Música + Estilo + Comportamento

publicidade

Externa Club Brasília

Taylor Swift faz história no American Music Awards 2022

compartilhe

Na noite do último domingo (20), aconteceu o American Music Awards, popularmente conhecido como AMAs, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Vários artistas da Universal Music levaram diversos troféus para casa, mas ninguém fez tanta história como ela: Taylor Swift

Indicada em seis categorias, a cantora ganhou o prêmio em todas elas: Artista do Ano, Videoclipe (“All Too Well (Taylor’s Version)”, Álbum de Country (“Red (Taylor’s Version)”, Artista Feminina de Country, Artista Feminina de Pop e Álbum de Pop do Ano (“Red (Taylor’s Version)”.

Com isso, Taylor quebrou mais um recorde e atingiu a sétima vitória da carreira como Artista do Ano, se tornando a artista mais premiada do American Music Awards, com um total de  40 troféus.

Mas não foi só Taylor Swift que levou as estatuetas para casa.

Além dela, nomes como Kendrick LamarNicki MinajBTS, entre outros, também faturaram a estatueta. Kendrick Lamar conquistou o troféu em duas importantes categorias: Artista Masculino de Hip-Hop e Álbum Favorito de Hip-Hop, com “Mr. Morale & The Big Steppers”, lançado em maio deste ano.

Na categoria Artista Feminina de Hip-Hop quem levou a melhor entre os indicados foi Nicki Minaj, dona de hits como “Starships”, “Super Bass”, “Super Freaky Girl” e a nova “Tukoh Taka”.

Do hip-hop para o rock, o norte-americano Machine Gun Kelly ganhou na categoria Artista de Rock Favorito. Em março deste ano, ele lançou o disco “maistream sellout”, que se tornou o segundo álbum consecutivo dele a alcançar o primeiro lugar na Billboard 200.

O álbum foi o primeiro rock na posição desde a banda AC/DC, em 2020, e teve a maior semana de estreia de um álbum de rock desde Paul McCartney, até então.

Já em “Melhor álbum de Rock”, quem levou a melhor foram os suecos vencedores do GRAMMY® GHOST, com o disco “Impera”, o quinto de estúdio do grupo. 

Quem também brilhou foi o colombiano Sebastián Yatra, que ganhou na categoria Música Latina Favorita com “Dos Oruguitas”, faixa que integra a trilha sonora do filme de animação “Encanto”, da Walt Disney.

O longa arrebatou dois prêmios Oscar como Melhor Animação e Melhor Trilha Sonora Original.

Já na categoria de Artista Favorito Dance/Eletrônico, o hitmaker, produtor e DJ Marshmello foi o grande vencedor. Ainda na batida da eletrônica, a Colaboração do Ano ficou com Elton John & Dua Lipa, com o hit “Cold Heart – PNAU Remix”.

E onde tem premiação, tem k-pop. E onde tem K-pop e tem BTS. Considerado um dos maiores grupos de k-pop do mundo, eles ganharam o troféu em duas categorias: Grupo/Duo de Pop Favorito e Artista de K-Pop Favorito.

O grupo sul-coreano está celebrando quase dez anos desde seu surgimento.

Nesse tempo, os jovens se tornaram um fenômeno mundial, conquistaram uma legião de fãs por todo o mundo e tiveram papel fundamental no processo de popularização global do k-pop.

Em 2020, eles voltaram a fazer história ao se tornarem o primeiro grupo do gênero a se apresentar na cerimônia de premiação do Grammy.

A premiação contou ainda com apresentações de nomes como, Ellie Goulding e Carrie Underwood

Confira abaixo a lista com os vencedores da Universal Music no AMAs 2022:

“Artista do Ano”

Taylor Swift

“Videoclipe favorito”

All Too Well (Taylor’s Version) 

“Álbum de country favorito”

Red (Taylor’s Version)

“Artista Feminino de Country Favorito”

Taylor Swift

“Artista Favorito Feminino de Pop”

Taylor Swift

“Álbum de Pop do Ano” 

“Red (Taylor’s Version)

“Artista masculino de hip-hop”

Kendrick Lamar 

“Álbum favorito de hip-hop”

“Mr. Morale & The Big Steppers” (Kendrick Lamar)

“Colaboração do Ano”

Elton John & Dua Lipa, “Cold Heart – PNAU Remix” — VENCEDORES

“Artista Favorito de K-POP”

BTS

“Artista Favorito de Artista Dance/Eletrônico”

Marshmello

“Música latina favorita”

“Dos Oruguitas” (Sebastián Yatra) 

“Grupo/Duo de Pop Favorito”

BTS 

“Artista Feminina de hip-hop”

Nicki Minaj

“Artista de rock favorito”

Machine Gun Kelly

“Melhor Álbum de Rock”

“Impera” (Ghost)

publicidade