Speedy Wunderground começou 2021 como pretendem continuar, a falta de oportunidades ao vivo não fez nada para impedir o ímpeto de uma gravadora que sempre prosperou em nunca ficar parada.
Após o início do ano que viu o lançamento do primeiro novo material do venerado compositor Stephen Fretwell em 13 anos, uma nova colaboração entre o artista polonês de vanguarda Brodka e Scottibrains e o lançamento do single mais recente de adolescentes do Hebden Bridge, Lounge Society, Speedy Wunderground, anuncia o 21º lançamento retirado da Quarantine Series, série realizada no lockdown.
Como em lançamentos anteriores, Savage Gary – o pseudônimo do chefe da gravadora e produtor Dan Carey – junta seus próprios arranjos a uma contribuição vocal, desta vez da artista da Domino Recordings, Georgia.
Georgia, nomeada pela Mercury no “Seeking Thrills” ano passado, e recentemente anunciada como embaixadora da Love Records Store, Georgia é amiga de longa data de Dan, os dois já tocaram juntos na mesma banda em uma das primeiras encarnações dos set-ups ao vivo de Kae Tempest.
Sem dúvidas um sucesso, “Nothing To Say” An undeniable banger, “Nothing To Say” apresenta o Electro distorcido e agitado e Carnival-Pop de Carey impulsionado por um gancho vocal imediato e infalível da Georgia, que teve o seguinte a dizer sobre sua decisão de colaborar e o single:
“Eu amo Savage Gary.
Eu amo Dan.
Quando ele me enviou a batida inicial, era tão diferente e bonita em sua simplicidade que a melodia veio até mim instantaneamente.
Criei os vocais em algumas horas e os enviei para Dan… a próxima coisa de repente é que soa assim!
Demais.”
“Nothing To Say” traz obras de arte e um visualizador da designer gráfica Raissa Pardini, que já tem fortes laços com a música e cujo trabalho diferenciado acaba de ser adquirido pela V&A.
OUÇA / ASSISTA “NOTHING TO SAY” AQUI
A faixa foi mixada pela filha de 16 anos de Dan, Orla Carey.
Que já mixou álbuns para Scottibrains, Goat Girl, Pynch e Girl Ray – provando que a maçã nunca cai longe da árvore.
“Nothing To Say” terá um lançamento em vinil ainda esse ano com parte de Savage Gary – Quarantine Sampler 3, o terceiro EP a coletar o que já foram mais de 12 meses de jóias Wunderground de Carey e amigos.
Mais informações sobre Speedy Wunderground e The Quarantine Series:
Em 2020, o selo londrino dirigido pelo produtor Dan Carey ao lado de Alexis Smith e Pierre Hall foram cobiçados com o prêmio de ‘Best Small Label’ da AIM (Association of Independent Music) após serem indicados pelo segundo ano consecutivo.
Carey também ganhou o prêmio de Produtor do Ano do Reino Unido no início do ano no prestigioso Music Producer Guild Awards, após a produção do segundo álbum aclamado pela crítica ‘A Hero’s Death’ de Fontaines DC, que alcançou a bem documentada 2ª posição no ranking oficial tabelas de álbuns.
Quando o COVID chegou – trazer bandas para o estúdio não era uma opção e então a gravadora começou um projeto em andamento chamado The Quarantine Series no qual Carey, sob seu alter ego Techno / Eletrônico “Savage Gary”, colaborou com artistas e amigos, antigos e novos, e depois colocava esses projetos na internet para o Soundcloud/redes da gravadora com pouca ou nenhuma fanfarra – nada de imprensa ou pluggers de rádio, apenas deixando-os fazer suas próprias coisas, organicamente.
A série agora chega ao seu 21º lançamento – a trajetória deles está, na verdade, ampliando o escopo do próprio selo. Com a maior influência das batidas e da eletrônica, resulta em faixas que são mais eletrônicas do que antes.
“É interessante”, diz Carey, “já que sempre amei música eletrônica – mas como Speedy é tão baseado em bandas – isso naturalmente levou a mais daquela coisa pós-punk pela qual suponho que somos conhecidos.
No entanto, por causa do COVID, ele nos forçou a esta nova forma de trabalhar, o que tem sido positivo – já que está permitindo que essas outras influências, que sempre estiveram lá – apareçam.”
O fio condutor de tudo isso é Carey, seja em seu nome normal ou em seu disfarce de Savage Gary. No entanto, os colaboradores da série até agora incluíram uma ampla gama de pessoas: Kae Tempest, PVA, Willy Mason, Heartworms, Warmduscher, DEWEY, Charlotte Spiral, Boxed In, Stephen Fretwell, Goat Girl e muito mais.
“Alguns como Kae ou Boxed In são velhos amigos/família Speedy.”
Ele diz. “Alguns como Heartworms são apenas pessoas que entraram em contato pela Internet ou Instagram – então, ter esse tempo para poder colaborar com novas pessoas tem sido bom.”