Música + Estilo + Comportamento

Pesquisar
Close this search box.

publicidade

Externa Club Brasília

Rapper e cineasta congolês premiado em Cannes Baloji é destaque no Music Video Festival 23

compartilhe

O artista exibe seu primeiro filme, “Augure/OMEM”, e participa de bate-papo sobre sua trajetória musical e audiovisual.

O rapper e diretor congolês Baloji é destaque na programação do Music Video Festival 2023 (m-v-f- 2023), que acontece nos dias 30.09 e 01.10 no MIS Experience (instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo), com entrada gratuita para o público.

O artista participa de um bate-papo sobre carreira, especialmente sobre sua atuação na direção e roteiro de curta-metragens aclamados pela crítica, e de seu primeiro longa-metragem, que terá sua primeira exibição no Brasil no contexto do festival.

“Acompanho a carreira do Baloji desde 2018, quando ele lançou seu primeiro curta Peau de Chagrin/Bleu de Nuit, mas o estouro veio mesmo em 2019 com Zombies, que, além de trazer uma estética que levava o afrofuturismo para outras dimensões, ainda era uma crítica ácida e inteligente às redes sociais que transformam as pessoas em zumbis. Após a consagração no Festival de Cannes com Omen, sua estreia em longa-metragens, ficou claro para nós que Baloji tinha que ser nosso convidado internacional desta edição. Estamos muito felizes que deu certo”, conta Duda Leite, curador do m-v-f-.

No dia 29.09, ocorre a premiére de Augure/OMEM, premiado no Festival de Cannes deste ano com o prêmio “New Voices” da seleção Un certain regard. O filme será exibido no MIS Europa apenas para convidados.

A obra conta a história entrelaçada de quatro personagens congoleses rotulados como bruxos.

Permeia entre onírico e mágico realismo através de um trabalho sobre a máscara e os simbolismos, signos recorrentes influenciados pelo fato de seu nome, “Baloji”, se referir a forças ocultas, malignas, à feitiçaria.

Apresentado pelo Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo, o Music Video Festival 2023 conta com patrocínio da Lenovo, Magalu e Aramis; parceria do MIS Experience; e apoio do Directors’ Library, Estúdio Chips, Licor43 e Noodle.

A realização é do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, e da Cinnamon.

O MIS Experience tem como mantenedor a B3 e apoio institucional das empresas Mapfre, Kapitalo Investimentos, Vivo, Grupo Travelex Confidence e TozziniFreire Advogados.

O apoio operacional é da Kaspersky, Pestana Hotel Group e Telium.

A programação completa do festival será divulgada em breve.

SOBRE O M-V-F-

O music video festival (m-v-f-) surgiu em 2013 como uma plataforma para divulgar e celebrar a produção audiovisual de vídeos musicais, destacando sua importância e influência como expressão criativa, tecnológica e cultural. Desde então, e através de um time de colaboradores e parceiros nacionais e internacionais, o m-v-f- vem construindo um legado envolvendo uma comunidade artística que cresce a cada ano, composta por músicos, diretores, produtores e uma série de profissionais envolvidos com o videoclipe e novas linguagens advindas da era digital.

Site: Link 

SOBRE BALOJI

Nascido em 1978 em Lubumbashi (República Democrática do Congo) e radicado na Bélgica, Baloji (não confundir com o fotógrafo Sammy Baloji) é um premiado músico, cineasta, artista polímata, trabalha como diretor de arte, figurinista designer de moda e outras formas de artes visuais. O significado do nome “Baloji” refere-se a forças ocultas e malignas. Em suaíli, inicialmente significava “homem de ciência”, mas nos tempos coloniais, transformou-se em “homem de ocultismo ciências/feiticeiro”. Esta atribuição influenciou todo o seu trabalho como um fardo pesado a suportar e, ao mesmo tempo, como motor de uma abordagem lúdica e empírica, moldando sua visão com um imaginário suspenso entre onírico e mágico realismo, através de um trabalho sobre a máscara e os simbolismos e o seu relato de associação de cores e sons causada por sua sinestesia.

Como cineasta, Baloji lançou seu primeiro longa-metragem AUGURE / OMEN (seleção “Un Certain Regard” do Festival de Cannes 2023) acompanhada de trilha sonora em quatro partes onde cada disco é escrito do ponto de vista dos personagens principais. Como músico, Baloji lançou dois álbuns aclamados pela crítica e dois EPs/o mais recente “Avenue Kaniama” pela Bella Union Records (Father John Misty, Fleet Foxes).

publicidade