais aguardado do verão gaúcho e já reuniu mais de 2 milhões planetários em suas 25 edições.
Ao longo dos anos, a programação reuniu atrações como Gilberto Gil, Racionais MCs, Zeca Pagodinho, O Rappa, Rita Lee, Men At Work, Flo Rida, Fat Boy Slim, Charly García e Fito Páez.
Entre astros que marcaram presença no Planeta Atlântida e deixaram saudade estão Tim Maia, Mamonas Assassinas, Chorão e Champignon.
Além de presenças gaúchas: Cachorro Grande, Chimarruts, Papas da Língua, Acústicos e Valvulados e Comunidade Nin-Jitsu.