Apresentações inovadoras, colaborações inéditas e os maiores nomes da cultura clubber mais uma vez transformam Barcelona na capital mundial da música, inovação e criatividade durante a Sónar Week.
- No total, mais de 60 atrações foram anunciadas hoje, incluindo novas apresentações ao vivo de Plastikman , Arca , Nathy Peluso e Overmono ; além de sets de DJ de alta voltagem de Peggy Gou , Four Tet , Honey Dijon , Vintage Culture, Mochakk, Barry Can’t Swim , Helena Hauff e Andres Campo .
- Outros destaques incluem shows audiovisuais de Eric Prydz , BICEP , Max Cooper , Daito Manabe e Cora Novoa ; além de sets consecutivos de Skrillex b2b Blawan e Arminvan Buuren b2b Indira Paganotto, e shows inéditos de Rone x (LA) HORDE com Ballet National de Marseille, Raül Refree + Niño De Elche e Dania + Mau Morgó .
- A colaboração também é o centro das atenções no Sónar 2025 , com o icônico clube britânico Printworks London retornando para assumir o SonarLab , uma colaboração inédita da atriz e Suzanne Ciani encomendada em conjunto com o The Barbican de Londres , além da continuação do projeto cooperativo TIMES com shows multidisciplinares exclusivos encomendados em conjunto com outros festivais europeus importantes .
- Em outros lugares, há mais sets ao vivo de artistas que definem a agenda, incluindo Six Sex , TETO PRETO , Lord Spikeheart , MCR-T, Maria Arnal , Yerai Cortés , Branko , Tarta Relena e Samantha Hudson , além do melhor da cultura clubber internacional representada por artistas como DJ Heartstring , Sama’ Abdulhadi , Interplanetary Criminal , Juliana Huxtable , KEBRA e muitos outros.
- O Sónar 2025 está no coração da Sónar Week. Das festas OFFSónar ao ar livre, focadas em selos, no pitoresco Poble Espanyol, ao +RAIN Film Festival (coproduzido com a Universitat Pompeu Fabra ) e concertos clássicos contemporâneos no Palau de la Música Catalana , a Sónar Week transforma Barcelona no epicentro da música eletrônica e cultura global, e um destino para artistas, profissionais e fãs do mundo todo.
- Sónar+D também retorna em 2025, refletindo sobre o papel fundamental da tecnologia , seu impacto social e seu potencial para moldar o futuro da arte , do entretenimento e de nossas vidas. O Open Call para apresentar projetos , protótipos e produtos a serem exibidos na Project Area 2025 acaba de ser anunciado: o prazo para inscrições é domingo, 22 de dezembro .
PRIMEIRA ONDA DE ARTISTAS (21/11/2024)
Sonar 2025 | 12.13.14 junho | Barcelona
Plastikman, Peggy Gou, Nathy Peluso, BICEP apresentam CHROMA AV/DJ set, ARCA, Armin van Buuren b2b Indira Paganotto, Rone x (LA)HORDE com Ballet National de Marseille apresentam ‘Room With A View’, Eric Prydz, Honey Dijon, Four Tet, Barry Can’t Swim DJ set, Skrillex b2b Blawan, Jayda G, Overmono, Atriz e Suzanne Ciani apresentam ‘Concrète Waves’, Vintage Culture, Helena Hauff, Polo & Pan, Tarta Relena apresenta ‘Éstura’, MOCHAKK, Sama’ Abdulhadi, Yerai Cortés apresenta ‘Guitarra Coral’, Six Sex, DJ HEARTSTRING, Samantha Hudson apresenta ‘Música para Muñecas’, Max Cooper apresenta ‘Lattice 3D/AV’, Maria Arnal apresenta ‘Ama’, MCR-T ao vivo, Grand River e Abul Mogard apresentam ‘In uno space immenso’, Blawan ao vivo, Fafi Abdel Nour b2b Jennifer Loveless, Branko ao vivo , Daito Manabe, KEBRA, 15 15, Hamdi, Cora Novoa apresenta ‘Ato do Diário Mental III’ AV ao vivo, Criminoso Interplanetário, Saint Abdullah, Eomac e Rebecca Salvadori apresentam ‘A Forbidden Distance’, Andres Campo, Juliana Huxtable, Raül Refree + Niño de Elche apresentam ‘cru + es’, Elkka, Chris Watson e Izabella Dłużyk presentes ‘ A Torre Branca’, ABADIR, Sara Persico e Mika Oki presentes ‘Sphaîra’, Tim Reaper, Dania + Mau Morgó apresentam ‘réplica – relíquia’, TETO PRETO, Flore b2b Peder Mannerfelt, Shapednoise & Sevi Iko Dømochevsky apresentam ‘Absurd, DJ Paca, Baldman e muitos mais.
As maiores estrelas reinventam-se no Sónar com espetáculos inéditos
Hoje anunciamos mais de 60 nomes e revelamos a nova imagem do Sónar 2025 em nosso primeiro vídeo, um balé mecânico executado por maquinário pesado .
Liderando essa primeira onda de artistas está o icônico alter ego Plastikman de Richie Hawtin, retornando para seu primeiro show desde 2014. Durante a última turnê, Hawtin se apresentou cercado por uma estrutura de LED em forma de gaiola, acionada por visuais computadorizados sincopados. Em 2025, o encontraremos preso dentro de um objeto mais maleável e orgânico, pulsando, crescendo e entrando em colapso em uma fusão embrionária de visão e som.
Recém-saída de uma vitória tripla no Grammy Latino, Nathy Peluso apresenta seu novo álbum Grasa no Sónar 2025, para seu primeiro show em espanhol do ano que vem. A artista argentina continua a ultrapassar limites, trazendo estilos de todo o continente latino-americano – do tango aos Rancheros – para um público mais amplo.
O Sónar 2025 também contará com uma série de shows audiovisuais de classe mundial , incluindo o superprodutor sueco de progressive house Eric Prydz , a dupla norte-irlandesa BICEP apresentando CHROMA , assim como os futuristas de rave do Reino Unido Overmono e a produtora espanhola Cora Novoa apresentando seu último álbum.
Por sua vez, a reverenciada artista venezuelana Arca retorna para estrear um novo show no festival que a viu se tornar uma superestrela. O compositor britânico Max Cooper combina seu próximo álbum com um show visual inovador ‘Lattice 3D/AV’ ; também foi anunciado hoje um novo show misterioso do tecnólogo e pesquisador multidisciplinar Daito Manabe , famoso por performances que preenchem a lacuna entre tecnologia de ponta e expressão humana.
Projetos interdisciplinares e colaborações inéditas
O Sónar 2025 também sediará uma série de performances interdisciplinares inigualáveis, como a espetacular ‘Room with a View’ , criada pelo influente produtor francês Rone e o coletivo (LA)HORDE junto com o Ballet National de Marseille . Com vinte dançarinos no palco, é onde a soul e a música eletrônica encontram o protesto e a dança.
Sónar e The Barbican de Londres encomendaram uma colaboração sem precedentes entre a enigmática artista experimental Actress e a “diva dos diodos”, a pioneira do sintetizador modular Suzanne Ciani , intitulada ” Concrète Waves “.
Além disso, há ainda mais colaborações exclusivas, já que Skrillex retorna ao festival mais de uma década após pousar com uma nave espacial no Sónar by Night. Desta vez, ele estará em segundo plano com o DJ e produtor de techno Blawan , para uma estreia espanhola de um set inesperado que só aconteceu duas vezes antes. O Sónar também pediu a dois artistas que nunca se apresentaram juntos para se apresentarem em segundo plano pela primeira vez no Sónar 2025: a lenda do trance holandês Armin van Buuren e a sensação do psy-techno em ascensão Indira Paganotto .
Em 2025, o Sónar também reforça seu compromisso com a cultura europeia por meio do projeto cooperativo TIMES (The Independent Movement for the Electronic Scenes), que reúne 10 festivais europeus para criar performances originais que combinam música e artes visuais. Esse mesmo compromisso é reforçado ainda mais com a continuação do AI & Music powered by S+T+ARTS , que inclui performances, palestras, masterclasses e workshops que mostram projetos artísticos, propostas criativas e pesquisas focadas nas ligações entre aprendizado de máquina e criação musical.
As estrelas da dance music estão reinventando a cultura club
Os maiores palcos do festival também contarão com um grande elenco de DJs que são verdadeiros enchedores de pista, conectando-se com grandes multidões ao redor do mundo.
Os sets de Peggy Gou e Four Tet demonstrarão por que eles ainda são o padrão ouro para a música de clube. Juntando-se a eles estão o icônico DJ e produtor de house Honey Dijon , uma dupla de jovens estrelas brasileiras revolucionárias em Vintage Culture e Mochakk , a famosa seletora de house e disco Jayda G e a rainha reinante do electro, Helena Hauff .
Também se juntando ao line-up está a estrela britânica em ascensão Barry Can’t Swim , que fará sua estreia no Sónar com um set de DJ de house music animada. Ele é acompanhado por um marco da cena espanhola, o DJ de techno Andres Campo , assim como a dupla de eurodance e trance DJ HEARTSTRING, além do produtor e colaborador do horsegiirL MCR-T (fazendo sua estreia no Sónar com um novo set ao vivo inspirado em ghetto house e trap). E dançarinos exigentes não vão querer perder sets ecléticos de Interplanetary Criminal , Juliana Huxtable , dj g2g e o artista palestino Sama’ Abdulhadi . Completando a lista está um show ao vivo de Branko , o homem que está no centro da cena eletrônica portuguesa há mais de duas décadas.
Se isso não bastasse, o Printworks retorna ao Sónar by Night, com o SonarLab x Printworks , trazendo mais uma vez a cultura e a experiência do lendário clube londrino para Barcelona, com sua configuração audiovisual e de iluminação única. Anunciaremos quem tocará neste palco especial muito em breve.
Shows e performances emocionantes com consciência social
A aclamada dupla Polo & Pan retorna ao palco em 2025 para outro show ao vivo emocionante e divertido, com seu inimitável toque retrofuturista francês. O ícone queer espanhol não-confirmista Samantha Hudson retorna ao Sónar com seu novo álbum ‘Música Para Muñecas’, inspirado no hardcore e no bakala ; enquanto o rapper argentino Six Sex funde a estética rave e o reggaeton para fazer o perreo ravetón .
Com sua obra audiovisual eletroacústica ‘réplica – relíquia’ , o músico australo-iraquiano Dania e o artista visual Mau Morgó questionam o comprometimento das instituições com a descolonização, inspirados por artefatos roubados da Mesopotâmia ainda mantidos na coleção do Museu Britânico.
KEBRA é uma artista latina multidisciplinar, ativista cultural e porta-estandarte da ” desculonización “, o nome que ela dá à sua abordagem descolonizadora, transfeminista e antirracista da cultura “perreo”. Da cabine do DJ, ela traduz sua pesquisa sobre criação de comunidade e alianças políticas diretamente para a pista de dança.
A vocalista e artista sonora experimental Sara Persico se junta ao artista visual Mika Oki para ‘Sphaîra’ , uma performance audiovisual imersiva baseada em gravações de campo feitas em um teatro abandonado de Oscar Niemeyer em Trípoli, Líbia.
Do projeto cooperativo TIMES vem o primeiro conjunto de obras encomendadas em conjunto, um par de espetáculos audiovisuais exclusivos de Saint Abdullah , Eomac e Rebecca Salvadori e Chris Watson e Izabela Dłużyk , encomendados conjuntamente por Sónar, Berlin Atonal, Semibreve e Unsound.
O mítico grupo brasileiro TETO PRETO celebra seu último álbum Fala com um set explosivo, provocativo e político, parte festa dançante multicultural e parte performance punk, enquanto o artista queniano Lord Spikeheart funde metal com rap, industrial e trance em seus sets ao vivo intensos e espetaculares.
Grand River e Abul Mogard apresentam seu trabalho colaborativo de ambiente e drone ‘ In uno spazio immenso ‘, enquanto Shapednoise e Sevi Iko Dømochevsky oferecem uma estreia mundial de ‘ Absurd Matter: Continuum’ , a mais recente evolução de seu show AV caótico e experimental.
Sónar, a plataforma para artistas locais com visão de futuro
A dupla vocal catalã Tarta Relena interpreta ‘Éstura’ , coproduzida por Sónar e pela Fira Mediterrània de Manresa em colaboração com o Departamento de Cultura da Generalitat de Catalunya, que flerta com as noções clássicas da tragédia e os mistérios do desconhecido.
O artista flamenco Yerai Cortés está à beira de grandes feitos: o guitarrista de Alicante dá o salto para o grande palco com seu cativante show ao vivo ‘Guitarra Coral’ , que reconfigura o tradicional palco flamenco com um coro de seis palmeras .
Raül Refree e Niño de Elche combinam seus talentos, explorando ‘cru+es’ (cruzes) : dicotomias que vão da vida e da morte, da dor e da alegria, ao barulho e ao silêncio. Juntando-se a eles está Maria Arnal, apresentando seu novo trabalho ‘Ama’ , desenvolvendo ainda mais seu estilo único de pop vocal ao colocá-lo em contato com disciplinas e inspirações contrastantes.
O violinista catalão ASIA continua explorando os limites da música clássica e além, enquanto o coletivo de improvisação ao vivo Ancient Pleasure apresenta os principais músicos da cena experimental underground de Barcelona.
A 32ª edição do festival inclui ainda um concerto especial no Palau de la Música Catalana, na quinta-feira, 12 de junho , com uma série de obras de Steve Reich e da compositora catalã Raquel García-Tomás interpretadas por Frames Percussion , Lluïsa Espigolé e Helena Otero Correa. .
Esses são apenas alguns dos destaques dos 66 nomes anunciados hoje , com o restante da programação musical – já notável pela profundidade e diversidade de artistas – previsto para ser anunciado no início do ano que vem.
Sónar+D 2025: como a tecnologia está impactando nossas vidas
O Sónar+D 2025 refletirá sobre o papel fundamental da tecnologia , seu impacto social e seu potencial para moldar o futuro da arte , do entretenimento e de nossas vidas . A criatividade está expandindo os limites do possível, convidando-nos a explorar um futuro onde a inovação em música, arte, cultura e identidade se entrelaçam de maneiras sem precedentes.
Durante a edição deste ano, buscamos gerar um diálogo crítico e construtivo sobre esses desenvolvimentos, buscando aproveitar as oportunidades que eles oferecem , ao mesmo tempo em que abordamos os desafios éticos, sociais e ecológicos que eles apresentam.
A programação de 2025 será estruturada em torno de quatro eixos centrais — performance, comunidade, aprendizagem e exposição — focados nas indústrias criativas, com atividades e formatos voltados para profissionais, mas também abertos ao público em geral.
E dando início à Semana Sónar na segunda-feira, 9 de junho, o Festival de Cinema +RAIN dedicado ao cinema gerado por IA e coproduzido pela Sónar e pela Universitat Pompeu Fabra retorna pelo terceiro ano consecutivo.
O ano que vem também vê o retorno da Project Area , o coração pulsante do Sónar+D, onde você poderá descobrir e interagir com tecnologia de ponta , design inovador , pensamento radical e pesquisa de ponta . O Open Call para apresentar projetos , protótipos e produtos a serem exibidos na Project Area 2025 acaba de ser anunciado: o prazo para inscrições é domingo, 22 de dezembro .
Semana Sónar: quando Barcelona se torna a capital mundial da música, inovação e criatividade
A Semana Sónar mais uma vez dá as boas-vindas ao mundo em Barcelona por uma semana inteira em junho, transformando a cidade na capital global da música , inovação e criatividade .
Além dos shows e DJ sets no Sónar by Day e Sónar by Night e das várias atividades no Sónar+D , o OFFSónar mais uma vez apresenta uma série de festas ao ar livre no Poble Espanyol, incluindo algumas das gravadoras e artistas eletrônicos mais influentes do mundo. O grupo australiano RÜFÜS DU SOL já esgotou as duas datas de abertura na terça-feira, 10 e quarta-feira, 11 de junho. Esta semana, a terceira data foi anunciada, com a dupla suíça Adriatique retornando com ‘X’ na quinta-feira, 12 de junho, após o sucesso do evento do ano passado. O restante das festas será anunciado nas próximas semanas.
Mais detalhes e atividades adicionais para a Semana Sónar 2025 serão anunciados em breve.
O SonarPass e o SonarPass+D estão disponíveis com preços exclusivos até este domingo
Tanto o SonarPass quanto o SonarPass+D – oferecendo acesso a todos os três dias e noites do Sónar 2025 – já estão à venda em sonar.es . Eles permanecerão disponíveis a um preço de abertura exclusivo até às 23:59 (CET) no domingo, 24 de novembro .
Para mais informações e ingressos, acesse sonar.es .
Apoio institucional, parceiros e patrocinadores
Sónar 2025 é uma iniciativa da Advanced Music em colaboração com o Departamento de Cultura da Generalitat de e o Ajuntament de Barcelona , com o apoio do Ministério de Cultura , do Ajuntament de L’Hospitalet de Llobregat e da Comissão Europeia S. Iniciativa +T +ARTS .
Sónar 2025 é produzido em conjunto com as seguintes entidades colaboradoras: TIMES (The Independent Movement for Electronic Scenes), Printworks , New Art Foundation , Universitat Pompeu Fabra , Palau de la Música Catalana , Fundación Mies van der Rohe , e Fundación Foto Colectania .
O principal patrocinador do Sónar 2025 é Estrella Damm . Patrocínios adicionais vêm de LACOSTE , Nissan , SEIDOR , Coca-Cola , OCB , ME by Meliá e AlphaTheta . Os ingressos estão à venda na DICE .
Sobre Sónar
Sónar é um festival pioneiro que vem defendendo a música eletrônica e a cultura digital desde sua primeira edição em 1994. Todo ano, em junho, o público vem a Barcelona para o Sónar, atraído pela programação vanguardista, formato inovador e atmosfera única do festival. Ano após ano, o Sónar reúne artistas emergentes e apresenta novas tendências da música e além.
Além de hospedar os artistas mais influentes do mundo todo, ele também atua como um campo de provas para novos projetos, colaborações e criações que constroem pontes entre música, performance e tecnologia. Desde 2013, muito desse conteúdo está sob o guarda-chuva do Sónar+D; um programa “antidisciplinar” de performances, instalações e conferências que acontecem dentro do Sónar by Day e que explora como as tecnologias emergentes e a criatividade digital estão moldando o mundo.
Após três décadas e mais de 100 edições em todo o mundo, o Sónar continua a redefinir o que um festival pode ser, removendo barreiras e criando conexões entre públicos, gêneros e disciplinas criativas.
Sobre Sónar+D
Sónar+D vai além da música, explorando os espaços compartilhados entre as indústrias criativas, a inovação e a tecnologia.
Com uma programação de três dias totalmente integrada ao Sónar by Day, é onde você encontrará palestras e painéis de discussão, performances radicais e um espaço de exposição interativo.
Um evento como nenhum outro, que oferece uma mistura única de conteúdo e formatos dentro de uma atmosfera de festival inspiradora: um lugar onde você pode interagir e trocar ideias com artistas e pensadores, bem como outros profissionais e participantes curiosos.
Sobre a Semana Sónar
A Sónar Week estende o Sónar por toda Barcelona, transformando a cidade na capital mundial da música eletrônica e da cultura digital.
Juntando-se ao Sónar by Day, Sónar by Night e Sónar+D estão o OFFSónar no Poble Espanyol, o Festival de Cinema +RAIN no Campus Poblenou da UPF, além de um concerto especial no Palau de la Música Catalana, oferecendo uma visão panorâmica do futuro da música, inovação e criatividade.