O músico de Seattle SYML lançou seu segundo álbum,The Day My Father Died pelo selo Nettwerk. No início desta semana, SYML – também conhecido como o cantor/compositor/produtor Brian Fennell – lançou um belo vídeo do single “Believer”, que foi filmado em Amsterdam pelo diretor britânico Crusoe Weston. Um hino de devoção cantado no único e reverente falsetto de SYML, “Believer” não foi na verdade inspirado por nenhum ser celestial, mas sim pelo parceiro de Fennell na vida. “Crer em algo é a coisa mais pura possível”, diz Fennell. “Para mim, foi quando percebi que nunca foi um Deus ou um fantasma mágico, mas meu amante e como eu caí a seus pés”.
SYML também explica o significado por trás de “Corduroy”, a faixa de encerramento do álbum. “Meu traje favorito quando eu era muito jovem era um par de macacões azuis, de veludo”, lembra Fennell. “Originalmente, comecei a escrever The Day My Father Died sobre a tensão que eu sentia sobre minha relação com a fé. Não sei se isso é porque meu pai estava doente quando escrevi a maioria destas canções ou não”. Durante todo o processo de escrita, percebi que minha tensão nunca estava enraizada nas coisas que me deixavam com raiva ou cínico, estava simplesmente em tentar entender a mim mesmo e aos outros. Acho que isso é verdade para muitas pessoas. Este álbum se transformou em uma exploração disso. E Corduroy mostrou ser a canção perfeita para terminar o álbum, uma vez que parece um retorno à inocência de minha juventude; avançando para o desconhecido com um senso de paz e perspectiva sobre o mundo sem julgamento. Lindamente, acho que este é também o espírito a que meu pai se apegou em seus últimos dias.”
SYML – que é um dos artistas convidados do próximo álbum de Lana Del Rey, ‘Did You Know That There’s A Tunnel Under Ocean Blvd’ (disponível em 10 de março) – está atualmente no Reino Unido para uma turnê de performances em lojas selecionadas e voltará em abril para fazer uma grande turnê européia, com vários shows no Reino Unido, incluindo o KOKO de Londres em 19 de abril.
Para o novo álbum, Fennell reuniu as habilidades do renomado produtor indie e colega nativo de Seattle Phil Ek (Fleet Foxes, Built to Spill, Band of Horses), gravando em estúdios – incluindo uma antiga igreja – nos arredores de Seattle.De forma adequada, a música do SYML tem uma qualidade sagrada, com temas que tocam os instintos que nos levam a lugares sagrados, seja um lugar ou uma pessoa. Com mais de 11 milhões de ouvintes mensaisno Spotify e um total de mais de um bilhão de streams, estes temas estão ressoando em todo o mundo e particularmente no Reino Unido, um dos territórios com mais ouvintes.
The Day My Father Died encontra Fennell contando uma história de conexão interpessoal e parentesco escolhido após a morte de seu pai adotivo em 2021. Mais um documento de crescimento e cura do que de perda, o álbum traça a jornada de Fennell para descobrir como seguir em frente após uma mudança fundamental e difícil em sua vida. O álbum apresenta contribuições de Guy Garvey (“Lost Myself“), Lucius (“Howling“), e Sara Watkins de Nickel Creek (“Better Part of Me“) e Charlotte Lawrence (“You And I“). Nascido e criado em Seattle, Fennell estudou piano na universidade e tornou-se um produtor, programador e guitarrista autodidata. SYML lançou seu álbum de estreia auto-intitulado em 2019, que incluía a canção que mais vendeu e se tornou Platinum ‘‘Where’s My Love”. Sua música tem sido apresentada em inúmeros filmes, séries de TV e campanhas publicitárias, incluindo a série original da Netflix ‘Behind Her Eyes’, que apresentou sua versão doMr. Sandman como a faixa título.
UK IN-STORE TOUR (REMAINING DATES)
February 3 Banquet Records, Kingston
February 4 Jacaranda, Liverpool
February 5 Assai, Edinburgh
EUROPEAN TOUR 2023
March 9 Amsterdam, Paradiso
March 10 Cologne, Burgerhaus Stollwerck
March 11 Antwerp, De Roma
March 13 Milan, Circolo Magnolia
March 14 Zurich, Kaufleuten Festaal
March 15 Munich , Ampere
March 17 Vienna, Porgy & Bess
March 18 Warsaw, Praga Centrum
March 19 Berlin, Heimathafen
March 20 Hamburg, Uebel & Gefaehrlich
April 15 Madrid, Independence Cluyb
April 16 Barcelona, Razzmatazz Room 2
April 18 Paris, Le Trabendo
April 19 London, KOKO
April 20 Bristol, Thekla
April 22 Manchester, Manchester Academy 3
April 23 Glasgow, King Tut’s
April 25 Dublin, The National Concert Hall
SYML REVELA NOVO ALBUM THE DAY MY FATHER DIED
INCLUINDO OS SINGLES “CHARIOT”,“BELIEVER”, “LOST MYSELF” FEAT. GUY GARVEY, “HOWLING” FEAT. LUCIUS, “BETTER PART OF ME” FEAT SARA WATKINS
Tickets from https://symlmusic.com/
SIGA SYML