Em seus 18 anos de existência, o Spotify não teve uma seção de comentários para acompanhar suas faixas de música. Isso o diferencia de outras plataformas de música, como SoundCloud , YouTube e TikTok (se você considera o TikTok uma plataforma de música).
Agora isso está prestes a mudar – pelo menos quando se trata de podcasts hospedados no Spotify.
O serviço de streaming anunciou que começou a implementar a capacidade de postar comentários em podcasts, uma medida que, segundo ele, é essencial para que os podcasters desenvolvam relacionamentos mais profundos com seu público.
Isso se soma ao novo aplicativo Spotify for Podcasters , que permite que os podcasters gerenciem seus programas — incluindo o gerenciamento de sua presença no Spotify, a verificação de estatísticas e a interação com o público — a partir de dispositivos móveis.
“Os podcasts historicamente têm sido um formato unilateral e, embora tenhamos oferecido outros recursos de interatividade, como enquetes e perguntas e respostas , há algum tempo, as pessoas nos disseram que querem mais maneiras de se conectar diretamente”, disse a vice-presidente de produtos de podcast do Spotify, Maya Prohovnik , em uma entrevista no blog do Spotify .
Para reforçar sua afirmação de que o público quer mais interatividade, o Spotify ofereceu algumas estatísticas: mais de 9 milhões de ouvintes únicos interagiram com uma sessão de perguntas e respostas ou enquete de podcast somente neste ano, e as respostas de perguntas e respostas e os votos dos ouvintes aumentaram 80% em relação ao ano anterior.
Prohovnik enfatizou que interatividade significa maior fidelidade do público.
“Descobrimos que os ouvintes que interagem com um programa têm quatro vezes mais probabilidade de retornar a esse programa em 30 dias”, disse ela. “Eles também ouvem o dobro de horas por mês, em média, do que aqueles que não o fazem. Então, há realmente algo especial – e algo tangível – em permitir essa conexão.”
Com os comentários chegando aos podcasts do Spotify, uma pergunta natural é: o mesmo acontecerá com as faixas de música no Spotify?
apresentou argumentos convincentes para comentários.
“[Os usuários] leem os comentários enquanto ouvem as músicas”, ela disse. “Muitos artistas são muito inteligentes. Eles agarram essa oportunidade e respondem na seção de comentários. Eles interagem e se comunicam com seus fãs. Isso torna muito fácil para eles construírem uma base de fãs.”
Então, o caso de uma seção de comentários – tanto da perspectiva do serviço de streaming quanto dos artistas – está aí.
Mas antes que o Spotify possa decidir se abre ou não sua biblioteca musical para os comentaristas, ele terá que responder a uma pergunta um tanto difícil: realmente queremos que a rivalidade entre Kendrick Lamar e Drake chegue à nossa plataforma?
fonte MBW