Música + Estilo + Comportamento

publicidade

Taylor Swift foi a artista mais consumida do mundo em 2023

compartilhe

A IFPI, organização que representa a indústria de música gravada mundialmente, anunciou Taylor Swift como a vencedora do Prêmio de Artista de Gravação Global do Ano da IFPI de 2023.

O prêmio único é calculado de acordo com as vendas mundiais de um artista ou grupo em todos os formatos de música, incluindo streaming, download e físicos, durante o ano calendário e abrange todo o seu corpo de trabalho. A premiação é apresentada ao artista que fica em #1 no Chart Global de Artistas da IFPI.

Este ano marca o 11º ano do Prêmio de Artista de Gravação Global da IFPI, com Taylor Swift tendo liderado o chart mais vezes do que qualquer outro artista durante esse período (sua vitória de 2023 segue os sucessos de 2014, 2019 e 2022). Esta última vitória segue um ano estelar em que a artista viu três álbuns (Midnights e os lançamentos de Taylor’s Version dos álbuns Speak Now e 1989) liderarem as paradas, e a turnê recordista Eras aumentar o engajamento com todo o seu catálogo em plataformas de streaming ao redor do mundo. Esse fenômeno foi demonstrado pela ressurgência da faixa Cruel Summer, lançada inicialmente em 2019, mas que liderou as paradas ao redor do mundo quatro anos depois.

As estrelas do K-Pop SEVENTEEN e Stray Kids ficaram em segundo e terceiro lugar respectivamente no chart em um ano recorde para artistas coreanos. Quatro atos de K-Pop figuraram no Top 10, com TOMORROW X TOGETHER em #7 e NewJeans em #8, enquanto IVE e NCT Dream também fizeram suas primeiras aparições no Top 20 do Chart Global de Artistas da IFPI, em #12 e #15, respectivamente.

O astro country dos EUA, Morgan Wallen (#6), também fez sua primeira aparição no chart Global de Artistas da IFPI seguindo o enorme sucesso do lançamento de 2023, One Thing At A Time, e Lana Del Rey (#10) também entrou no Top 10 pela primeira vez, superando sua posição mais alta anterior de #17 em 2014. Fora do Top 10, estrelas japonesas King & Prince e os artistas americanos SZA e Zach Bryan também fizeram suas estreias no Chart Global de Artistas da IFPI. No total, oito dos 20 melhores artistas em 2023 estavam fazendo sua primeira aparição no chart.
 

Lewis Morrison, Diretor de Charts e Certificações na IFPI, disse: “Estamos imensamente orgulhosos de conceder o Prêmio de Artista de Gravação Global do Ano da IFPI a Taylor Swift pela quarta vez, enquanto ela continua a redefinir os limites do sucesso global. Taylor é um talento singular e seu compromisso com sua arte e seus fãs é verdadeiramente fenomenal”.
 

“Também é fantástico ver tantos artistas entrando no chart pela primeira vez e o retorno de atos estabelecidos anos após sua última aparição. À medida que a paisagem da música gravada mundial muda e novas oportunidades surgem, as gravadoras continuam seu trabalho para construir carreiras globais e de longo prazo para seus artistas”, complementou.

Sobre os Charts Globais da IFPI
 

Os Charts Globais da IFPI fornecem a imagem mais completa do desempenho de artistas, álbuns e faixas em todo o mundo. Os Charts capturam streaming, downloads e formatos físicos em cada país diretamente das gravadoras participantes, que é então convertido usando a metodologia única da IFPI para uma única figura de chart global. A metodologia, desenvolvida em parceria com as gravadoras membros da IFPI, reflete o sucesso comercial global combinando a mais exaustiva reportagem de vendas de unidades e streams com a economia de cada tipo de consumo no nível do país.

Sobre o IFPI:

A IFPI é a voz da indústria fonográfica mundial, representando mais de 8.000 membros de gravadoras em todo o globo. A entidade trabalha para promover o valor da música gravada, defender os direitos dos produtores fonográficos e expandir os usos comerciais da música gravada ao redor do mundo.

publicidade