Cenografia diferenciada e apresentação de coletivos de diferentes culturas complementam programação do festival que ocorre nos dias 18, 19, 25 e 26 de junho, em Lisboa – Portugal.
Com o tema pluralidade e um lineup carregado de grandes nomes da música mundial, o Rock in Rio Lisboa reuniu imprensa e convidados na capital portuguesa, nesta quinta-feira passada (3), para apresentar o palco “Rock Your Street”.
A cenografia totalmente repaginada e as performances de rua que abordam diferentes expressões culturais darão vida ao espaço que pretende transmitir a ideia de um mundo feito de todos e para todos.
De Fado e música eletrônica a Techno e Pop, de Jazz a ritmos tradicionais africanos, a rua mais eclética da Cidade do Rock confirmou as novas atrações que se apresentarão no festival: Sara Correia, Bombino e Jupiter & Okwess (dia 18 de junho); Magdalena Bay, Bruno Pernadas e Paulo Flores & Prodígio (dia 19 de junho); Francisco, El Hombre, Omar Souleyman e Arooj Aftab (dia 25 de junho); Titica, Johnny Hooker e Idiotape (dia 26 de junho).
“Rock Your Street é a nossa forma de desafiarmos todos a levarem esta mesma visão para as suas ruas e os seus bairros, transformando em conjunto conosco.
Podem já se preparar porque a energia e vibe desta rua é contagiante e promete não deixar ninguém indiferente”, adiantou Roberta Medina, VP Executiva do festival.
Novidades
As famosas “casinhas” do palco Rock Your Street foram repaginadas, com um visual bastante colorido e vibrantes, ricas em detalhes, mensagens e simbologias que traduzem a mesma visão de pluralidade proposta pelo festival, prometendo fazer a alegria dos instagramers.
É um espaço dedicado ao mundo, às pessoas, à sua história, ao respeito e à empatia e que celebra a riqueza que existe nas diferenças.
Além disso, o palco vai contar com apresentação de grupos e coletivos de diferentes culturas que vão intercalar os artistas principais da Rock Your Street, são eles: Bambaram & Kimbum (dia 18) com performance construída em torno do Baile da Tina, gênero musical da Guiné-Bissau; o grupo de percussão afro-brasileiro Baque do Tejo (dia 19) vai aquecer a temperatura num verdadeiro cortejo de Maracatú; a bailarina e coreógrafa Lajja Sambhavnath levará o som tradicional da Índia até a Cidade do Rock com o grupo Vislumbres da Índia no segundo fim de semana de festival (dia 25); o artista cabo-verdiano Kola San Jon vai representar o patrimônio cultural do seu país no último dia de festival (26 de junho).
Durante todos os dias de evento, antes do primeiro show, a Rock Your Street vai receber o projeto School of Rock, mostrando que nem a idade é uma fronteira numa rua onde há espaço para todos os talentos.
A 9.ª edição do Rock in Rio Lisboa está marcada para os dias 18, 19, 25 e 26 de junho de 2022, no Parque da Bela Vista.
Confira abaixo o manifesto completo do palco “Rock Your Street”:
Já viajamos muito.
Já trouxemos para a Cidade do Rock ritmos e culturas de diferentes partes do mundo.
Andámos por África, partes da Europa, Ásia e regiões das Américas.
Já nos colorimos de mil e uma cores. Já nos pintámos de diferentes etnias.
Já dançámos ao som de atabaques, metais e gaitas de foles.
Hoje, estamos mais ricos por conta dessas diferenças.
Não importa a idade, o género, a raça, o credo, a origem.
O mundo que queremos não se rotula em branco ou preto. Nem se esgota nas cores do arco-íris.
O mundo que queremos é mais. Porque é feito da soma de tudo o que somos.
Agora, é hora de abrirmos os braços para abraçar o mundo inteiro.
Um mundo plural, diverso, que vai além-fronteiras.
Um mundo que nasce da essência, da paixão, da visão e da ação de cada um de nós.
Um mundo de todos e para todos.
Respeito. Acolhimento. Empatia. Compaixão. Escolhas. Coragem. Atitude.
Bem-vindo a este mundo real, sem filtros, sem máscara, que reconhece a beleza que existe nas diferenças, que anda de mãos dadas com todas as cores e que é feito de todos os sonhos.
Este é o mundo que queremos. E você?
especial collab Lisboa by Daiane Baú