Música + Estilo + Comportamento

Pesquisar
Close this search box.

publicidade

Projeto Sopro Novo da Yamaha Musical do Brasil expande atividade e passa a atuar como Fundação

compartilhe

Anúncio foi feito nesse fim de semana durante o 3º Congresso Nacional Sopro Novo Yamaha (08 e 09 de abril) com alunos e professores de todo país!

Com 12 anos de atuação, o projeto Sopro Novo da Yamaha Musical do Brasil já levou música a mais de quatro milhões de crianças em todo país e contabiliza cinco mil professores formados.

O projeto é dividido em três programas distintos (Sopro Novo Bandas, Sopro Novo Flauta Doce e Recitais) e tem como objetivo promover e difundir a educação musical através da Flauta Doce e por meio de atividades pedagógicas, desenvolvendo a educação infantil e a formação de docentes.

Em 2017, a iniciativa expande seus horizontes e passa a atuar agora como Fundação, sem fins lucrativos.

Segundo Cristal Velloso, diretora Pedagógica e Artística da Fundação Sopro Novo, esta mudança de status do programa dará ainda mais força ao trabalho já consolidado do projeto e maior proximidade da Fundação com e para a sociedade.

“Temos 12 anos de estrada e esta alteração chega para agregar ainda mais profissionalismo e responsabilidade na nossa missão. Sempre nos aproximamos das pessoas e agora vamos ter acesso às instituições, mas continuaremos a manter todo o cuidado traduzido pela arte”, explica Cristal.

A Fundação Sopro Novo será formada por três conselhos (Curador, Diretivo e Fiscal), presididos por Osamu Naito, presidente da Yamaha Musical do Brasil, e compostos por profissionais experientes do mercado. Esta também é uma movimentação inédita em toda operação mundial da Yamaha Musical.

O Sopro Novo é dividido em programas distintos, com temáticas e públicos diferentes.

O Sopro Novo Flauta Doce refere-se a um curso de iniciação à flauta doce direcionado para professores de música e professores leigos em música que atuam nas escolas de ensino regular.

Já o Sopro Novo Bandas desenvolve workshops e palestras com especialistas em saxofone, trombone, trompete, flauta transversal, percussão, regência, clarinete, tuba e manutenção de instrumentos de bandas.

Esta modalidade é voltada para músicos de bandas.

O Sopro Novo Bandas também realiza recitais de um instrumento de sopro ( flauta transversal, clarineta, sax, trompete, tuba ou trombone acompanhados de piano).

Já o recital de percussão é realizado pelo grupo Tribores.

Outro programa oferecido pelo Sopro Novo Bandas é o projeto De Vento em Popa, aula lúdico-temática sobre os instrumentos de sopro em formato de jogo interativo.

Voltado para crianças de 8 a 10 anos, a ação faz com que os participantes tenham uma experiencia musical diferente e totalmente lúdica, com histórias repletas de mistérios e aventuras envolvendo os instrumentos de sopro.

Compõe também a Fundação, os recitais do Quinteto Sopro Novo.

As apresentações didáticas e artísticas de flauta doce acontecem em todo o Brasil desde 2007.

O local, translado, alimentação da equipe e a infraestrutura para os recitais sempre devem ser providenciados pelos interessados.

Além dos programas, a Fundação cria também a Academia Sopro Novo por meio da qual serão ministrados seminários e trabalhada a formação de professores que atuam no ensino dos alunos da Fundação.

“Hoje, temos 25 docentes desenvolvendo a formação.

Em dez anos, esperamos chegar a 180”, finaliza a diretora pedagógica e artística.

3º Congresso Nacional Sopro Novo Yamaha

O anúncio da Fundação Sopro Novo foi realizado no dia 9 de abril durante o 3º Congresso Nacional Sopro Novo, cujo tema foi Expansão Musical.

O evento reuniu alunos e professores para workshops, palestras e seminários sobre instrumentos de sopro, além de atividades de prática de banda e recitais.

Os participantes também puderam acompanhar uma mesa redonda com discussões sobre os rumos da educação musical no Brasil.

Nesses dias, mais de 400 pessoas passaram pelo Colégio Batista Brasileiro, em São Paulo, para acompanhar as atividades.

Sobre a Yamaha Corporation

A Yamaha Musical surgiu em 1887, após Torakusu Yamaha criar o primeiro órgão de bambu do Japão.

A empresa se firmou como a maior fabricante de instrumentos musicais do mundo, somando 26 mil funcionários e 89 subsidiárias.

Além da liderança no mercado de instrumentos musicais, a empresa está no topo dos mercados de áudio, vídeo e equipamentos de tecnologia da informação.

A filosofia de negócios da corporação é totalmente voltada para o consumidor, e a criação dos produtos é analisada nos detalhes, visando preencher lacunas existentes nos diversos segmentos.

Essa preocupação coloca a Yamaha como referência de qualidade e inovação no mercado.

Dentro de uma estratégia mundial de desenvolvimento, a empresa ainda apoia diversas atividades musicais, incluindo parcerias com escolas de música, realização de workshops, entre outras atividades.

A ideia principal é dar suporte para a educação e popularização da música universal e local.

No Brasil, a Yamaha Musical está presente desde 1973.

A empresa atua no país com diversos produtos que variam de flautas doces, baterias eletrônicas e pianos acústicos, abrangendo toda linha de instrumentos musicais.

publicidade