CRÍTICAS AO ÁLBUM:
“Uma estreia cativante… Um pop gótico de Graham Coxon e Rose Elinor Dougall.”
RECORD COLLECTOR, 4/5 stars
“[The WAEVE]… ambiciosamente estruturado, amorosamente arranjado… músicas calmas, cheias de emoções, reviravoltas inesperadas e uma grandeza elegante.”
UNCUT, 8/10 stars
“[Graham Coxon and Rose Elinor Dougall] …cantam e tocam lindamente juntos.” MOJO, 4/5 stars
“… uma mistura refrescante de folk experimental, rock, jazz e punk.”
NARC MAGAZINE, 4½ / 5 stars
“Arranjos cinemáticos, luxuriosos, é uma joia única.” DIY, 4 /5 stars
“Coxon and Dougall are clearly a match made in musical heaven, bringing out the best in each other.” GIGWISE, 8/10 stars
“…uma experiência única, banhada por uma riqueza ousada.” CLASH, 8/10 stars –
O álbum de estréia epônimo do The WAEVE – composto por Graham Coxon e Rose Elinor Dougall – está disponível agora pelo selo Transgressive Records. Ouça aqui.
A “estréia cativante” é produzida pelo The WAEVE eJames Ford (Arctic Monkeys, Florence & The Machine, Foals, HAIM) e foi gravada em Londres no início do ano passado, ‘The WAEVE‘ é uma série de 10 novas faixas dos compositores Graham Coxon e Rose Elinor Dougall. A união de forças criativas em “The WAEVE” deu à dupla a oportunidade de ultrapassar suas zonas de conforto instrumentais. Muitas faixas apresentam Graham no saxofone, um dos primeiros instrumentos que ele tocou como um jovem músico nos anos 80. O primeiro single “Can I Call You” começa como uma balada e depois se transforma em um número estilo krautrock com um solo de guitarra Coxon em expansão. ‘All Along’ apresenta Graham na citara, um folk medieval. Rose toca piano e um sintetizador modular ARP 2000. O som pesado do ‘The WAEVE‘ lembra um folk rock similar ao som de Sandy Denny ou John & Beverly Martyn, enquanto faixas como ‘Kill Me Again‘ e ‘Over and Over’ lembram o rock dos anos 70 de Kevin Ayers ou Van der Graaf Generator, quase industrial em alguns lugares. Ao lançar o projeto em maio passado, com dois shows em Lexington esgotados e um set imperdível no The Great Escape, a banda recebeu antecipadamente críticas positivas dos veículos The Quietus, DIY, The Line Of Best Fit. O álbum foi então anunciado em setembro, juntamente com uma primeira entrevista com a NME. A banda fará uma turnê em março que verá The WAEVE visitar Bristol, Manchester, Glasgow, Leeds, Sheffield, Nottingham e Brighton, assim como o Lafayette de Londres. O duo fará aparições íntimas e despojadas antes da turnê e sessões de assinatura para o Rough Trade em Londres, Bristol e Nottingham durante a próxima semana. No final deste verão (hemisfério norte), a banda se apresentará em uma seleção de festivais de verão, incluindo Primavera Sound(os detalhes completos da turnê estão listados abaixo).
The WAEVE – Rough Trade 2023
4 de Fevereiro – LONDON – Rough Trade East
6 de Fevereiro – BRISTOL – Rough Trade
7 de Fevereiro – NOTTINGHAM – Rough Trade
The WAEVE – Turnê do Reino Unido 2023
19 de Março – BRISTOL – Exchange
20 de Março – MANCHESTER – Band on The Wall
21 de Março – GLASGOW – Saint Luke’s
23 de Março – LEEDS – Brudenell Social Club
24 de Março – SHEFFIELD – The Foundry
25 de Março – NOTTINGHAM – Rescue Rooms
27 de Março – LONDON – Lafayette
28 de Março – BRIGHTON – Chalk
The WAEVE – Festivais do Verão Europeu 2023
29 de Maio – 4 de Junho – PRIMAVERA SOUND – Barcelona, Spain (Club Primavera)
23 de Junho – THE GRAND SOCIAL – Dublin
13 de Julho – VIELLES CHARRUES – FranceIngressos aqui
The WAEVE Album:
1 Can I Call You
2 Kill Me Again
3 Over And Over
4 Sleepwalking
5 Drowning
6 Someone Up There
7 All Along
8 Undine
9 Alone And Free
10 You’re All I Want To Know
‘The WAEVE‘ estará disponível nos seguintes formatos: CD / Cassete / 2LP Preto Padrão / 2LP Verde Exclusivo – Indies / 2LP Prata Exclusivo – Rough Trade / DigitalPre venda ‘The WAEVE’aqui.
Sobre The WAEVE
The WAEVE (pronuncia-se “wave”) é um novo projeto com a dupla de Graham Coxon e Rose Elinor Dougall. Um encontro líquido de mentes e talentos musicais. Um poderoso elixir do folk-rock cinematográfico britânico, pós-punk, composição de canções orgânicas e interferência livre. The WAEVE atinge essa alquimia mágica do folk-rock inglês da terra e do éter. Pesada e leve. Escuridão e luz. Graham Coxon é um dos reconhecidos heróis da guitarra de sua geração. Sua contribuição essencial ao Blur – assim como seus nove álbuns solo desde 1998, para não mencionar o aclamado trabalho de trilha sonora – é evidente. Este outono, lançará a publicação de sua autobiografia, Verse, Chorus, Monster! sobre Faber e Faber. Rose Elinor Dougall é uma cantora e compositora londrina que lançou três álbuns solo – o último dos quais é A New Illusion (2019). Ela também trabalhou com Mark Ronson e Baxter Dury, entre outros.