O SoundCloud está lançando um novo recurso chamado Buzzing Playlists, um conjunto de playlists selecionadas com base no envolvimento dos fãs com músicas de artistas do Next Pro.
As listas de reprodução do Buzzing são projetadas para resolver o ‘ problema de zero reproduções ‘ enfrentado por muitos novos artistas. Por meio de seu programa First Fans , o algoritmo de recomendação do SoundCloud analisa músicas de artistas Next Pro que optam por participar, disse a empresa na quinta-feira (2 de maio).
Desde o lançamento do First Fans, o SoundCloud afirma que mais de 3,5 milhões de faixas foram analisadas e recomendadas a fãs em potencial, com o artista Next Pro médio vendo um aumento de 400% nas ouvidas.
Com base nisso, o algoritmo First Fans foi atualizado para recomendar as melhores faixas para até 1.000 ouvintes.
As faixas com maior envolvimento, com base em métricas como reproduções, replays e adições de playlists, serão apresentadas em uma Playlist Buzzing.
Atualizadas semanalmente, as Buzzing Playlists apresentarão músicas novas de artistas em ascensão do Next Pro nos gêneros pop, hip hop, R&B e eletrônico. Isso fornece uma plataforma para esses artistas ganharem exposição e encontrarem novos fãs, enquanto os ouvintes podem descobrir novas músicas com base no que outros fãs estão gostando. Os profissionais do setor também podem usar essas playlists para identificar novos talentos promissores.
O SoundCloud esclareceu que as faixas são recomendadas para ouvintes reais e não para bots.
O lançamento do Buzzing Playlists ocorre em meio a movimentos do SoundCloud que incentivam a criação de música gerada por IA.
O “problema de reprodução zero” intensificou -se com o surgimento de ferramentas de criação musical de IA amplamente disponíveis. Estima-se que os principais serviços de streaming sejam inundados com 120.000 novas faixas enviadas diariamente, tornando cada vez mais desafiador para novos artistas ganhar força. Isso levou o SoundCloud a começar a testar seu algoritmo First Fans há quase um ano como uma solução.
First Fans usa tecnologia de IA desenvolvida pela Musiio , uma empresa de tecnologia que adquiriu em 2022. Musiio afirma ter desenvolvido IA que pode “ouvir” música em grande escala.
“Com 120 mil faixas sendo lançadas em plataformas de música por dia, um curador levaria 330 anos para ouvir apenas um dia de uploads de música. Tantas músicas incríveis nunca têm chance de serem ouvidas”, escreveu Tracy Chan, diretora de conteúdo do SoundCloud, em uma postagem no blog no ano passado.
Há apenas alguns meses, o SoundCloud fez parceria com Fadr , Soundful e Voice-Swap – todas empresas que oferecem ferramentas de criação musical de IA. Essas parcerias permitiram que os artistas carregassem músicas geradas por IA diretamente na plataforma.
O SoundCloud também anunciou “novos métodos para prevenir o abuso de IA e proteger seus artistas, impedindo que bots de IA rastreiem seu site e treinem modelos em seu catálogo”.
A SoundCloud espera ter registado um EBITDA positivo de 2 milhões de euros (2,1 milhões de dólares) em 2023, uma melhoria significativa em relação ao EBITDA negativo de 29 milhões de euros que a empresa reportou em 2022.
“Alcançar a lucratividade é importante porque reforça que estamos buscando a estratégia certa e que tomamos as medidas necessárias para reverter o negócio”, disse o CEO do SoundCloud, Eliah Seton , à MBW em dezembro.
by MBW