Hoje são revelados os primeiros nomes da terceira edição do Sónar Lisboa , que acontece em Lisboa nos dias 22, 23 e 24 de março de 2024 .
Entre os shows anunciados hoje estão DJs de classe mundial de 2manydjs convidados Éclair Fifi & Erol Alkan, Bonobo, Eliza Rose e CC:DISCO! , além de performances ao vivo impressionantes de Sevdaliza, Oneohtrix Point Never, TOMMY CASH, Shygirl apresenta ‘Club Shy’ e Tiga & Hudson Mohawke apresentam ‘Love Minus Zero’ .
Este primeiro anúncio inclui um set inédito da dupla belga 2manydjs com os convidados especiais Éclair Fifi e Erol Alkan ; além de DJs cheios de grandes artistas internacionais como Bonobo, Eliza Rose e CC:DISCO! ; e performances ao vivo que desafiam o gênero de Sevdaliza, Oneohtrix Point Never, TOMMY CASH, Shygirl apresenta ‘Club Shy’, Tiga & Hudson Mohawke apresentam ‘Love Minus Zero’ e Wata Igarashi , entre outros.
O foco do Sónar nas cenas locais também se reflete, com um quarteto de artistas de Portugal anunciado hoje: Chima Isaaro, Moullinex △ GPU Panic, Supa b2b Ghetthoven e XEXA .
Estes são apenas os primeiros nomes entre as dezenas de espectáculos que vão lotar o Parque Eduardo VII no próximo mês de Março 2024: muito em breve serão anunciados muitos mais artistas .
O Sónar by Day voltará a contar com palcos indoor e outdoor no Pavilhão Carlos Lopes , bem como uma programação completa do Sónar+D . Este ano, o Sónar by Night estará inteiramente concentrado no Pavilhão Carlos Lopes para duas noites de música ininterrupta.
O Sónar Lisboa 2024 servirá também de antevisão do Sónar 2024 , oferecendo um primeiro olhar sobre alguns dos artistas e espectáculos exclusivos que irão aparecer em Barcelona nos dias 13, 14 e 15 de Junho de 2024 . Em breve mais novidades sobre a programação do Sónar 2024 .
Mais informações e bilhetes em sonarlisboa.pt e sonar.es
O Sónar Lisboa abrirá a temporada de festivais na Europa em 2024
O Sónar Lisboaregressa ao coração da capital portuguesa para a sua3ª edição. Nosdias 22, 23 e 24 de março de 2024, o Parque Eduardo VIIvolta a acolher dois dias e duas noites de música, criatividade e tecnologia.
Mais uma vez, o Sónar Lisboa 2024 contará com os programas Sónar by Day(23 e 24 de março) eSónar by NightO Pavilhão Carlos Lopes voltará a acolher uma mistura de palcos interiores e exteriores para o Sónar by Day, e haverá também umaprogramação completa do Sónar+D, aberta a todos os portadores de bilhetes do Sónar by Day e Full Festival Pass.
Mais detalhes serão anunciados brevemente.
Este ano 2024, o Sónar by Night concentra-se inteiramente no palco interior do Pavilhão Carlos Lopes, commúsica ininterrupta durante toda a noite, do anoitecer à madrugada.
No seguimento de uma sessão épica no Sónar 2023, a dupla belga2manydjsserá a atração principal do Sónar Lisboa 2024 com outro set inédito e inédito, desta vez partilhando o stand com uma dupla de coloridos e ecléticos DJs do Reino Unido,Éclair Fifie o robusto londrinoErol Alkan.
A eles se junta na programação outro amigo de longa data de Sónar,Bonobo, que explorará sua ampla gama de influências – do afrobeat e drum’n’bass ao hip-hop e house – durante um extenso DJ set.
O Sónar Lisboa 2024 receberá também um trio de artistas femininas que misturam club music com tendências pop.
O artista holandês-iranianoSevdalizaapresentará um set ao vivo que desafia o gênero, misturando sons experimentais com trip-hop e r&b.
Outra estrela do crossover, a compositora britânica Shygirl, traz o seu novo concept show ‘Club Shy‘ à capital portuguesa, traduzindo as suas faixas provocantes e ternas para a pista de dança. Eles se juntaram à artista emergente de 2023,Eliza Rose, que mostrará seu profundo conhecimento de garage e house do Reino Unido durante um eufórico set de DJ.
A vibrante cena local de Portugal estará fortemente representada no Sónar by Day e no Sónar by Night. Um dos segredos mais bem guardados de Lisboa, o escavador e seleccionadorChima Isaaro, é hoje acompanhado por dois potentes actuações locais ao vivo.
As paisagens sonoras do quarto mundo da XEXAbaseiam-se tanto no afrofuturismo como na sua própria herança são-tomense, enquantoMoullinex△GPUPanicoferecem uma mistura de música eletrônica arejada e synthpop sonhador. A fechar o anúncio de hoje está um back-to-back da dupla multidisciplinar portuense Supa e Ghetthoven . Haverá muitos mais artistas locais – emergentes e estabelecidos – anunciados em breve.
A programação deste ano contará com uma forte dose de música profunda e transportadora voltada para a pista de dança, com Laura BCR , aficionada pelo deep techno , e um set ao vivo do maestro japonês do techno psicodélico Wata Igarashi , que iluminou o Sónar by Night em Barcelona em junho passado.
Também se juntam ao cartaz dois artistas de culto: o produtor norte-americano Oneohtrix Point Never , que trará ao palco do Sónar Lisboa o seu mais recente álbum Again , explorando a relação intensa que a música tem com o seu próprio passado; e o sempre imprevisível artista de hip-hop estoniano e ícone da contracultura TOMMY CASH .
Explorando da mesma forma a relação entre passado, presente e futuro, o projeto AV colaborativo ao vivo de Hudson Mohawke e Tiga , Love Minus Zero, reconfigura o conceito de rave para um público do século XXI.
Vindo da Colômbia via Manchester, os DJ sets de Florentino misturam ritmos latinos com música do baixo britânico e do continuum hardcore.
Outras abordagens novas e híbridas da música club virão do seletor de gênero fluido de Berlim, DJ Gigola , e do agitador de drum’n’bass do Reino Unido, de inspiração punk, Grove .
Depois de deslumbrar no Sónar by Night em Barcelona no início deste ano, o selector australiano CC:DISCO! tocará um set de boas-vindas: expect, disco, boogie, house, funk e muito mais.
O nome final anunciado hoje é o da produtora em ascensão Mona Yim , que tocará em um DJ set que mistura tech-house, hiperpop e 2-step.
Estes são apenas os primeiros nomes a serem anunciados de um cartaz que contará com dezenas de nomes, desde talentos portugueses emergentes e ícones underground , até headliners internacionais consagrados e artistas experimentais . Mais artistas serão anunciados em breve, bem como detalhes adicionais sobre os locais e a programação do Sónar+D .
Bilhetes e mais informações
Os Full Festival Passes e VIP Full Festival Passes – que dão acesso a todo o festival, incluindo o Sónar+D – já estão disponíveis em sonarlisboa.pt .
Com a terceira edição em Lisboa, o Sónar continua a reforçar a sua relação com a cidade, que já se consolida no calendário anual do festival. Depois desta edição na capital portuguesa, o Sónar regressa também a Istambul e ao Centro de Artes Performativas Zorlu PSM nos dias 26 e 27 de abril, pelo oitavo ano consecutivo. Até o momento, o Sónar organizou mais de 100 festivais em 35 cidades ao redor do mundo .
Muito em breve será anunciado o primeiro alinhamento do Sónar 2024 em Barcelona , nas datas de 13, 14 e 15 de junho de 2024 . No total, serão mais de 100 apresentações. Mais informações em sonar.es .
SÓNAR LISBOA 2024 – ANÚNCIO DO 1º LINEUP
2manydjs convidam Éclair Fifi & Erol Alkan | Sevdaliza (IR/NL) | Shygirl apresenta ‘Club Shy’ (Reino Unido) | Oneohtrix Point Nunca (EUA) | Conjunto de DJ Bonobo (Reino Unido) | Tiga e Hudson Mohawke apresentam ‘Love Minus Zero’ (CA/GB-SCT) | Eliza Rose (Reino Unido) | TOMMY CASH (EE) | Wata Igarashi ao vivo (JP) | Chima Isaaro (PT) | Moullinex △ GPU Panic (PT) | CC:Discoteca! (UA) | Florentino (CO/Reino Unido) | DJ Gigola (DE) | Bosque (Reino Unido) | XEXA (PT) | Laura BCR (FR) | Mona Yim (DE) | Supa b2b Ghetthoven (PT)
Instituições, parceiros e patrocinadores
O Sónar Lisboa 2024 é uma iniciativa da Pixel Harmony e Advanced Music , patrocinada por Estrella Damm e Carhartt WIP . A DICE é a parceira de bilheteria do festival.
O que é Sónar?
O Sónar é um festival pioneiro que reflecte a evolução e expansão da música electrónica e da cultura digital desde a sua primeira edição em 1994. Todos os anos, o Sónar transforma Barcelona num ponto focal para amantes da música, artistas e profissionais de todo o mundo, atraídos pelas múltiplas palcos e locais da Fira Barcelona pelo conteúdo inovador, formato e atmosfera comemorativa do festival.
Fiel ao seu nome, o Sónar acompanha e amplifica o panorama musical presente e futuro, acolhendo as criações artísticas mais influentes do momento atual e proporcionando uma plataforma para artistas de todo o mundo. Ao fazê-lo, serve como campo de provas para tendências novas e emergentes na intersecção da performance, música, ciência, tecnologia da informação e muito mais.
Sónar pelo mundo
Nas últimas três décadas, o Sónar realizou mais de 100 festivais em 35 cidades de 23 países, espalhados por quatro continentes.
Londres (2002-2005/2009-2011) / Neuchatel (2002) / Hamburgo (2002-2006) / Tóquio (2002, 2004, 2006, 2011-2013) / Roma (2003) / São Paulo (2004, 2012 e 2015) / Lyon (2004) / Guadalajara (2004) / Buenos Aires (2006, 2015-2018) / Seul (2006) / Frankfurt (2007) / Washington (2009) / Nova York (2009) / A Coroa (2010-2011) / Chicago (2010 e 2012) / Cidade do Cabo (2012 e 2014) / Toronto (2012) / Denver (2012) / Oakland (2012) / Boston (2012) / Montreal (2012) / Los Angeles (2012) / Osaka (2013) / Joanesburgo (2014) / Reykjavik (2013-2018) / Copenhague (2015) / Estocolmo (2014-2016) / Santiago do Chile (2015) / Bogotá (2015-2018) / Hong Kong (2017-2019) / Cidade do México ( 2018 e 2019) / Atenas (2019) / Istambul (2017-2024) / Lisboa (2022-2024).