Música + Estilo + Comportamento

publicidade

Externa Club Brasília

Spotify lança ‘DJ’, um novo recurso que oferece música personalizada com comentários baseados em IA

compartilhe

Antes do próximo evento Stream On do Spotify, onde a empresa deve anunciar um feed doméstico redesenhado e outras atualizações, a empresa lançou hoje um novo recurso de IA chamado “DJ” para personalizar melhor a experiência de ouvir música para seus usuários.

 Semelhante a um DJ de rádio, o recurso de DJ do Spotify fornecerá uma seleção selecionada de músicas, juntamente com comentários falados com inteligência artificial sobre as faixas e artistas de que você gosta, usando o que o Spotify diz ser uma “voz incrivelmente realista”.

A ideia, explica a empresa, é que o Spotify conheça tão bem os usuários que o DJ pode escolher o que tocar para você quando você apertar o botão. 

Ou, como diz o Spotify, é colocar um “AI DJ no seu bolso”.

Mais amplamente, o recurso tem o potencial de transformar o Spotify em uma experiência passiva e descontraída para aqueles momentos em que os usuários não querem ditar ao Spotify o que transmitir a seguir ou mexer em sua interface para encontrar uma lista de reprodução de que gostem.

O recurso desenvolvido pela OpenAI ainda está em teste beta no momento do lançamento de hoje e está disponível apenas em inglês para assinantes do Spotify Premium nos EUA e no Canadá por enquanto.

Durante anos, o Spotify liderou o mercado com sua tecnologia de personalização, lançando sua principal lista de reprodução Discover Weekly em 2015 para sucesso imediato. 

Isso foi seguido por várias outras listas de reprodução projetadas para atender às preferências exclusivas do usuário final, incluindo Release Radar , Daily Mixes , Your Time Capsule , Blend e aquelas voltadas para atividades específicas, como deslocamento ou malhação , entre outras coisas. 

Nos anos mais recentes, o Spotify também se tornou um criador de tendências com sua revisão anual personalizada, o Spotify Wrapped, que desde então foi copiado por seus rivais.

Com o mercado de tecnologia mais amplo agora focado em novas maneiras de alavancar os avanços da IA, era apenas uma questão de tempo até que o Spotify lançasse sua própria visão de como a IA moderna poderia ser usada para melhorar sua experiência de personalização.

Nesse caso, a empresa diz que seu novo recurso de DJ é uma combinação de sua tecnologia de personalização existente, uma voz de IA de sua aquisição da Sonantic em 2022 e IA generativa por meio do uso da tecnologia OpenAI. (O Spotify nos diz que tem uma relação comercial com a OpenAI, mas não se referiu à empresa como parceira.)

https://jac.yahoosandbox.com/1.6.0/safeframe.html

Em vez disso, o Spotify diz que forneceu a seus editores de música, especialistas, roteiristas e curadores de dados acesso à tecnologia Generative AI da OpenAI para ampliar suas percepções sobre música, artistas e gêneros. 

A tecnologia está sendo usada para criar “comentários precisos e culturalmente relevantes em escala”, diz a empresa. (Precisão talvez seja uma palavra-chave aqui, dadas as recentes falhas de IA do Bing e do Google.

O tempo dirá se o caso de uso do Spotify enfrenta dificuldades semelhantes.)

À medida que os ouvintes se envolverem com o novo recurso de DJ, eles serão apresentados a um fluxo personalizado de músicas que incluirá faixas mais recentes e antigas favoritas. 

Este fluxo será continuamente atualizado, entendemos. 

À medida que ouvem, também ouvem comentários seguidos diretamente pela música a que se referem.

Por exemplo, a IA pode compartilhar comentários como:

“Esta semana, o rapper Polo G de Chicago se une ao Atlanta’s Future para seu primeiro lançamento do ano. Isso também marca a primeira colaboração da dupla, mas eles estão unidos pela produção de Southside, que trabalhou extensivamente com ambos e é responsável pela maior parte da música no próximo projeto de Polo.”

Se o DJ errar em termos do que alguém deseja ouvir, o usuário poderá simplesmente tocar no botão DJ novamente para mudar para um gênero, artista ou humor diferente. 

Quanto mais o recurso for usado, mais precisas serão suas sugestões – semelhante a como pular uma música ou gostar de uma faixa informaria um algoritmo de seus interesses.

A voz do DJ, por sua vez, é baseada no chefe de parcerias culturais do Spotify, Xavier “X” Jernigan, que apresentou o podcast do programa matinal do Spotify, “The Get Up”. 

A empresa observa que sua voz é o “primeiro modelo” para o recurso de DJ – sugerindo que tem planos de expandir a gama de vozes no futuro.

https://jac.yahoosandbox.com/1.6.0/safeframe.html

Para acessar o DJ, vá para o Feed de Música na página inicial do aplicativo iOS ou Android do Spotify e toque em Reproduzir no cartão do DJ para começar. O DJ começará então a tocar uma linha de música e um breve comentário.

Em breves testes do recurso antes do lançamento, podemos confirmar que a voz soou autêntica mesmo ao inserir o conteúdo personalizado durante sua introdução, como referências aos nomes das bandas que você transmite regularmente. No entanto, não pareceu imediatamente mais notável do que uma das listas de reprodução personalizadas do Spotify em termos de seleção de músicas. Mas, em teoria, as melhorias do DJ virão com o tempo.

Depois de tocar em várias sugestões iniciais, o DJ passou a tocar as músicas que você transmitiu no ano anterior. Esperávamos que esses flashbacks fossem misturados com as músicas mais recentes, então essa separação foi uma surpresa. Em seguida, examinamos as recomendações novamente e o DJ trocou de gênero. Mais uma vez, e mudou para flashbacks de verão. Parecia alternar entre listas de reprodução, de certa forma.

Inicialmente, o DJ aparece como um círculo verde em um fundo azul, mas conforme você toca a música, ele é realocado para o canto inferior direito da interface Now Playing, que parece a mesma – reproduz os visuais em loop, se disponíveis, oferece ao player controla e fornece acesso ao botão do coração e às letras, como antes.

https://jac.yahoosandbox.com/1.6.0/safeframe.html

Não tivemos tempo suficiente para testar o recurso, fazer qualquer tipo de recomendação sobre seu uso ou determinar o quão bem o DJ melhora suas sugestões ao longo do tempo.

O marketing do recurso do Spotify como uma adição alimentada por IA visa atrair o interesse do consumidor em seu serviço de streaming, pois os desenvolvimentos de IA, como ChatGPT e Bard do Google, estão aumentando a conscientização sobre a promessa e as armadilhas dos avanços da IA.

No entanto, o recurso também chega em um momento em que há críticas crescentes de que os investimentos do Spotify em outros formatos de áudio tornaram seu aplicativo confuso e mais difícil de usar para streaming de música. No entanto, essas reclamações não prejudicaram necessariamente o crescimento da empresa – as ações do streamer dispararam no mês passado em seu relatório de sólido crescimento de usuários no quarto trimestre, que viu a adição de 10 milhões de novos assinantes, chegando a 205 milhões e 22 milhões a mais de anúncios. usuários suportados, atingindo um total de 295 milhões.

Mas como os primeiros avanços do Spotify em tecnologia de personalização agora são aparentemente apostas de mesa para qualquer serviço de música, é claro que agora ele queria definir o padrão ainda mais alto, fazendo algo novo com IA que não é tão facilmente reproduzível.

https://jac.yahoosandbox.com/1.6.0/safeframe.html

A empresa disse que o recurso de DJ começará a ser lançado hoje em seus mercados suportados, o que significa que você pode não ver o recurso imediatamente, mas em breve.

fonte DJ Life Tech Crunch+

publicidade