O Sónar apresenta a cena musical catalã em colaboração com o ICEC – Instituto Catalão de Empresas Culturais, que promove a criatividade artística e a produção da Catalunha, apoiando a criatividade catalã em todo o mundo.
Uma visão geral dos artistas catalães que se apresentam na edição 2022 do Festival Sónar: de María Arna i Marcel Bagés a Morad e MBODJ, descubra abaixo a lista completa de artistas da Catalunha.
1. ANNA e Maotik A/V show
Sexta-feira, 17 de junho
06:00 – 07:30 | Sónar à Noite – SonarClub
DJ e produtor, ANNA é um brasileiro formado nas linhas de baixo acid e nas batidas do clássico Detroit, e com um apreço pelo lado mais obscuro do techno europeu. Um set de ANNA mantém você dançando até as luzes se acenderem.
2. Arca
sábado, 18 de junho
23:25 – 00:25 | Sónar by Night – SonarPub by Thunder Bitch
Arca é um dos talentos musicais mais transformadores do mundo. Desde que rompeu com seus EPs ‘Stretch 1’ e ‘Stretch 2’ de 2012, ela criou um corpo de trabalho sem precedentes com base em música de clube, ruído experimental e a tradição de baladas de sua Venezuela natal, enquanto vai além da música para abranger performance, visual arte e tecnologia.
3. AWWZ
quinta-feira, 16 de junho
14:30 – 16:00 | Sónar by Day – SonarVillage by Estrella Damm
A AWWZ catalã tornou-se um dos porta-estandartes da música urbana nas pistas de dança dos clubes, sendo pioneira no que ela chama de “shower music”, um estilo expressivo e sensual de música que engloba gêneros como rap, r&b ou até dub.
4. b1n0 A/V ao vivo
quinta-feira, 16 de junho
14:30 – 15:30 | Sónar por Dia – SonarHall
A delicada eletrônica do b1n0 tem um toque caseiro. Tecendo falhas, pulsos, crepitações e linhas de baixo brilhantes, a dupla catalã muitas vezes soa mais como artesãos do que “produtores”.
5. Johnston
Sexta-feira, 17 de junho
22:40 – 23:50 | Sónar à Noite – SonarClub
Levando o nome artístico do músico cult Daniel Johnston, Pere Martí é um verdadeiro DJ de DJs, os moradores de Barcelona já sabem que vale a pena chegar cedo para ouvi-lo aquecer a multidão no Razzmatazz em qualquer fim de semana, com um típico uma mistura sensual e trippy de registros que abrangem o robo-erótico da discoteca Italo, o electro ao estilo de Roterdã e o ácido sensual.
6. El Bobé
Sexta-feira, 17 de junho
17:10 – 18:00 | Sónar by Day – SonarPark by DICE
O jovem rapper (ainda com apenas 19 anos) mistura broca – os sons sombrios e turvos de “Ronaldinho” e “Aventador” – com produções mais leves e com influências afro – seu hit de sucesso, a arejada e sentida “Ella” – e um líquido prateado -fluxo linguístico que transborda sílabas e envolve metáforas de rua.
7. ETM
sábado, 18 de junho
22:00 – 23:10 | Sónar by Night – SonarPub by Thunder Bitch
O reggaeton e o trance dos anos 90 podem parecer mundos à parte, mas o choque de gêneros é exatamente o que mantém as coisas interessantes. Assim é para este jovem produtor baseado em Barcelona, que tem influências gêmeas de trap e clássicos da Eurodance como Alice Deejay, se misturam em seu próprio trabalho inimitável.
8. Gela
quinta-feira, 16 de junho
13:00 – 14:30 e 20:15 – 20:40 | Sónar by Day – SonarVillage by
Estrella Damm
Dos estilos old-skool aos sons espaciais ou mesmo brasileiros, sua paleta de influências é ampla e tende para o campo esquerdo, com um passaporte repleto de carimbos de clubes de todo o mundo.
9. Indústrias Hamill e Kiani del Valle
sábado, 18 de junho
18:15 – 19:00 | Sónar por Dia – SonarComplex
Em outubro de 2021, o estúdio criativo Hamill Industries, a dançarina e coreógrafa Kiani Del Valle e os pesquisadores Stefano Rosso, Martí de Castro e Javier Ruiz da UPC (Universitat Politècnica de Catalunya) apresentaram “Engendered Otherness – A symbiotic AI dance ensemble” na S+T +ARTS AI e Festival de Música. Uma experiência coreográfica audiovisual única.
10. IHHH & Desilence Live A/V
Sexta-feira, 17 de junho
14:00 – 14:45 | Sónar por Dia – SonarComplex
“A música é o espaço entre as notas”, ou assim disse Claude Debussy (ou Miles Davis, dependendo de quem você ouve). Um dogma ao qual o músico de Barcelona Carlos Falanga, que grava e se apresenta como IHHH, provavelmente aderiria. Em seu álbum mais recente, “Consequences of Absence Of Light”, ele abre buracos em uma peça de piano solo, rasgando o tecido da música com cortes de falha e distorção. No Sónar 2022, ele recriará o disco ao vivo, ao lado do pianista Toni Saigi e dos artistas visuais digitais Desilence.
11. Ivy Barkakati
Sexta-feira, 17 de junho
13:00 – 14:30 e 21:00 – 21:30 | Sónar by Day – SonarVillage by
Estrella Damm
Americana de nascimento, mas adotada por Barcelona, onde se tornou uma das DJs mais confiáveis e versáteis da cena local. Produtora e vocalista, além de DJ, Ivy lançou sua própria música em gravadoras como Butter Sessions e Planet Trip.
12. Suculento Bae
Sexta-feira, 17 de junho
16:15 – 17:00 | Sónar by Day – SonarPark by DICE
Os adjetivos usados para descrever o trap global – romântico, emocionalmente cru, não filtrado – são os mesmos que já foram usados em referência ao flamenco. Juicy Bae faz música que une os pontos entre o flamenco que cresceu ouvindo em Sevilha e a cena do trap espanhol. A jovem de 24 anos usa seu coração na manga como a lenda do flamenco andaluz Camarón, mas sabe montar uma batida como A$AP Rocky.
13. Luciente
sábado, 18 de junho
21:30 – 22:20 | Sónar à Noite – SonarClub
Um DJ multitalentoso com um conhecimento enciclopédico de dance music, em qualquer noite, Lucient pode alcançar o cintilante IDM ou o pôr do sol Balearic, ou talvez você o pegue no clima de house clássico misturado com sons globais e ambiente cintilante. E se ele estiver jogando uma de suas sessões de maratona de 12 horas no LAUT de Barcelona, você terá todos os itens acima… e muito mais.
14. Maria Arnal e Marcel Bagés
sábado, 18 de junho
18h30 – 19h30 | Sónar por Dia – SonarHall
Coroado pela crítica como um dos melhores álbuns de 2021, Clamor fez de Maria Arnal e Marcel Bagés um dos nomes-chave para entender o presente e o futuro da música na Catalunha. Hiperutopia é uma viagem cósmica pelo universo Clamor, criada especialmente para o Sónar 2022. Uma encenação pesada e atmosférica do álbum em que as músicas se expandem para incorporar uma tempestade de coros humanos e sons geológicos.
15. MBODJ
sábado, 18 de junho
21:30 – 22:30 | Sónar by Night – SonarLab by Resident Advisor
Jookloo fez um nome em Barcelona com festas que exploram uma visão radicalmente diferente da música africana, que é corajosa e densa, sem sacrificar uma gota de energia. Como MBODJ, Dieng não tem medo de explorar sons mais pesados e agressivos de todo o espectro, misturados com percussão e texturas desconhecidas.
16. MIRET (AO VIVO)
Sexta-feira, 17 de junho
14:30 – 16:00 | Sónar by Day – SonarVillage by Estrella Damm
Ouvir a música downtempo de Miret é como percorrer uma estranha nova paisagem, criada por seus sintetizadores analógicos e os punhados de samples que ele coletou durante suas viagens. É um lugar também inspirado na fértil imaginação do artista nascido no México, que vive e trabalha em Barcelona, montando seu som global ‘nômade’ a partir de diferentes ritmos.
17. Morada
sábado, 18 de junho
17:50 – 18:40 | Sónar by Day – SonarPark by DICE
O sucesso de Morad é o triunfo da autenticidade sobre o falso. Sem uma grande gravadora ou rádio, esse jovem rapper se tornou o maior artista do país graças à sua capacidade de se conectar com seus pares com suas rimas de rua sobre a vida na periferia.
18. Pedro Vian & Mana
sábado, 18 de junho
14:30 – 15:30 | Sónar por Dia – SonarHall
Pedro Vian lidera Modern Obscure Music com sua compilação PRSNT, uma série de faixas de 30 segundos gravadas por artistas como Laurie Spiegel, Ryuichi Sakamoto e muito mais. Desta vez, ele será acompanhado no palco por Daniele Mana, o artista de Turim que explorou texturas minimalistas, sem batidas, quase clássicas através de um álbum e EP sob seu sobrenome para Hyperdub.
18. Rojuu
quinta-feira, 16 de junho
16:00 – 17:00 | Sónar by Day – SonarPark by DICE
Alguns anos atrás, emo-trap pode ter soado como uma piada. Avanço rápido para 2021, e é tudo menos isso. O rapper catalão Rojuu é um dos pioneiros de um gênero que se inspira na armadilha gonzo de Rae Sremmurd, o romantismo impossível do mangá, ícones do rap alternativo como Yung Lean e Bladee e sim, uma certa estética emo de meados dos anos 2000.
19. Simona
quinta-feira, 16 de junho
16:00 – 16:30 | Sónar by Day – SonarVillage by Estrella Damm
Nascida e criada na Argentina, ela cultivou suas influências latinas em sua cidade natal, Mendoza, antes de se estabelecer em Barcelona. Seu som multifacetado dança entre o bem e o mal, aplicando mutações melódicas que representam a vida cotidiana, a intimidade, a autenticidade e o poder.
20. Tarta Relena
quinta-feira, 16 de junho
16:00 – 16:45 | Sónar por Dia – SonarComplex
A junção entre tradição e modernidade tornou-se um terreno fértil para a experimentação musical nos últimos anos, e são poucos os que representam isso com mais clareza do que a dupla vocal e eletrônica de Barcelona Tarta Relena. Marta Torrella e Helena Ros começaram na adolescência aproveitando sua formação coral para montar versões a capella de suas músicas favoritas.
21. Virgínia
sábado, 18 de junho
14:25 – 15:50 e 21:35 – 22:00 | Sónar by Day – SonarVillage by
Estrella Damm
Virginie, também conhecida como Vir, é uma das DJs mais flexíveis e talentosas da cidade. O DJ venezuelano é um dos mais exploradores de Barcelona, misturando house profundo com soul empoeirado, disco e música de todo o mundo.
Sónar Barcelona 2022 – Programação Musical
the chemical brothers, the blaze, moderat, c. tangana, nathy peluso, charlotte de witte, the blessed madonna, arca, bonobo, polo & pan, overmono live, eric prydz, headie one, anfisa letyago, aj tracey, folamour: power to the ppl a/v, helena hauff, jayda g, richie hawtin, reinier zonneveld live, nu genea live band, pongo, batu, avalon emerson, jennifer cardini b2b perel, or:la, niño de elche + ylia + banda “la valenciana”: ‘concert de músika festera’, paranoid london live, tomm¥ €a$h, eris drew b2b octo octa, morad, midland & shanti celeste, kiddy smile, herrensauna xxl (salome b2b cadency b2b cem b2b mcmlxxxv) 6h set, lsdxoxo live, joy orbison, for those i love, tiga & hudson mohawke present love minus zero, amnesia scanner, anna, kabza de small x dj maphorisa (scorpion kings) 6h set, serpentwithfeet, lyra pramuk-echoluminescence, uniiqu3 live, eli keszler, skee mask, maria arnal i marcel bagés presenten hiperutopia, giant swan, kamo mphela, la fleur, ms nina, dj python, rojuu, vegyn, poté dj set, tarta relena, critical soundsystem (kasra/halogenix/enei/mc qg), lafawndah, sega bodega, eartheater, nihiloxica, samantha hudson: ‘liquidación total’, yugen kala, lady shaka, simona, partiboi69, quayola/seta: transient, martin messier-‘echo chambers’, coucou chloe, louisahhh live,la chica, yung singh b2b suchi, ehua, juicy bae, agoria, recycled j, conducta, craig leon, hamill industries & kiani del valle: “ai transmutations – una compañía de danza posthumana”, pedro vian & mana, scotch rolex ft mc yallah & lord spikeheart, jyoty, mbodj, venus x, mori + rusowsky, el bobe, veeeky presented by ministry of culture of taiwan, vvv [trippin’you], ihhh & desilence live a/v, gazzi, dj marcelle/another nice mess, locoplaya, manara, etm, brava, chico blanco, b1n0 live a/v, airaboi, miret live, jamz supernova, lechuga zafiro, ‘uncompressed’ (hainbach, look mum no computer, cuckoo), depresión sonora, gela, lucient, awwz, albal b2b rocío, djohnston, virginie, ivy barkakati, umami b2b crks290 and santos bacana.