Música + Estilo + Comportamento

Pesquisar
Close this search box.

publicidade

Spotify 2023: A música latina conquistou o mundo!

compartilhe

A música latina conquistou grandes marcos no Spotify este ano; não apenas se destacou por ser o ano em que o maior número de músicas latinas alcançou o primeiro lugar nas paradas globais do Spotify, mas ao longo da história 15 músicas latinas alcançaram este lugar, 7 das quais ocorreram este ano.

Com a Retrospectiva Spotify 2023 (Wrapped em inglês), fica evidente o impacto dos artistas latinos. Claramente, 2023 foi O ano para eles.

No Top 10 de músicas mais escutadas globalmente, há duas músicas latinas: #5 Ella baila sola, por Eslabon Armado e Peso Pluma, e #9 Shakira: Bzrp Music Sessions, Vol. 53, por Bizarrap e Shakira. Entre os 10 artistas mais escutados no mundo, quatro são latinos: #2 Bad Bunny, #5 Peso Pluma, #6 Feid e #9 KAROL G.

Top Artistas LATAM 2023

  1. Bad Bunny
  2. Peso Pluma
  3. Feid
  4. Junior H
  5. KAROL G
  6. Taylor Swift
  7. Rauw Alejandro
  8. Natanael Cano
  9. Shakira
  10. Grupo Frontera

Top músicas LATAM 2023

  1. Ella baila sola, por Eslabon Armado e Peso Pluma
  2. La Bebe – Remix, por Yng Lvcas e Peso Pluma
  3. un x100to, por Grupo Frontera e Bad Bunny
  4. TQG, por KAROL G e Shakira
  5. Yandel 150, por Yandel e Feid
  6. Shakira: Bzrp Music Sessions, Vol. 53, por Bizarrap e Shakira
  7. La Bachata, por Manuel Turizo
  8. Hey Mor, por Ozuna Feid
  9. Classy 101, por Feid e Young Miko
  10. PRC,por Peso Pluma e Natanael Cano

Apenas cinco artistas não latinos aparecem no Top 50 de artistas mais escutados na América Latina – dados sólidos que respaldam a ideia de que ‘todos querem ser latinos’:
 

Brasil

  • O Brasil aparece pela primeira vez no Top LATAM de músicas mais escutadas em #20 com Nosso Quadro, por Ana Castela e AgroPlay (#1 no País).
  • Artistas femininas representam 7/10 no Top 10 das músicas mais escutadas no Brasil.
  • No Top 10 músicas mais escutadas no Brasil, apenas uma não pertence ao universo Sertanejo/Forró (Tá OK, por MC Kevin o Chris, uma faixa de funk).
  • A primeira artista brasileira a aparecer no Top Artistas mais escutadas na América Latina é Ana Castela em #16 (#1 no BR). Há oito artistas brasileiros no Top 50 artistas mais escutadas na América Latina.
  • No Top 50 artistas mais escutadas no Brasil, apenas dois não são locais, ambos anglo-saxônicos: Taylor Swift e The Weeknd.

México

  • No México, 9/10 das músicas do Top 10 mais escutadas no país são música mexicana, enquanto 3/10 do Top 10 mais escutadas no Top LATAM são desse mesmo gênero.
  • Já no Top 10 artistas mais escutados, 7/10 pertencem a esse gênero nas paradas mexicanas, e 4/10 na lista LATAM.

Colômbia

  • Na Colômbia, 8/10 das faixas são música urbana no Top 10 músicas mais escutadas no país, enquanto 6/10 na lista LATAM.
  • Feid dominou 6/10 posições no Top 10 das músicas mais escutadas no país e 3/10 na lista LATAM.

Argentina

  • A Argentina também aumentou seu consumo local, tendo 9/10 artistas argentinos no Top 10 artistas mais escutados no país.
  • 5/10 das músicas mais escutadas no país pertencem ao gênero Urbano, enquanto o restante são faixas de Turreo, Cuarteto e Cumbia.
     

Visite a área de imprensa aqui
spotifybrasil 

Sobre o Spotify

O Spotify transformou o mundo da música para sempre quando foi lançado em 2008. Nossa missão é liberar o potencial da criatividade humana, dando a um milhão de artistas a oportunidade de viver sua arte e a bilhões de fãs a oportunidade de se divertir e se inspirar nesses artistas. Descubra, gerencie e compartilhe mais de 100 milhões de músicas, incluindo mais de 5 milhões de títulos de podcast, de maneira gratuita, ou inscreva-se no Spotify Premium para acessar recursos exclusivos da música, incluindo modo offline, qualidade de som melhorada, Spotify Connect e músicas sem anúncios. Hoje, somos o maior serviço global de assinatura de streaming de áudio com uma comunidade de mais de 574 milhões de usuários ativos, incluindo mais de 226 milhões de assinantes do Spotify Premium, em mais de 180 mercados.

publicidade