Música + Estilo + Comportamento

Pesquisar
Close this search box.

publicidade

Projeto AFROZIL reúne artistas do Senegal, Gâmbia e Brasil, lança o single “Never Give Up”

compartilhe

 Unindo artistas do Senegal, da Gâmbia e do Brasil, pós-produzida em Portugal, a faixa protesta contra a violência histórica vivida pela comunidade negra e indígena.

AFROZIL é um projeto do produtor musical Renato Parmi gravado entre SenegalGâmbia e Brasil e traz diversos artistas de destaque desses países.

O resultado é um álbum de 10 faixas, com lançamento previsto para agosto. No dia 24 de maio, ele apresenta o single de estreia, “NEVER GIVE UP”, um AFRODRILL com o produtor e rapper senegalês Anas Juulo; com o artista da Gâmbia que mistura rap e reggae Lion King, The Builder; com o modelo, rapper, ator e compositor brasileiro Malcolm VL; e com a nova promessa do rap nacional Tonyyymon.

Não sei se alguém já usou essa definição de AFRODRILL, porém essa música que, tem a base DRILL (que é uma vertente do RAP), ganhou adições de percussões africanas e brasileiras, com um feeling da música baiana com cowbell, blocos e bacurinhas”, explica Parmi.

A canção fala sobre o poder do trabalho como forma de conquista e transformação, e protesta contra as violências históricas vividas por pretos e indígenas.

“‘NEVER GIVE UP’ traz uma mensagem motivacional para que o público acredite na força do trabalho e na motivação que vem das ruas, na força que vem dos ancestrais. Para alguns, a motivação era a fome, como diz Malcolm VL”, esclarece Parmi. “Cabeça erguida, não andar com falsos ou fracos, e a mensagem ainda fala sobre seguir em frente e cita povos indígenas que continua lutando por seus direitos. É uma música forte sobre lutas e conquistas. A música termina com o coro dizendo ‘NEVER GIVE UP na vida, em todo o mundo’.”

A música nasceu no estúdio da Autentic Music Production, em Serekunda, na Gâmbia. Depois de ter captado as vozes e retornar ao Brasil, o produtor finalizou a faixa, adicionando novas partes e elementos, bem como as participações dos artistas brasileiros. “O tempo das coisas foi um pouco diferente do que eu estava acostumado a trabalhar, então tive que ter muita paciência para poder juntar todas as peças. A cada etapa, ia conhecendo os artistas e, a partir daí, sabia qual seria o próximo passo”.

O clipe também foi gravado à distância, com cada artista em sua terra natal. O foco é mostrar as diferentes regiões e realidades como as cidades, florestas, chão de terra, oficinas com máquinas e guindaste. “Foi gravado em vários dias e locais diferentes, com a colaboração de vários diretores e filmmakers, como Serekunda, na Gâmbia; Dakar, no Senegal; Centro de São Paulo e numa comunidade indigena do litoral Paulista. Tentamos usar sempre a mesma câmera com a mesma configuração, o que nem sempre foi possível, mas os profissionais envolvidos acreditaram no projeto e colocaram 100 % de dedicação e amor para que isso pudesse ser feito. Fiz uma direção remota de tudo e, no final, juntei todas as partes com o Premier King, que fez a edição final e que já é um profissional que trabalhei algumas vezes e que conheço bem”.

A comunicação e acesso aos artistas da Gâmbia foi sempre muito demorado e, às vezes, Renato Parmi teve que esperar meses para uma simples ligação ou contato. A pós-produção aconteceu em Portugal, onde Parmi está baseado, e o projeto AFROZIL demorou dois anos para ser concluído.

OUÇA “NEVER GIVE UP”: Link

ASSISTA “NEVER GIVE UP”: Link

FICHA TÉCNICA

MÚSICA

Gravado e Produzido por Renato Parmi,
Co- produzido por Anas Juulo,

Vozes: Malcolm VL (Brasil), Anas Juulo (Senegal) , Lion King (Gambia), Tomyyymon (Brasil)
Beat e Programações: Renato Parmi e Anas Juulo
Percussões e Vozes Adicionais: Renato Parmi
Mixagem: Renato Parmi e Dois R
Masterização: João Milliet
Assistente Masterização: Dani Mariano
Capa: Beatriz Carvalho

CLIPE

Imagens de Senegal por: Kalash
Imagens do Brasil por: Rodrigo Pysi
Imagens Gâmbia por: Zion Pro
Edição e Cor por: Premier King

SOBRE RENATO PARMI

é compositor, produtor musical e empreendedor da música. Com mais de 25 anos de carreira Parmi se tornou um dos nomes mais

respeitados na produção musical do Brasil. Com trabalhos premiados para Tv, Cinema, Publicidade e grandes nomes da música.

Compôs e produziu para a elite do entretenimento nos mais variados estilos, do pagode ao samba, reggae, funk, rap e MPB.

Seu impressionante porfólio inclui colaborações com Michael Sullivan (um dos maiores compositores brasileiros), Sandra de Sá, Seu Jorge, e artistas contemporâneos como Zaac, Rincon Sapiência, Mc Kekel, Di Ferrero, Maneva e vários outros artistas nacionais e internacionais como os Nova Iorquinos Blahzay Blahzay e Ill All Skratch

Link

SOBRE ANAS JUULO

Anas Juulo é um produtor e rapper senegalês. Sua estréia na música foi em 2010, quando começou a frequentar o estúdio do lendário produtor Mor Mara, em Diourbel, sua cidade natal. Depois de comprar seus primeiros equipamentos, Anas Juulo foi morar em Dakar, capital do Senegal, onde produziu e trabalhou com o grupo X-Press, de grande popularidade no país.

Link 

SOBRE LION KING, THE BUILDER

Lion King, The Builder é um artista da Gâmbia, com seu estilo único mistura os seus versos em Mandinka, sua língua nativa, com sotaque (Patuá jamaicano) e, na sua música, uma mistura do RAP com Reggae.

Link 

SOBRE MALCOLM VL

Malcolm VL, artista de Guarulhos, transcende as barreiras tradicionais da arte: é modelo, rapper, ator e compositor. Desde seu primeiro lançamento, esteve presente em importantes Festivais como Sons das Ruas e o Festival Cena, em 2022, o que lhe deu um destaque como um dos principais nomes da nova geração do RAP. Nesse mesmo ano, gravou a série Rota 66, da Globoplay, o filme Escola de Quebrada e a série Anderson Spider Silva, ao lado de Seu Jorge e grande elenco.

Link

SOBRE TONYYYMON

Diretamente da Favela de Jacó, na Zona Leste de São Paulo, Tonyyymon é um upcoming artista e um rimador de destaque das ruas de São Paulo. Engajado nas questões sociais, o rapper tem na sua escrita a grande força da sua arte.

Link 

publicidade