Atravessando fronteiras, o artista chileno lança nesta sexta (03/03) disco que reúne cantores de diferentes partes do mundo.
Marina Peralta (Brasil), Ky-Mani Marley (Jamaica), Green Valley (Espanha), Quino Big Mountain (Estados Unidos) e Marapu (Indonésia) estão entre os presentes no trabalho.
Tiano Bless é cantor, músico (multi-instrumentista), produtor musical, DJ e pesquisador de culturas musicais.
Durante os últimos cinco anos passou por países de quatro continentes do mundo, somando uma experiência bastante diversa que resultou na construção de seu 4º disco.
O lançamento de Animal Ki (Lado A) conta com a participação de artistas de peso e acontece nesta sexta (03/03).
Nascido em uma família de músicos, as aventuras de Tiano Bless começaram logo cedo.
Aos 13 anos já fazia parte de algumas bandas em Santiago e ao atingir a idade adulta foi chamado a levar sua música para mais lugares, o que possibilitou o estudo de culturas e pessoas diferentes, que agregaram ao seu trabalho fortalecendo e criando sua identidade de forma quase que “universal”.
Nesses últimos anos, entre turnês internacionais, produções musicais para artistas de outros países e grandes projetos como Suppastyle e Out of Matrix, Tiano trabalhou paralelamente na gravação deste seu novo disco, com objetivo de criar uma obra que contemple toda experiência que acumulou.
Animal Ki foi gravado em vários locais: em sua casa no Chile, durante suas passagens por Ibiza e Barcelona (Espanha), Sicília (Itália), Califórnia (Estados Unidos) e Bali (Indonésia).
Durante essa longa jornada musical, Tiano teve a chance de convidar artistas renomados, como uma das representantes do reggae feminino no Brasil, Marina Peralta.
Também participa desse projeto o filho de Bob Marley, Ky-Mani Marley, a banda espanhola Green Valley, Quino do Big Mountain e o indonésio, Marapu.
O lançamento do disco foi dividido em duas partes no estilo do vinil (Lado A + Lado B), sendo o “Lado A” a primeira parte com seis músicas e que será lançada nesta sexta (03/03).
Duas faixas foram adiantadas como singles: “Voh Dale” com uma pegada Dancehall; e “Sideral” (participação de Marina Peralta) com sonoridade que vai do Roots/ Rocksteady ao Jazz.
Escute aqui:
https://links.altafonte.com/animalkiladoa
“Voh Dale” abre o disco para a chegada das batidas afro de “Psicotrópica” falando sobre sonhos lúcidos, amor e paixão. “Freestyle en Colombia” tem o flow pesado e sagaz da música reggae jamaicana encaminhando para “Sideral”, que em uma grande viagem fala de liberdade. “Raining On The Town” reforça a união de países com uma mistura de línguas (espanhol, inglês e indonésio), faixa que surgiu quando começou a cair uma tempestade em Bali no momento em que Tiano se juntava com Quino (Big Mountain) e Marapu para produzir. Para encerrar este “Lado A” de forma especial: “Seda”, uma combinação incrível de soul music/R & B com música clássica, marcada pela participação da orquestra chilena cuja mãe do artista faz parte desde sua infância.
Animal Ki (Lado A) foi totalmente produzido, mixado e masterizado, por Tiano Bless. Disponível para todo o mundo no dia 03 de março de 2023.
Sobre Tiano Bless:
Tiano Bless é artista por natureza, cantor, músico, DJ e produtor musical.
Nascido em Santiago em uma família de músicos, teve sua infância repleta de aventuras musicais, compartilhando desde cedo com grandes artistas da música clássica, jazz e música popular chilena.
Apelidaram-no de “El batero” (o baterista) ou “Tiano funky”, e aos 13 anos já tocava com suas primeiras bandas como baterista e cantor.
Fez parte de sete bandas atuantes na cena local: Jahmabless (reggae), Esencia Música (soul), Vena Raíz (folclore), Danzante (celta), La Songo Band (Latin Jazz), Santo Bando (rock/ reggae), e Compazz (flamenco). Sempre teve um contato profundo com as culturas musicais do reggae e do rap, e já nessa época fazia colaborações com MC’s e Sound system’s como: Rootz Hi-Fi, Digitaldubs, Matanza, Nativo Sonido de Raices, Jeru Banto, Lengualerta, KSN, Anbless Nabi, Ras Jahonnan, Amanajé e Freedom Sounds.
Tiano descobriu a paixão pela produção em suas primeiras viagens ao Brasil.
Começou a estudar Produção Musical em Santiago e no segundo ano foi chamado para produzir 5 discos no Brasil, congelando repetidamente sua carreira universitária e saindo do país para produzir outros artistas.
Em 2012 foi escolhido como o primeiro lugar no Reggae Contest Latino para se apresentar no maior festival de reggae do mundo: Rototom Sunsplash realizado na Espanha, com isso começou a colaborar com diversos sistemas de som (sound system’s) europeus e grandes artistas internacionais.
Em 2015, durante turnês pela Europa, gravou e lançou seu álbum: Sale a Luz, e iniciou uma série de grandes shows com a One Family Band em palcos como Lollapalooza Chile, Rototom, Teatro Cariola com Steel Pulse, Festival W, entre outros. Nesse mesmo ano, Tiano foi convidado a fazer parte do famosíssimo grupo de rap/ reggae chileno “Movimiento Original”, como produtor e cantor, iniciando com uma turnê pelo Chile, Colômbia, México e Jamaica.
Um ano após, saíram em turnê novamente, desta vez incluindo Califórnia e Bali no roteiro.
Após retornar, iniciou um novo projeto com Stailok, os dois criam em home-studio o que viria a ser o álbum: Suppastyle’s Weedtape 1K, que trouxe mais uma onda de grandes shows pelo Chile com grandes artistas como Cestar, Andy Portavoz , Hordatoj, Seamoon, Matamba e outros.
Em 2021, Tiano viaja para a Califórnia para produzir um álbum de música eletro-orgânica intitulado Out Of Matrix, da Wise Circle. Produção que se estendeu para Egito, Dubai e Bali no ano de 2022.
Neste ano de 2023, vem o lançamento do álbum Animal Ki.