Música + Estilo + Comportamento

Pesquisar
Close this search box.

publicidade

Rock In Rio Lisboa 2024 prestou cuidados médicos em 1.484 pessoas

compartilhe

A Lusíadas Saúde, serviço médico oficial do Rock in Rio Lisboa 2024, prestou cuidados de saúde a 1.484 pessoas, no total dos quatro dias do evento.

No primeiro fim de semana da 10.ª edição do maior festival de música do mundo (dias 15 e 16 de junho) foram assistidos 661 visitantes e, no segundo fim de semana (dias 22 e 23 de junho), foi prestada assistência clínica a 823 pessoas.Este ano, a Lusíadas Saúde regressou ao Rock in Rio com uma resposta reforçada para incluir, pela primeira vez, cuidados de saúde psicológicos assegurados por uma equipa clínica do Hospital Lusíadas Monsanto, em linha com o mote do grupo: “Do corpo à mente, ouvimos a tua saúde”.

Rock in Rio Lisboa 20 anos!
Hospital Lusíadas Monsanto, Lisboa – Portugal

Da saúde física à saúde mental, a estreita colaboração do grupo de saúde com os parceiros de segurança do evento garantiu uma resposta ágil, eficaz e totalmente integrada às necessidades dos visitantes nos quatro dias do evento.

No primeiro dia (sábado, 15 de junho), o Hospital do Rock contabilizou 317 ocorrências e, no segundo dia (domingo, 16 de junho), foram prestados 344 cuidados de saúde.

No segundo fim de semana de evento, foram registadas no dia 22 de junho (sábado) 249 ocorrências e, no último dia do evento (domingo, 23 de junho), 574 assistências.

A maioria dos atendimentos realizaram-se nos postos fixos da unidade clínica (centro médico e posto de saúde) e os restantes foram assegurados pelas equipas móveis, estrategicamente posicionadas no Parque Tejo para responder às necessidades do público.

As cefaleias (relacionadas com a exposição solar e algum grau de desidratação), as feridas (decorrentes de quedas e calçado desadequado ao recinto), e as lesões osteoarticulares foram as ocorrências físicas diagnosticadas com maior frequência ao longo do festival.

Paralelamente, o serviço médico da Lusíadas Saúde proporcionou um apoio psicológico dedicado e personalizado junto dos festivaleiros que deste necessitaram, assegurando um ambiente tranquilo e seguro para todos.

Na 10.ª edição do Rock in Rio Lisboa 2024, a Lusíadas Saúde distribuiu 20 mil pulseiras com o número de urgência médica, facilitando a deslocação imediata dos carros de apoio e/ou ambulâncias.

O Hospital do Rock integrou uma unidade clínica outdoor constituída por 12 equipas distribuídas pelo recinto – oito equipas de suporte básico de vida e quatro dedicadas ao suporte avançado de vida.

Além disso, contou com infraestruturas de assistência fixas, incluindo um centro médico com gabinete de observação, sala de reanimação e uma área dedicada à imagiologia e, ainda, um posto de saúde que prestou assistência a situações clínicas menos complexas.

No local estiveram cerca de 200 profissionais de saúde em representação de todas as unidades Lusíadas Saúde, de norte a sul do País.

A equipa de coordenação clínica que esteve presente no Parque Tejo, ao longo da realização de todo o festival, ofereceu um elevado nível de organização e resposta, assegurando uma assistência médica rápida e eficaz a todos os visitantes, e integrou três profissionais do Grupo Lusíadas Saúde (uma médica e dois enfermeiros) – Dr.ª Sofia Lourenço, Enf.º Rui Dias e Enf.º Bruno Matos.“Participar no Rock in Rio Lisboa 2024 foi uma experiência extremamente enriquecedora. Tivemos a oportunidade de proporcionar um atendimento de saúde de elevada qualidade, tanto em questões físicas quanto psicológicas, garantindo que todos os participantes pudessem desfrutar do evento com segurança e tranquilidade. A dedicação da nossa equipa foi fundamental para que conseguíssemos responder prontamente a todas as necessidades, refletindo o compromisso do Grupo Lusíadas Saúde com o bem-estar de cada pessoa presente no festival”, salienta Sofia Lourenço, coordenadora do serviço médico do Rock in Rio Lisboa 2024

publicidade