Music:Response abre no THE CUBE, uma colaboração entre a Casa Batlló e Sónar que reúne música eletrônica e arte digital em um espaço audiovisual de 360° no icônico edifício Gaudi.
- THE CUBE será lançado em 24 de maio com a estreia mundial de Music:Response, uma instalação audiovisual experimental de The Chemical Brothers e Smith & Lyall (criadores dos visuais ao vivo de The Chemical Brothers).
- Music:Response traz uma nova dimensão ao universo criativo que evoluiu a partir da colaboração entre The Chemical Brothers e os artistas Smith & Lyall. Apresenta uma trilha sonora exclusiva de música retrabalhada com visuais caleidoscópicos de 360º especialmente encomendados.
A Casa Batlló e o Sónar, duas das principais instituições culturais de Barcelona, estão se unindo para oferecer experiências inovadoras de música e artes visuais de artistas de renome internacional com THE CUBE.
THE CUBE, um espaço audiovisual líder mundial localizado no subsolo do icônico edifício Gaudí em Barcelona, começa em 24 de maio com a estreia mundial de Music:Response, uma emocionante instalação audiovisual com música retrabalhada por The Chemical Brothers, e visuais caleidoscópicos de Smith & Lyall.
Com THE CUBE, Sónar e Casa Batlló oferecem uma nova narrativa para experiências audiovisuais, construída com pixels, áudio de alta qualidade e contribuições dos principais artistas, criadores e engenheiros. Mais do que um local: é uma tela em branco para a criatividade que permite aos participantes serem transportados para o coração da música.
Gary Gautier, CEO da Casa Batlló, acrescenta: “Temos o cenário perfeito para fazer brilhar o universo de qualquer artista. Um espaço audiovisual líder mundial onde os artistas podem intervir com total liberdade criativa. É a tela perfeita para qualquer criador e, nela, The Chemical Brothers e Smith & Lyall criaram uma experiência audiovisual que irá encantar mais do que apenas seus fãs”.
As artes visuais e a música unem-se nesta colaboração que combina a curadoria musical do Sónar e o museu vivo da Casa Batlló, um monumento que nos últimos anos alcançou um público totalmente novo através do seu compromisso com a inovação e a arte digital.
Sobre a colaboração, Enric Palau, cofundador e diretor artístico do Sónar acrescenta: “O universo criativo que The Chemical Brothers e Smith & Lyall apresentam para apresentações ao vivo, muitas das quais foram apresentadas no Sónar ao longo dos anos, é incomparável, e Sónar está entusiasmado por poder ajudar a levar sua visão inovadora a um público totalmente novo com esta colaboração.”
Esta obra de arte apresenta personagens icônicos e visuais abstratos feitos em reação ao espaço THE CUBE que brincam com sentimentos de tensão e liberação. Inspirado na tradição da ‘Música Visual’, oferece uma experiência visceral e sinestésica que permite aos visitantes sentir o poder transformador e libertador da música.
Smith & Lyall acrescentam: “Estamos muito satisfeitos por estrear Music:Response na Casa Batlló porque Gaudí ilustra a liberdade de expressão a que aspiramos. Gaudí criou mundos de fantasia com os seus edifícios, com regras e lógicas próprias.
São ambientes imersivos nos quais você tem a sensação de estar fora do mundo normal, uma fuga da realidade para o sublime.
O universo dos Chemical Brothers compartilha esse mesmo espírito e também se tornou um mundo independente”.
Smith & Lyall, em conversa no Sónar+D
Na sexta-feira, 14 de junho, os artistas discutirão seu trabalho em Music:Response e os visuais emocionantes criados para o show ao vivo do Chemical Brothers ao longo dos anos no palco SonarAgora no Sónar by Day. Mais informações sobre a palestra e a programação mais ampla do Sónar 2024 podem ser encontradas aqui
NFORMAÇÕES PRÁTICAS
Título : Música:
Artistas de Resposta : The Chemical Brothers e Smith & Lyall
Duração : 13 min.
Formato : Instalação vídeo de 6 canais com áudio estéreo
Datas : De 24 de maio a 31 de julho
Horário : Todos os dias, a partir das 21h00
Preços : A partir de 15€.
Ingressos : À venda em casabatllo.cat . Capacidade limitada.
Créditos
Som de The Chemical Brothers (Tom Rowlands e Ed Simons)
Visão de Smith & Lyall (Adam Smith e Marcus Lyall)
Biografia do Artista The Chemical Brothers Os Chemical Brothers são Tom Rowlands e Ed Simons.
Durante três décadas, definiram a vanguarda da música de dança eletrónica, tanto nos seus discos multi-platina, como nos seus elogiados espetáculos alucinógenos ao vivo, que tocaram para milhões de pessoas em festivais e arenas em todo o mundo.
O catálogo de hinos da banda – incluindo faixas como ‘Galvanize’, ‘Go’, ‘Got To Keep On’ e ‘Hey Boy Hey Girl’ – ganhou vários Grammy e Brit Awards e alcançou mais de 13 milhões de álbuns vendidos em todo o mundo, incluindo cinco no Reino Unido. número um.
O álbum entre os dez primeiros de 2023, ‘For That Beautiful Feeling’, recebeu aclamação da crítica global e foi indicado para mais um Grammy de Álbum Dance e Eletrônico do Ano. O álbum foi seguido por shows esgotados em arenas e festivais de Londres a Tóquio e pelo livro que definiu a carreira ‘Paused in Cosmic Reflection’ com colaboradores das últimas três décadas, incluindo Noel Gallagher, Aurora, Wayne Coyne, Beth Orton, Beck, Michel Gondry e muitos mais.
“ Em seu décimo álbum, The Chemical Brothers continua sendo o melhor do ramo. ” NME IG : @thechemicalbrothers
Smith & Lyall Smith & Lyall (Adam Smith e Marcus Lyall) são os diretores visuais do icônico show ao vivo do The Chemical Brothers. Nessa função, esses dois artistas supervisionam criativamente todos os aspectos visuais da experiência ao vivo do Chemical Brothers. Eles trabalham ao lado de seus colaboradores de longa data, artistas, figurinistas, editores, animadores, programadores de iluminação e diretores técnicos para criar os visuais, projetar a iluminação, adereços de palco e efeitos físicos para o show. Smith & Lyall começaram a criar ‘visuais’ por volta de 1989, depois de se envolverem na cena de festas em armazéns de Londres. Enquanto estavam na escola de arte, eles foram atraídos por um movimento rave florescente, criando shows de projeção em múltiplas camadas usando slides, cine e retroprojetores.
Os primeiros experimentos foram fortemente influenciados pelos shows de luzes psicodélicas da Costa Oeste, shows audiovisuais dos anos 70, produção de filmes não objetivos e ‘Música Visual’. Esses shows foram realizados em clubes, shows, festas e raves, de diversos gêneros musicais e níveis de legalidade. A educação na escola de arte foi gradualmente ficando em segundo plano à medida que os shows se tornavam mais elaborados e eles começaram a colaborar com bandas e turnês.
Fora da Smith & Lyall, Adam Smith começou a colaborar com os The Chemical Brothers em seus primeiros shows ao vivo em 1994 e tem trabalhado com eles desde então. Além desta colaboração de longa data, Smith é um premiado cineasta e artista visual. Seus créditos de direção incluem longas-metragens marcantes, dramas de TV, documentários, videoclipes e visuais de shows para bandas como U2, The Rolling Stones e The Streets.
Marcus Lyall é um artista visual que cria instalações de arte pública em grande escala usando luz, som e imagem em movimento. Ele dirigiu conteúdo de vídeo de forma criativa para algumas das maiores turnês musicais do mundo, incluindo Metallica, The Rolling Stones, Bon Jovi e U2.
Smith e Lyall trabalham juntos no show ao vivo do Chemical Brothers desde 2009.
Instagram: @smithandlyall
Sobre Sónar
O Sónar é um festival pioneiro que defende a música eletrónica e a cultura digital desde a sua primeira edição em 1994. Todos os anos, em junho, o público vem a Barcelona para o Sónar, atraído pela programação inovadora, formato inovador e atmosfera única do festival. Ano após ano, o Sónar reúne artistas emergentes e apresenta novas tendências da música e muito mais.
Além de acolher os artistas mais influentes de todo o mundo, também funciona como campo de provas para novos projetos, colaborações e criações que constroem pontes entre música, performance e tecnologia. Desde 2013, grande parte desse conteúdo está sob a égide do Sónar+D; um programa ‘antidisciplinar’ de performances, instalações e conferências que acontece no Sónar by Day que explora como as tecnologias emergentes e a criatividade digital estão moldando o mundo.
Depois de três décadas e mais de 100 edições em todo o mundo, o Sónar continua a redefinir o que um festival pode ser, eliminando barreiras e estabelecendo ligações entre públicos, géneros e disciplinas criativas.
Sobre a Casa Batlló A Casa Batlló é uma das obras-primas de Antoni Gaudí, Patrimônio Mundial da UNESCO desde 2005, um ícone do Modernismo e de Barcelona. Com mais de 1 milhão de visitantes por ano, oferece experiências culturais inovadoras com um objetivo: fazer as pessoas felizes através da arte. A sua visita cultural, vencedora de inúmeros prémios internacionais, é uma proposta museográfica pioneira que combina um restauro exemplar com inúmeras inovações tecnológicas que amplificam a magia de Gaudí. Salas imersivas, Realidade Aumentada e instalações efémeras são alguns dos ingredientes desta experiência. A Casa Batlló está comprometida com o desenvolvimento sustentável e desde 2019 possui o selo Biosfera, uma certificação de sustentabilidade reconhecida internacionalmente que endossa boas práticas relacionadas à Agenda 2030 e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Destaca-se o compromisso social da Casa Batlló com a inclusão laboral de pessoas neurodivergentes (autismo, dispraxia, TDH, etc.), sendo o primeiro Patrimônio Mundial a nível internacional a contar com uma equipe de 60 pessoas neurodivergentes para atender os visitantes, graças à colaboração com a organização Specialisterne.