Música + Estilo + Comportamento

Evento

Shows de Souto MC e Siba Pari, batalha de rima e mais nas Fábricas de Cultura

A agenda de abril das Fábricas de Cultura ainda terá exposição que mescla pichação e cultura indígena e programação para celebrar o aniversário do distrito de Capão Redondo.


O público não pode deixar de passar nas Fábricas de Cultura – Programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis – durante o mês de abril. Confira algumas opções para se divertir nas zonas Norte e Sul da cidade, e em Osasco:
 

Zona Norte

A exposição “OÎMOMARÃ: manter-se vivo na adversidade” da artista e MC Sarah Key, atuante no movimento hip-hop e multiartista, apresenta o movimento da pichação em paralelo com o movimento indígena como ferramentas diretas de reivindicação e retomada de territórios. A artista coloca a pichação como uma forma de contestar como as grandes cidades foram construídas em cima de florestas e rios. O público poderá visitar a exposição até 27 de abril, das 9h às 18h, na Fábrica de Cultura Jaçanã. Sarah é indígena e mantém a própria grife.
 

Em abril, a atividade mensal BiblioVisita leva os frequentadores da biblioteca da Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha para a exposição “Pequenas Áfricas: o Rio que o samba inventou” em cartaz no Instituto Moreiras Salles (IMS), localizado na Avenida Paulista. Os interessados devem se inscrever na recepção da biblioteca. São 40 vagas e os participantes têm transporte e lanche. A visita será no dia 26, sexta-feira, a partir das 13h.
 

Ainda no dia 26, o público poderá aproveitar dois shows na Fábrica de Cultura Jaçanã que celebram o Dia dos Povos Indígenas (19/04). A partir das 19h, a cantora, percussionista, arte-educadora, produtora e diretora musical Siba Puri apresenta um show imperdível ao unir elementos da cultura pernambucana e jamaicana com a arte ancestral dos Puri, povo originário do sudeste brasileiro.
 

Mais tarde, às 20h, é a vez de Souto MC animar o público do Jaçanã. Desde o primeiro single em 2014, Souto abriu o próprio caminho no rap paulistano, levando de forma independente o empoderamento, característica constante do trabalho que vem realizando. Em 2019, lançou o primeiro disco intitulado “Ritual”, onde fala sobre o resgate de sua ancestralidade indígena.
 

E o hip-hop continua na Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha com a 100ª edição da Batalha de Rima na Fábrica, no sábado, 27/04, às 14h30. Os encontros mensais da Batalha buscam dar espaço para MC’s da região na pegada freestyle. Neste edição comemorativa o público poderá assistir batalhas dos manos, das minas, das monas e mais atrações convidadas.

No dia 30, terça-feira, a Fábrica de Cultura Brasilândia recebe a dançarina, coreógrafa, professora e pesquisadora de Danças Negras, tradicionais e urbanas Jô Gomes para uma Oficina de Passinho. A aula será das 19h às 21h e não é necessário se inscrever, bastando comparecer na Fábrica no horário.
 

Zona Sul

O aniversário do distrito Capão Redondo é apenas em 1º de maio, mas a Fábrica de Cultura da região vai iniciar a celebração ainda em abril. No dia 25, quinta-feira, às 19h, acontece o Fábricas de Stand Up, um show de humor pensado e desenvolvido dentro desse território da periferia da zona Sul com o intuito de levar os humoristas da comédia em pé ao encontro do público que geralmente não tem acesso aos grandes clubes de comédia.
 

Já no sábado, 27, às 16h, a diversão será na 2ª edição do Ball Isso é Baile com o coletivo Amem. O evento reúne 10 categorias inspiradas na cena de dança do Capão Redondo e honrando os movimentos, grupos e importantes artistas revolucionários da região e outras periferias do mundo. A Ball terá discotecagem ao som de Hip Hop, Funk, House Music; uma banca de júri com figuras importantes da cena kiki Ballroom; e no microfone Félix Pimenta e Zaila para conduzir o baile que traz categorias como runway, vogue femme e passinho.

Nos dias 27 e 28 de abril, das 12h às 17h, a Fábrica de Cultura Jardim São Luís recebe a Mostra de Dança Style, focado no Hip-Hop Dance e suas variadas vertentes, como urban, krumpology, hip-hop new school, com workshops e showcases de grupos da região (zona sul) e do estado de São Paulo. Também no dia 28, mas na Fábrica de Cultura Capão Redondo, acontece o Baile Nostalgia. O evento, organizado pela Cia Samba Rock Nato, vai das 18h às 21h e pretende levar para o público os antigos bailes black de São Paulo. O público terá um baile-aula nostalgia com introdução a dança do samba rock ao som de artistas como James Brown, Al Green e Beth White.
 

Região Metropolitana


E a agenda termina na Fábrica de Cultura Osasco com o tradicional Sextou na Praça, evento que recebe artistas locais para se apresentarem na praça em frente a Fábrica no fim de cada mês como uma forma de valorizar a produção artística local. No dia 26/04, sexta-feira, às 19h30, é a vez do Samba da Loba, uma roda concebida por Carol Seixas, Lua Ibelli e Mariana Brimdjam para cantar clássicos do samba, dos pagodes dos anos 1990, cantigas populares, além de algumas surpresas contemporâneas.
 

Confira a programação completa do mês no site das Fábricas de Cultura.

Gratuito

Fábrica de Cultura Brasilândia

Endereço: Avenida General Penha Brasil, 2508 | Telefone: (11) 3859-2300

OFICINA DE PASSINHOS COM JÔ GOMES

30/04, terça-feira, das 19h às 21h | Livre

Fábrica de Cultura Capão Redondo
Endereço: Rua Bacia de São Francisco, s/n | Telefone: (11) 5822-5240

FÁBRICAS DE STAND UP NO ANIVERSÁRIO DO CAPÃO

25/4, quinta-feira, das 19h às 21h | 16 anos

2ª EDIÇÃO BALL ISSO É BAILE! COM COLETIVO AMEM

27/4, sábado, 16h às 21h | 14 anos

BAILE NOSTALGIA COM CIA SAMBA ROCK NATO

28/04, domingo, das 18h às 21h | Livre
 

Fábrica de Cultura Jaçanã

Endereço: Entrada 1: Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138 | Entrada 2: Rua Albuquerque de Almeida, 360 | Telefone: (11) 2249-8010
 

EXPOSIÇÃO: OÎMOMARÃ- MANTER-SE VIVO NA ADVERSIDADE!
Até 27/4, terça a sábado, das 9h às 18h | Livre
 

SHOW COM SIBA PURI E SOUTO MC
26/4, sexta-feira, das 19h às 21h | Livre
 

Fábrica de Cultura Jardim São Luís
Endereço: Rua Antônio Ramos Rosa, 651 | Telefone: (11) 5510-5530


MOSTRA DE DANÇA STYLE
27 e 28/04, sábado e domingo, das 12h às 17h | Livre

Fábrica de Cultura Osasco

Endereço: Rua Santa Rita, s/nº, Jardim Rochdale – Osasco | Tel: (11) 3689-7600

SEXTOU NA PRAÇA, COM SAMBA DA LOBA

26/4, sexta-feira, 19h30 | Livre

Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha

Endereço: Rua Franklin do Amaral, 1575 | Telefone: (11) 2233-9270

BIBLIOVISITA: “PEQUENAS ÁFRICAS – O RIO QUE O SAMBA INVENTOU” IMS .

26/4, sexta-feira, das 13h às 17h | maiores de 14 anos | 40 vagas

100ª EDIÇÃO BATALHA DE RIMA NA FÁBRICA
27/4, sábado, das 14h30 às 17h30 | Livre

———-

Funcionamento das unidades: De terça a sexta, das 9h às 19h

Unidades Iguape e Vila Nova Cachoeirinha, das 9h às 21h.

Unidade Jaçanã, das 9h às 20h30

Unidade Osasco, das 9h às 21h (terças, quintas e sextas) e das 9h às 19h (quartas)

Sábados, das 9h às 17h

Domingos, das 12h às 17h

*Unidades Iguape e Diadema funcionam das 12h às 17h aos sábados e não abrem aos domingos.

Funcionamento das bibliotecas: de terça a sexta, das 9h às 19h.

Sábados: das 09h às 17h (conforme a programação)

Domingos: às Fábricas de Cultura funcionam no domingo somente em caso de programação cultural.

Acessibilidade: as Fábricas de Cultura Vila Nova Cachoeirinha, Brasilândia, Jaçanã, Capão Redondo, Jardim São Luís, e Diadema, oferecem rampa de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, elevador, sanitários acessíveis, piso tátil, equipamentos que permitem a leitura para pessoas com deficiência visual e motora, impressoras braille, leitor de audiobooks e acervo com mais de 191 exemplares em braille (livros e audiobooks), além de dicionário em Libras. A Fábrica de Cultura Osasco tem rampa de acesso, elevador e os recursos de acessibilidade na Bibliotech, enquanto a Fábrica de Cultura Iguape tem piso tátil nas escadas e elevador.

———–

SOBRE O PROGRAMA FÁBRICAS DE CULTURA

As Fábricas de Cultura da zona norte e sul de São Paulo, Diadema, Osasco e Iguape – Programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, e gerenciado pela Poiesis – são espaços de acesso gratuito que colaboram na ampliação do conhecimento cultural por meio de diversas atividades artísticas e formativas. Em 2024, todas as unidades gerenciadas pela Poiesis contam com o patrocínio do Instituto CCR, ViaMobilidade e do Mercado Livre, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Apoios como estes contribuem na melhor realização de atividades de formação e difusão cultural para crianças, jovens e adultos das comunidades periféricas onde as Fábricas de Cultura oferecem cursos, bibliotecas, estúdios de gravação e atrações artísticas.
 

SOBRE A POIESIS

A Poiesis é uma Organização Social de Cultura que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Compartilhe

publicidade