O Sónar 2023 também anuncia a renovação de formatos e espaços no Sónar by Day e no Sónar+D, que oferecerão mais serviços e comodidades para profissionais e público.
O Sónar 2023 sintetizará 30 anos de constante celebração e inovação, tanto em conteúdo quanto em formatos. Três décadas em que o Sónar ofereceu um espaço de descoberta e inspiração, servindo de espelho e plataforma para várias gerações de artistas locais e internacionais.
O Sónar apresenta hoje os primeiros 66 artistas que se apresentarão em seu 30º aniversário.
O festival, que contará com mais de 100 espetáculos ao vivo e DJ sets, dá a conhecer as primeiras estrelas que irão compor um programa eminentemente festivo e repleto, como sempre, dos sons mais inovadores e influentes do nosso tempo.
Uma leva de nomes que já permite vislumbrar o que será uma festa em grande estilo.
Nesta primeira prévia do line-up, figuras renomadas se cruzam com um novo lote de artistas de vanguarda, incluindo Bicep, Fever Ray, Peggy Gou, Solomun, Oneohtrix Point Never, Amelie Lens, Honey Dijon, Laurent Garnier, Shygirl, Richie Hawtin, The Blessed Madonna, Max Cooper, Kode9, Logic1000, Erika de Casier, Ryoji Ikeda ou Lucrecia Dalt, entre muitos outros.
O Sónar 2023 vai focar-se em todos os géneros de música eletrónica, tanto nas sonoridades mais festivas focadas na pista de dança como na exploração de novas sonoridades de vanguarda.
Enric Palau, co-diretor do Sónar, explica: “O 30º aniversário do festival terá um line-up puramente eletrônico, que quer celebrar a cultura club, a figura do DJ como veículo cultural de nosso tempo e a diversidade de sons que marcam o cenário da música eletrônica atual.
E o fará com uma ampla representação de artistas emblemáticos -nomes que cresceram junto com o Sónar ao longo dos anos e se tornaram mestres do deejaying-, e com algumas das figuras mais quentes do eletrônica de dança atual.”
O Sónar também apresenta hoje a campanha de imagem do seu 30º aniversário.
Sergio Caballero, co-diretor do Sónar, comenta: “O Sónar revisitou as campanhas de todos esses anos por meio da aplicação de Inteligência Artificial. Essa IA realizou 29 sessões de treinamento usando, em cada uma delas, uma das campanhas gráficas apresentadas ao longo da história do festival. A IA, em busca de atingir a capacidade de gerar imagens que caberiam em cada uma dessas campanhas, é treinada e gera uma infinidade de imagens de tentativa/erro. É na beleza desse erro que O Sónar encontrou a imagem gráfica do seu 30º aniversário.”
Mais uma vez, está nos lugares mais distantes do convencional onde nasceu a campanha gráfica, como acontece desde 1994. É assim que a Sónar processa 30 anos de vida desde a inovação, utilizando tecnologia inovadora em constante evolução.
Por ocasião do seu 30º aniversário, para oferecer uma experiência completamente diferente, o Sónar 2023 também anuncia novidades no Sónar by Day, com a reformulação de formatos e espaços como o seu emblemático SonarVillage by Estrella Damm.
Por sua vez, o Sónar+D 2023 será mais uma vez o evento anual imperdível para profissionais das indústrias criativas, arte, ciência e tecnologia e o espaço para troca de ideias e colaborações e cocriações nesses campos.
Em sua próxima edição, o Sónar+D oferecerá um programa especial de masterclasses, conferências, demonstrações e encontros exclusivamente para Membros Credenciados a partir das primeiras horas da manhã: quinta-feira, 15 de junho, será dedicada à inovação na música, enquanto sexta-feira, 16 de junho, será o foco sobre as inter-relações entre arte, tecnologia, ciência e sociedade.
O Sónar+D 2023 também ampliará sua área expositiva para apresentar projetos que trabalham nas áreas de vídeo, som 360º, realidades mistas -Realidade Virtual (VR) e Realidade Aumentada (AR)- e ferramentas e protótipos criativo-tecnológicos. Muito em breve será aberta uma chamada para participar dos diferentes espaços do Sónar+D, seja para expor projetos na nova área expositiva ou apresentá-los em encontros comunitários.
Um 30º aniversário com uma programação decididamente festivo
O Sónar 2023 terá a poderosa performance ao vivo de Bicep, dupla cuja concepção de dança eletrônica passou de ocupar o underground da internet a lotar estádios e se tornar um dos shows eletrônicos mais aclamados que surgiram no Reino Unido na última década .
Também se apresentarão os três maiores representantes do house e disco contemporâneos: a sul-coreana Peggy Gou e as americanas Honey Dijon e The Blessed Madonna, que estarão a cargo dos sets mais luminosos desta próxima edição.
Solomun, responsável por trazer sons de deep house e techno melódico para os maiores palcos do planeta, finalmente fará sua estreia no Sónar.
E Amelie Lens vai mais uma vez agitar o SonarClub com seu techno ácido e acelerado. Um compromisso com as maiores figuras da cena que se completa com dois fiéis amigos do festival que não podiam faltar ao 30º aniversário: Laurent Garnier e Richie Hawtin.
Os sons mais ousados da vanguarda sempre tiveram lugar no Sónar, convivendo com a pista de dança. A vocalista Fever Ray -também conhecida por fazer parte da dupla The Knife- retorna ao festival mais de 10 anos depois para apresentar seu novo projeto no Sónar by Night.
Sua influência pode ser sentida na música e na estética das catalãs Marina Herlop e CLARAGUILAR, que já preparam shows inéditos para a ocasião.
Três artistas cult também estão retornando ao Sónar para comemorar o aniversário: o versátil produtor Oneohtrix Point Never, o geneticista que virou músico Max Cooper e o lendário artista visual e sonoro japonês Ryoji Ikeda.
O designer de som avançado Koreless, conhecido por suas estruturas de música clássica e abordagem de baixo do Reino Unido, continuará a confundir as linhas entre dança e música clássica contemporânea com seu show ao vivo.
Haverá também uniões audiovisuais do compositor e pianista Carles Viarnès e da artista plástica Alba G.
Corral, além da dupla barcelonesa Desert, que colaborará com o estúdio criativo Hamill Industries. Outra colaboração experimental será a de Santiago Latorre & Colin Self, que apresentarão o projeto Architecture of Friendship.
O show de Grove, 700 Bliss e Kode9 ‘Escapology’ oferecerá altas doses de radicalismo, tanto sonora quanto politicamente. Lucrecia Dalt chegará com seu novo show ao vivo ‘¡Ay!’ para Barcelona, reimaginando a música que a acompanhou durante sua infância na Colômbia.
E visões alternativas do pop virão das mãos de cantores e compositores como Erika de Casier, Perera Elsewhere e Crystal Murray.
O Sónar sempre deu espaço para a club music global. Assim, em 2023, a diversidade e a novidade estarão presentes através do frescor de Logic1000, a selva rejuvenescida de SHERELLE x Kode9, as lendas do ballroom house MikeQ e drum ‘n’ bass DJ Marky & MC GQ e outras figuras. clube como Nick León, Manuka Honey e Dinamarca. Com eles também estarão as talentosas selecionadoras CC:DISCO!, Eliza Rose e Carista; outros nomes multidisciplinares como JOVENDELAPERLA e Baba Sy; o banner EZ do DJ de garagem do Reino Unido; a música sem fronteiras da tunisiana Deena Abdelwahed; os ritmos pesados de Omagoqa; e conjuntos de DJ multigênero de Anz, Ahadadream e Aquarian.
O formato back-to-back terá mais uma vez uma presença importante no festival com uma série de duplas excepcionais no estande: a conexão Barcelona-Berlim em techno colorido de ISabella b2b Roza Terenzi, o sindicato brasileiro BADSISTA b2b Cashu, o psicodélico ao amanhecer por Call Super b2b Sedef Adasi, a banda feminina de Granada B2BBS e dois ícones da rádio britânica como Bradley Zero b2b Moxie.
A música do clube em 2023 também é apresentada com apresentações ao vivo. A provocativa rapper britânica Shygirl, a brincalhona e nada convencional Charlotte Adigéry & Bolis Pupul, Albany com sua sentimental proposta de armadilha, o superprodutor de Salamanca Merca Bae com seu novo show ‘2048’ e a masterclass psicodélica de Wata Igarashi compõem uma lista eclética de Performances ao vivo.
Sónar vai começar a celebrar o seu 30º aniversário em Lisboa e Istambul
Depois de celebrar mais de uma centena de festivais em 35 cidades de todo o mundo nas últimas três décadas, o Sónar vai continuar a sua digressão internacional em 2023. A celebração do 30º aniversário vai começar com a 2ª edição do Sónar Lisboa no coração da capital portuguesa no portas da Semana Santa, nos dias 31 de março, 1 e 2 de abril. Continua nos dias 28 e 29 de abril com a 7ª edição do Sónar Istambul, que contará com nomes internacionais como Max Cooper, ANNA, Richie Hawtin, Sofia Kourtesis, VTSS, Blawan e TSHA, entre outros, além de uma ampla representação de a cena turca Por fim, culminará com a grande celebração da 30ª edição do Sónar Barcelona, nos dias 15, 16 e 17 de junho.
Mais informações e ingressos à venda
Até este domingo, 4 de dezembro, às 23h59 (CET), as Assinaturas, Assinaturas VIP e Credenciamentos para o Sónar Barcelona 2023 estarão à venda por um preço especial, que pode ser adquirido aqui via DICE.
Já na segunda-feira, 5 de dezembro, eles serão vendidos pelo preço normal.