Música + Estilo + Comportamento

Pesquisar
Close this search box.

publicidade

Sónar 2023 reúne 120.000 participantes em Barcelona, ​​para edição de 30 anos

compartilhe

O festival reafirma seu status de evento único na interseção de arte, ciência e tecnologia e, em particular, seu papel de vitrine de talentos locais em todas as disciplinas criativas.

Comemorando seu 30º aniversário, com participantes de mais de 100 países diferentes, o festival estreou um Sónar by Day retrabalhado e atualizado, com novas áreas mais confortáveis ​​e marcado musicalmente por uma riqueza de gêneros que vão dos ritmos latinos ou africanos às formas mais radicais de experimentação, passando pelo house e pelas formas contemporâneas mais pesadas da dance music.

Da mesma forma, o Sónar+D apresentou um novo formato ‘matinal’ de sucesso, que contou com a presença de 3.500 profissionais e especialistas, fomentando a ligação entre artes, ciência e tecnologia, fomentando novas redes, e com particular enfoque nos desafios colocados pela Inteligência Artificial, entre outros temas .

As comemorações do 30º aniversário continuarão em setembro, com o festival organizando a trilha sonora do icônico ‘Piromusical de La Mercé’ de Barcelona.

A próxima edição do Sónar Barcelona acontece nos dias 13, 14 e 15 de junho de 2024.

Mais de 250 atividades aconteceram durante o Sónar 2023, incluindo shows, DJ sets, masterclasses, palestras, painéis de discussão, debates abertos, instalações e vitrines de tecnologia criativa de mais de 20 países diferentes .

O festival reuniu mais de 120 mil participantes , sendo 51 mil no Sónar by Day e 69 mil no Sónar by Night. 68% da audiência foi nacional, enquanto os restantes 32% vieram de mais de 100 países diferentes.

O Sónar 2023 testemunhou um retorno espetacular e deslumbrante aos palcos de Aphex Twin, o padrinho da música eletrônica moderna, bem como grandes shows ao vivo de BICEP ao vivo, Max Cooper 3D/AV ao vivo, Oneohtrix Point Never , Ryoji Ikeda, Eliza Rose, e Fever Ray , cujo show arrebatou o coração do público no Sónar by Night.

E, claro, também houve o aclamado show imersivo de Eric Prydz, HOLO; um show muito aguardado de Bad Gyal , retornando ao Sónar como um ícone global; uma estrela do rapper britânico Little Simz .

O Sónar já está de olho em sua 31ª edição, que acontecerá nos dias 13, 14 e 15 de junho de 2024 .

Uma pré-venda do SonarPass e do SonarPass+D (padrão e VIP) estará disponível nesta terça-feira, 20 de junho, às 12h .

O público poderá se cadastrar nesta pré-venda a partir desta noite. Mais informações em sonar.es e nas redes sociais do festival: @sonarfestival

O Sónar 2023 apresentou sets épicos de grandes nomes da dance music contemporânea , tanto no Sónar by Day com Black Coffee e The Blessed Madonna , quanto no Sónar by Night, com Peggy Gou, Honey Dijon e Solomun , aos quais se juntaram os sets de sábado de Amelie Lens e Richie Hawtin , entre outros.

A espantosa diversidade de estilos e perspectivas no cenário nacional esteve em destaque no aniversário deste ano.

Desde a estreia do show ao vivo de Merca Bae ‘2048’ , o conjunto de estreia de Kitty110 / LaBlackie / L’Beel ou KYNE apresentando seu álbum recém-lançado aos conceitos sofisticados de MANS O , as duplas de  Carles Viarnès e Alba G . Corral e Santiago Latorre & Colin Self e CLARAGUILAR dando mais um salto em sua carreira.

Esta noite vê mais talentos com novos shows de La Zowi e Samantha Hudson, além de outros ícones da Geração Z, como Oro Jondo, Rusowsky, Orslok e Parkineos .

 O impacto da Inteligência Artificial nas artes , especialmente na música e AV, tem sido o tema central das conversas durante os três dias do Sónar+D .

Kate Darling , pesquisadora do MIT Media Lab , líder mundial em ética robótica, nos deu um vislumbre do futuro das relações humano-robô em sua palestra apresentada por SEIDOR, enquanto CJ Carr , um dos maiores especialistas em IA na música, explicou como ele usa IA como ferramenta de composição.

Nos dois dias, o AI & Web3 Creatives Summit , coorganizado por Sónar+D e UPF Ventures, examinou o papel da IA ​​na música e no cinema, bem como o papel da Web3 nos setores criativos e de mídia.

A UB (Universidade de Barcelona) encerrou seu Simpósio Internacional de Paisagem Sonora, Música Avançada e IA apresentando um estudo sobre o trabalho de LEÏTI com paisagens sonoras.

Entretanto, a atividade SonarMies ‘Reprocessing… Piano + AI’ transformou o Pavilhão Mies van der Rohe num laboratório aberto num projeto co-criado pelo Sónar e a UPC (Universitat Politècnica de Catalunya) .

Com mais de 80 projetos criativo-tecnológicos de mais de 20 países, a nova Área de Projetos permitiu a descoberta de talentos locais e internacionais , além de se tornar um ponto de encontro e ágora do Sónar by Day, com o público em geral do festival podendo tocar, ouvir e interagir com videogames, novas ferramentas musicais e vários protótipos.

As comemorações do 30º aniversário do Sónar continuarão em setembro, quando o festival fará a curadoria da trilha sonora do icônico Piromusical de La Mercè de Barcelona. 

Em 2024, o Sónar volta a ter lugar em Barcelona nos dias 13, 14 e 15 de junho, depois da 3ª edição do Sónar Lisboa (22, 23 e 24 de março) e da 8ª edição do Sónar Istanbul (26 e 27 de abril).

Clicks Sonar 2023:

publicidade