Conheça os finalistas da Taça das Favelas São Paulo 2024
A competição organizada pela CUFA e produzida pela InFavela já tem os candidatos ao título estadual da edição de 2024.
Ao som da bateria e arquibancadas lotadas na Vila Manchester, quatro favelas carimbaram seus passaportes rumo ao Canindé, Estádio da Portuguesa, para a tão sonhada final da Taça das Favelas São Paulo. De alto nível, três partidas das semi foram definidas nos pênaltis.
A primeira vaga do masculino foi conquistada pela Favela Erundina, que não teve vida fácil. O jogo contra o Complexo Nhocuné foi pura pressão, e a Erundina que atacou mais no primeiro tempo, precisou se fechar no segundo. No fim, o placar de 0x0 levou a decisão aos pênaltis. Luiz Fernando defendeu uma cobrança e classificou a Favela da zona sul para a grande final.
Seu adversário na briga do título também garantiu a classificação nas penalidades máximas contra o Complexo Boca do Lixo. Alan dos Santos, goleiro do Jd Santo André, favela da zona leste, fez uma atuação gigante durante o tempo regular, que acabou em 1×1, e brilhou ainda mais penalidades ao defender duas cobranças, ouvindo a torcida gritar o seu nome.
“Estou aqui para realizar o sonho de todos da minha família. Dedico à minha mãe e ao meu tio essa última cobrança em que converti o pênalti e resultou na classificação. E hoje, com certeza, vai ter festa na favela”, disse Rafael Maciel, atleta do Jd Santo André, eleito o craque do jogo.
Do lado feminino, a Seleção Tiradentes não teve dificuldades e impôs sua superioridade frente ao Parque Santo Antônio. Embaladas ao som da bateria na arquibancada e com o placar final de 4×0, as meninas da zona leste chegam fortes para a decisão, com o objetivo de se igualar à equipe masculina, que ficou com o título em 2023. Os gols foram de Nathália Reis, Geovanna Cardoso, Giovanna Gomes e Welistifany.
São Rafael, favela de Guarulhos, irá disputar o lugar mais alto do pódio contra a Seleção Tiradentes. O jogo pegado frente ao Complexo Pedreira terminou em empate, 1×1. Na marca da cal, São Rafael converteu todas as cobranças e garantiu a vaga na grande final.
“Um jogo difícil, porque nossa equipe demorou um pouco para encaixar. E quando conseguimos, fizemos um gol e, infelizmente, tomamos o empate. Nos pênaltis, nosso desempenho foi excepcional. Agora estamos na final, temos as melhores expectativas e vamos treinar para dar o nosso melhor”, falou Elen Mariana, atleta do São Rafael.
Definidos os finalistas, à edição de 2024 do maior campeonato entre favelas do mundo contará com campeões inéditos, tanto no feminino quanto no masculino, que irão erguer o troféu no Estádio Doutor Oswaldo Teixeira Duarte, mais conhecido como Canindé, do clube portuguesa, o palco da grande final da Taça das Favelas São Paulo. Marcada para o fim de setembro, a decisão será transmitida ao vivo pela TV Globo.
Confira os resultados das semifinais:
Masculino
Complexo Nhocuné 0(4)x(5)0 Favela Erundina;
Favela Jd Santo André 1(4)x(3)1 Complexo Boca do Lixo;
Feminino
Complexo Parque Santo Antônio 0x4 Seleção Tiradentes;
Favela São Rafael 1(5)x(3)1 Complexo Pedreira;