Música + Estilo + Comportamento

Pesquisar
Close this search box.

publicidade

Rock in Rio 2019 apresenta Espaço Favela e anuncia dois headliners para este palco

compartilhe

Em meio aos anúncios de headliners e bandas do Palcos Mundo e Sunset, o Rock in Rio promoveu uma prévia no fim da tarde desta terça-feira, 06 de novembro, para apresentar a estrutura cenográfica e de iluminação do Espaço Favela, que é umas das grandes novidades no Rock in Rio 2019, : a jovem cantora Tuany Zanini, o pianista Jonathan Ferr, ambos revelações selecionados pela curadoria do evento, e a dupla de funkeiros Cidinho e Doca.

Para Roberta Medina, vice-presidente do Rock in Rio, “o Espaço Favela é como um amplificador do potencial da economia criativa que está dentro das comunidades por meio das danças, música e de todas as manifestações culturais presente nestes locais”.  Na sequência, Tuany Zanini e Cidinho e Doca performaram uma versão cheia de swing do hino do funk “Rap da Felicidade”, maior sucesso da dupla.

A ação contou ainda com uma prévia do grande número de dança e atuação do grupo Nós do Morro que será realizado três vezes ao dia durante do Rock in Rio 2019 e uma apresentação do pianista Jonathan Ferr, oriundo da favela, que trouxe seu Urban Jazz, que funde gêneros como jazz, neo soul, rap e eletrônico.

“O Rock in Rio é mais do que um festival, é uma plataforma de comunicação que vai dar voz, luz e mais espaço para os talentos das comunidades. Estatísticas mostram que 45% da população das comunidades é formada por empreendedores autônomos.

Estamos fazendo uma curadoria de peso nas favelas, conteúdos genuínos de muita qualidade, e evidenciando o potencial incrível das comunidades para estarem conosco na Cidade do Rock.”, conta Roberto Medina, presidente do Rock in Rio.

Para ele, levantar o tema do debate sobre o processo fundiário nessas áreas também deve ser o objetivo do holofote que está colocando nas comunidades.

A jovem Tuany Zanini, que vai encerrar uma das noites do Espaço Favela, representa uma destas carreiras que o Rock in Rio pretende transformar.

Moradora da Pavuna, Tuany é cantora, atriz, produtora, compositora e mãe, e com apenas 23 anos já tem muita história. Começou a cantar ainda criança na igreja e no final de 2015 se firmou como artista, com atuação em peças e shows em bares da cidade ao lado do parceiro Chico Brum, 31 anos, músico e pai de sua filha, Morena.

Com inspirações musicais como Elis Regina, Vanessa Moreno e Solange Knowles (irmã da Beyoncé), Tuany está trabalhando na produção do seu primeiro EP autoral, que terá oito músicas, e de um videoclipe da canção “Te Vejo” que trata da pluralidade do corpo da mulher negra de diferentes idades e tamanhos.

O Espaço Favela será dinâmico e com muitas atrações ao longo do dia. No total serão cerca de 260 artistas, de mais de 10 comunidades diferentes, envolvidos programação dos 7 dias de festival, sendo 28 bandas de diversos ritmos musicais (quatro shows por dia) além de muita dança com as apresentações do grupo Nós do Morro e poesia, com as batalhas de slam.

Economia Criativa

O Espaço Favela contará com três bares, que serão comandados por 20 empreendedores gastronômicos de comunidades escolhidos por meio de uma parceria com o Sebrae. Neste evento, por exemplo, o catering ficou por conta do buffet Maré de Sabores, do Complexo da Maré. A iniciativa que começou com um pequeno projeto para melhor a alimentação das crianças nas escolas da região já produziu, desde 2010, mais de mil eventos, entre coffee break, brunch, almoço, coquetel, jantar e alimentação terceirizada para empresas, atendendo mais de 20 mil convidados e gerando renda direta para mais de 70 famílias da Maré. O cardápio  extenso,  tem muitas influências do Nordeste, uma vez que 60% dos moradores da Maré são nordestinos ou descendentes deles.

Cezar Vasquez, diretor-superintendente do Sebrae Rio, reforça que cada vez mais é preciso acreditar no potencial empreendedor e realizador das favelas do Rio. “Quando unimos forças com parceiros estratégicos, contribuímos para fomentar a potência empreendedora que existe nas favelas.”   Vasquez destaca ainda que: “Para o Espaço Favela, montaremos um programa de qualificação empresarial destinado aos setores de gastronomia, moda e economia criativa nas maiores comunidades do Rio de Janeiro, São Gonçalo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Niterói, São João de Meriti e Belford Roxo.

Para a parceria com o Rock In Rio, no Espaço Favela, já estão selecionados 20 empreendedores, representantes de onze favelas da cidade do Rio de Janeiro – Chapéu Mangueira, Babilônia, Rocinha, Vidigal, Providência, Morro do Pinto, Salgueiro, Cidade de Deus, Vila Kennedy e Complexo da Maré – além dos coletivos de empreendedores de alimentação Sabores do Porto e Maré de Sabores, este último oferecerá o catering do evento.  Todos os empreendedores participam de aceleração de negócios, com duração de 10 meses. O foco é aumentar a produtividade e adequação dos produtos às normas sanitárias (boas práticas de manipulação de alimentos, gestão financeira, formação de preço, direito do consumidor, alimentação saudável, oficinas de gastronomia e formalização).  Em 2019, além da gastronomia, serão qualificados os empreendedores do setor de moda e os artistas que estarão no Espaço Favela.

Sobre Tuany Zanini

Tuany Zanini é uma cantora, atriz, produtora e compositora de 23 anos. Ela se apresenta em parceria com seu companheiro Chico Brum, 31 anos, músico e pai de sua filha, Morena. Tuany está trabalhando na produção do seu primeiro EP autoral, que terá oito músicas, e de um videoclipe da canção “Te Vejo” que trata da pluralidade do corpo da mulher negra de diferentes idades e tamanhos. A jovem foi selecionada pela curadoria do Rock in Rio para ser headliner do Espaço Favela na edição de 2019 do Festival.

Sobre Cidinho e Doca

Cidinho e Doca são uma dupla de funk carioca formado por Sidney da Silva (MC Cidinho) e Marcos Paulo de Jesus Peizoto (MC Doca) com origem na favela Cidade de Deus, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Eles produziram quatro discos de estúdio: Eu Só Quero É Ser Feliz (1995), É O Bonde da C.D.D (1998), Desarme-se (2000) e Rap das Armas (2008). Uma de suas músicas mais famosa é a “Rap da Felicidade de 1994. Com o lançamento do filme Tropa de Elite, a música ganhou notoriedade novamente, sendo trilha sonora principal do filme. Também sendo lançada nos Estados Unidos e Portugal. Outros singles da dupla são “Rap da Cidade de Deus” e “É o Bonde da CDD”.

Sobre o Jonathan Ferr

Jonathan Ferr, oriundo de uma comunidade de Madureira, Zona Norte do Rio de Janeiro, funde a classe e liberdade do jazz com a arte contemporânea produzida nas ruas com seu Urban Jazz. Suas apresentações são assinaladas por grooves marcantes, com repertório de composições próprias. Ferr se apresenta em formato piano solo ou banda.

Sobre a atuação do Sebrae nas comunidades

Desde 2012 o Sebrae no Rio desenvolve metodologia específica de atuação com os empreendedores da base da pirâmide. Ao longo desses seis anos já foram feitos cerca de 30 mil atendimentos nas comunidades cariocas. Além de formalizar negócios, nossa principal missão é fomentar o empreendedorismo e fortalecer as pequenas empresas em territórios vulneráveis. Atuamos também em projetos específicos para mulheres, afroempreendedores, jovens, refugiados e egressos do sistema penitenciário.

Sobre o Rock in Rio

O Rock in Rio é o maior evento de música e entretenimento do mundo. Criado em 1985 e com 33 anos de vida, é parte relevante da história da música mundial. O evento já soma 19 edições, 112 dias e 2.038 atrações musicais. Ao longo destes anos, mais de 9,5 milhões de pessoas passaram pelas Cidades do Rock. Nas redes sociais, os números da edição de 2017 são bem impactantes. São 143 milhões de pessoas alcançadas por conversas espontâneas sobre o Rock in Rio e 41,9 milhões de visualizações de vídeos nas redes do festival somente durante os dias de evento.

Nascido no Rio de Janeiro, o Rock in Rio conquistou não só o Brasil como, também, Portugal, Espanha e Estados Unidos, sempre com a ambição de levar todos os estilos de música aos mais variados públicos.

Muito mais que um evento de música, o Rock in Rio pauta-se também por ser um evento responsável e sustentável.  Em 2001, por meio do projeto social “Por um mundo melhor”, assumiu o compromisso de conscientizar as pessoas para o fato de que pequenas atitudes no dia a dia são o caminho para fazer do mundo um lugar melhor para todos. Em 2013, o Rock in Rio recebeu a certificação da norma ISO 20121 – Eventos Sustentáveis, um reconhecimento do poder realizador da marca que desenvolve diversas ações com vista à construção de um mundo melhor, como a criação de 212,5 mil empregos diretos e indiretos no total das 19 edições, e mais de R$ 100 milhões investidos em causas socioambientais e a construção de um legado positivo para as cidades onde o evento é realizado. Em 2016, foi anunciado o projeto socioambiental do Rock in Rio Amazonia Live, que estará presente nas edições do festival até 2019 em todos os países onde o evento é realizado. Com o projeto, já foram angariadas mais de 73 milhões de árvores por meio de doações.

publicidade