Música + Estilo + Comportamento

publicidade

Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa abre Edital do Hip-Hop

compartilhe

Realizado na plataforma Porta de Entrada, credenciamento segue até o dia 17 de fevereiro.

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, anuncia o edital de credenciamento do Mês do Hip-Hop para representantes, coletivos e artistas do movimento. O edital, que integra o pacote “São Paulo +Cultura”, anunciado na última segunda-feira (10), conta com um orçamento de R$ 3.930.000,00.

Os proponentes, pessoas físicas ou pessoas jurídicas (PJ), devem realizar a inscrição exclusivamente pela plataforma Porta de Entrada e possuem o prazo máximo até as 23h59 do dia 17 de fevereiro.

Mais de 1.200 proponentes já estão inscritos desde a abertura das inscrições.

O credenciamento visa a seleção de artistas para as categorias “Graffiti – Intervenções urbanas”, em muros, prédios, empenas, entre outros formatos; “DJ”, individual, grupo ou batalhas; “MC – Rap”, ritmo e poesia e vertentes como Freestyle, Beatbox e outros, com classificações de artista solo ou coletivos com histórico de atuação com mais de dois integrantes; “Breaking”, incluindo todas as vertentes da Street Dance (Breaking, Locking, Popping, Krump e outros), seguindo os mesmos critérios de classificação do MC – Rap; “Batalhas”, seja de Beatbox, DJs (sempre em grupo), Beatmakers, Breaking até Saraus e Slam ligados à cultura Hip Hop; e as modalidades de Apresentação (como shows, intervenção urbana, muralismo, monólogo e exposições de artes), Vivência (oficinas artísticas, palestras e debates, que instruam o público sobre os elementos) e Podcast (única em formato on-line, gravado como Podcast e transmitido na página oficial do Mês do Hip-Hop no Youtube).

As atividades são planejadas para espaços públicos administrados pela prefeitura, incluindo equipamentos culturais e logradouros da cidade, seguindo as diretrizes da Lei no 8.666/93, artigo 25, e da Lei no 13.278/2002.
 

Mais informações estão disponíveis no edital, publicado na plataforma Porta de Entrada.

Sobre o Pacote de editais “São Paulo + Cultura”
 

Na última segunda-feira (10), o prefeito de São Paulo Ricardo Nunes assinou a autorização do lançamento do pacote de editais “São Paulo +Cultura”, com o anúncio de 70 editais de fomento às diversas linguagens e manifestações artísticas em 2025, que juntas somam um montante aproximado de R$319 milhões destinadas ao setor cultural da cidade.

As inscrições em todos os editais serão realizadas pela plataforma Porta de Entrada. A ferramenta tem o objetivo de otimizar o trabalho dos gestores e garantir igualdade de oportunidades aos artistas, centralizando demandas e promovendo maior impessoalidade e eficácia processual. Ao reunir, em um único espaço, projetos, programas, cursos e editais, a plataforma facilita a busca por oportunidades, a consulta individualizada de projetos e o acesso a diversos espaços de intervenção.

Além de economizar tempo, o Porta de Entrada assegura que menos oportunidades sejam perdidas por falta de informação, permitindo que artistas de diferentes áreas e níveis de experiência tenham a mesma chance de se candidatar a projetos e eventos, contribuindo para um cenário cultural cada vez mais diversificado e inclusivo.

Sobre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa

A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMC) de São Paulo, fundada em 1935 como Departamento de Cultura e Recreação, promove a cultura e impulsiona a economia criativa da cidade. Com mais de 90 anos de atuação, valoriza a diversidade cultural, preserva patrimônios e forma profissionais para a indústria criativa. Com uma rede abrangente, a SMC administra 13 Centros Culturais, 7 Teatros Municipais, 20 Casas de Cultura, além da Casa de Cultura Cidade Ademar, que será inaugurada em 2025, 2 museus (sendo o Museu da Cidade de São Paulo – composto de 13 unidades – e o Museu das Culturas Brasileiras em fase de obras), 54 Bibliotecas de Bairro, 15 Pontos de Leitura e 15 Bosques de Leitura, 6 EMIAs (Escolas Municipais de Iniciação Artística) e 3 unidades da Rede Daora – Estúdios Criativos das Juventudes. A SMC ainda atende 104 equipamentos de cultura e CEUs por meio do PIAPI (Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância), PIÁ (Programa de Iniciação Artística) e Programa Vocacional.

publicidade