9º TendaLab: festa com KL Jay, dos Racionais MCs, e banda capixaba Aurora Gordon são mais dois nomes confirmados no evento .
O 9º Festival TendaLab confirma mais duas atrações no seu line up. Com mais de 20 anos, a Festa Sintonia, comandada por KL Jay, vai colocar todo mundo para dançar. Já a banda capixaba Aurora Gordon, resgata há quase duas décadas o trabalho musical, e inédito, dos integrantes da banda Os Mamíferos, que fez história entre as décadas de 1960 e 1970, no Espírito Santo.
O evento acontece nos dias 26 e 27 de julho, a partir das 19 horas, na Universidade Federal do Espírito Santo – UFES e conta com a curadoria da produtora cultural Lucia Caus, também idealizadora do festival, e o patrocínio do Instituto Cultural Vale. A entrada para o evento é gratuita.
Black Music
Com 22 anos de história, em 2024, a Festa Sintonia simboliza a resistência social, cultural e política da geração negra paulistana surgida nos anos 1990, período em que o rap brasileiro estava em um das suas melhores fases, o pagode paulista em destaque e a redescoberta do universo do samba-rock setentista. O som que toma conta das discotecagens é uma reunião dessas e muitas outras influências sendo uma grande celebração da música preta.
A festa é comandada pelo quarteto formado por DJ Marco, que vem da cultura dos bailes black, passando por equipes tradicionais como Os Carlos, além de acompanhar artistas como a cantora Céu; DJ Ajamu, produtor musical, e autor do elogiado álbum, Reaja! (Vol.1), onde registrou parcerias com nomes como Xis, Sombra e Edi Rock; DJ Will, que vem mostrando seu talento musical desde os dez anos, um prodígio, e que já acompanhou, entre outros, Marcelo D2; e KL Jay, DJ dos Racionais MCs, o grupo de rap brasileiro mais importante da história e um dos maiores nomes da música brasileira.
“É uma festa de música negra, mais voltada para o hip hop. A gente toca outros ritmos negros também. É mais voltada para o hip hop e o rhythm and blues. A gente conversa com o público, brinca, então pode esperar uma festa alto astral, com energia boa, leve e forte, com qualidade não só musical, mas também de muita técnica dos DJ’s”, revela KL Jay.
Contracultura
A banda Aurora Gordon leva para o palco o TendaLab o show Baile do Aurora Gordon, que conta com uma big band que executa interpretações revitalizadas das músicas lançadas nos três álbuns do grupo, como os hits Peter Banana e Corina.
Idealizada e dirigida pelo músico e produtor Murilo Abreu, a apresentação terá a participação da cantora Tamy e vai transitar por diferentes estilos e paisagens sonoras. “Vamos levar para o TendaLab músicas alegres e dançantes. Groove, dança, músicas dos dois primeiros discos e mais outras do Via Aérea, que gravamos no Estúdio Bravo”, explica Murilo, que deixa no ar a possibilidade de tocar algumas canções inéditas no espetáculo. “Agora estou na pré-produção de mais um disco, que podemos tocar algumas coisas no festival”.
A Aurora Gordon promove uma leitura e um resgate simbólico do período de acontecimentos sociais, políticos e culturais ocorridos nas décadas de 1960 e 1970, a partir do material produzido por grupos e músicos dessa geração como Afonso Abreu, Aprígio Lyrio, Os Mamíferos e Paulo Branco, que influenciaram a formação de uma rica e criativa onda contracultural no Espírito Santo e que gera ecos até hoje.
Festival TendaLab
As atrações confirmadas no line up do 9º Festival TendaLab apresentam, ao mesmo tempo, uma seleção original e alinhada com a produção musical contemporânea brasileira.
Ao lado da Festa Sintonia e da Aurora Gordon, já foram divulgadas a banda Macucos, uma das mais importantes bandas do reggae brasileiro; a DJ Karolla, um dos nomes em ascensão na cena eletrônica capixaba; o grupo Fundo de Quintal, um dos nomes mais importantes do samba e do pagode no Brasil; e a cantora Filipe Catto, uma das maiores vozes da sua geração, e que empresta seu talento para recriar e homenagear a obra de Gal Costa. Toda programação é gratuita.
O 9º TendaLab conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura. Conta também com o apoio do HZ e da Rede Gazeta.
A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).