Spotify alcançou na última segunda-feira (20/06), a marca de 100 milhões de usuários ativos mensais em todo mundo, num crescimento desde o final do ano de 2015 onde estava marcando perto de 75 milhões.
Apesar dos números crescentes em usuários ativos, o Spotify enfrenta acúmulos de prejuízos, que chegam aos 185 milhões de euros somente ano passado, e em 2014 acumulou 165 milhões de euros em prejuízos.
Os gastos com pagamentos de direitos autorais para artistas e gravadoras consomem 80% do que é arrecadado pelo Spotify com assinaturas pagas e publicidade.
Spotify é uma empresa Sueca que ainda não deu lucro desde sua criação em 2006, e mantem-se como líder de assinantes pagos entre as plataformas de streaming, a Apple Music segue com uma base de 15 milhões de assinantes pagos.
O Deezer, pioneiro no mundo, no segmento de música por streaming é o serviço mais consumido no mercado europeu e junto com a Apple Music detém a maior parcela do mercado mundial e com lucros e adiantadas em opções de negócios com soluções para o mercado corporativo, onde o Spotify mostrou sua primeira investida somente em 2015 com a proposta de sonorização de ambientes, começando nos Estados Unidos com a rede de cafés Starbucks.
O maior mercado do Spotify é o território americano, o Brasil vem crescendo em usuários, mas os números de assinaturas pagas ainda são poucos, os brasileiros ainda têm a forte cultura e o jeitinho de querer não pagar por serviços que demandam custos operacionais, a maioria prefere a assinatura grátis que é interrompida por inserções de propaganda.
Os usuários de contas grátis acabam sendo um custo que o serviço acaba tendo de bancar, e não é nada barato manter isso para milhares de usuários que não têm o modelo de assinatura paga.
Por outro lado usuários queixam-se da plataforma pouca prática para manuseio de iniciantes no Spotify, e uma enxurrada de playlists oferecida, que acaba saltando aos olhos tirando o prazer da pesquisa.
O que esta fácil para ser ouvido são os playlists apresentados na Home, deixando de estimular os usuários a procurar músicas, outra questão é concorrência com a Apple Music ,que mantem-se na liderança das mídias digitais de streaming.
Conheçam um pouco de SPOTFY em Video:
[youtube]https://youtu.be/wGmefVcqycE[/youtube]
by Lucas Mazzon