Música + Estilo + Comportamento

publicidade

“Refestança”: O Encontro de Rita Lee e Gilberto Gil – Disponível Nas Plataformas Digitais

compartilhe

A Universal Music apresenta nas plataformas digitais o clássico álbum “Refestança”, que marca o primeiro encontro discográfico entre Rita Lee e Gilberto Gil.

Ouça e baixe aqui: https://umusicbrazil.lnk.to/Refestanca

Já em 1977, Rita Lee e seu compadre Gilberto Gil fizeram o show “Refestança”, que passou por várias capitais brasileiras e resultou em um LP gravado ao vivo. Gil já havia lançado os discos “Refazenda”, em 1975, e “Refavela”, no início de 1977, e definiu assim o novo trabalho com a paulistana: “Refestança é um lugar.

Em que se cantando dá.

Em que se dançando dá. Em que se plantando… só bananeira”. Naqueles tempos nebulosos, o negócio era dançar (e cantar) pra não dançar.

O repertório traz “Refestança”, então inédita parceria da dupla, sucessos individuais de cada um deles e de outros artistas, mais o presente de Rita para Gil, a canção “Jiló”.

A bela interpretação de Gil para “Ovelha Negra”, e a explosiva versão de Rita para “Back in Bahia” são pontos altos do álbum.

Além da faixa-título, eles também cantam juntos “Odara” (Caetano Veloso), “Domingo no Parque” (revivendo a histórica parceria surgida no III Festival da Record, em 1967) e “É Proibido Fumar” (Erasmo Carlos/ Roberto Carlos), ótima sacada dos compadres que haviam tido problemas com a polícia no ano anterior por porte de maconha.

Gil e Rita ainda apresentam “De Leve”, versão de “Get Back” (Lennon/ McCartney), que viria a ser gravada por Lulu Santos no seu álbum de estreia, em 1982.

Curiosamente, duas canções de “Refestança”, “Eu Só Quero Um Xodó” (Dominguinhos/ Anastácia), que aparecera no lado B do compacto lançado por Gil em 1973, e “Arrombou a Festa” (Rita Lee/ Paulo Coelho), que fora incluída no lado A do compacto lançado por Rita & Tutti Frutti em 1976, não fazem parte dos LPs de estúdio dos respectivos artistas.

Produzido por Guto Graça Mello, “Refestança” também eternizou o encontro das superbandas de Gilberto Gil, a Refavela – formada por Moacir Albuquerque (baixo), Perinho Santana (guitarra), Djalma Correia (percussão), Cidinho Teixeira (teclados), Carlos Alberto Charlegre (bateria) e Lúcia Turnbull (vocal) – e de Rita Lee, a Tutti Frutti – que era composta por Luís Sérgio Carlini (guitarra), Roberto de Carvalho (teclados), Lee Marcucci (baixo), Sérgio Della Monica (bateria), Wilson Pinto de Oliveira (vocal), e Naila ‘Scorpio’ Mello (percussão). Registro da festiva reunião dos geniais artistas, “Refestança” ganha agora o formato digital.

publicidade