Música + Estilo + Comportamento

Pesquisar
Close this search box.

publicidade

TikTok faz pedido de patente nos EUA de dispositivo tocador de música

compartilhe

A empresa controladora do TikTok, ByteDance (e suas afiliadas), são inventores prolíficos.

A Bloomberg Law relatou em março 2024 que a empresa tem mais de 900 patentes ativas somente nos EUA, com 600 pendentes.

E de acordo com a Insights Gate, a ByteDance tinha mais de 9.000 patentes globalmente em outubro de 2023, 7.553 das quais estão ativas.

A MBW relatou extensivamente sobre as patentes relacionadas à música da empresa até o momento.

Em agosto de 2022, por exemplo, MBW deu a notícia de que o TikTok possuía uma patente nos EUA para um serviço de música; um ano depois, o TikTok lançou sua plataforma premium de streaming de música, agora conhecida como TikTok Music .

App da TikTok(!), para tocador de música nos EUA

Em março, publicamos dois relatórios investigando a pesquisa da ByteDance e de sua misteriosa afiliada Lemon Inc. sobre música de IA .

Hoje podemos revelar um dos mais recentes pedidos de patente da ByteDance nos Estados Unidos – que parece descrever um dispositivo eletrônico que pode tocar música .

O pedido, protocolado nos EUA em dezembro de 2023 e identificado pela MBW, é intitulado: “Método e dispositivo para reprodução de música”.

O registro parece ser uma continuação de um pedido originalmente protocolado em 2022 na China para a mesma invenção.

Essa aplicação também está pendente no momento. ,

A versão pendente dos EUA foi publicada em abril.

Na seção de resumo do documento, que você pode ler na íntegra aqui, a ByteDance explica: “Os usuários podem reproduzir música por meio de dispositivos eletrônicos”, mas “o modo de reprodução de música dos aplicativos de música convencionais [oferece] falta de flexibilidade e, portanto, o efeito de reprodução não é satisfatório” [sic].

ByteDance explica que “o primeiro aspecto” de sua invenção é um “ método para reprodução de música” que compreende um “aplicativo alvo para reprodução de música” e uma “interface” que inclui um “controle de operação para melhorar o efeito de reprodução da música por meio de pelo menos um processamento, sendo o processamento usado para representar o conteúdo musical de uma forma mais do que som”.

O segundo aspecto da invenção descreve “um aparelho para reprodução de música”, que apresenta uma “interface incluindo um controle de operação para melhorar o efeito de reprodução da música” e “para representar o conteúdo musical de uma forma mais do que som”.

ByteDance descreve o terceiro aspecto da invenção como um “ dispositivo eletrônico que compreende pelo menos um processador e memória”.

O documento descreve um dispositivo e um aplicativo que apresentam uma fonte de luz intermitente, uma tela intermitente e funções de vibração, todas impactadas por alterações na reprodução de música.

ByteDance explica que “atributos” como vibração, bem como frequência de piscar, brilho e cor da fonte de luz e da tela “podem estar relacionados ao ponto de batida na música, um ponto de mudança de uma voz na música e um ponto de mudança de um som de instrumento na música”.

“ATRIBUTOS COMO FREQUÊNCIA DE PISCADA, BRILHO E COR DA FONTE DE LUZ PODEM ESTAR RELACIONADOS À MÚSICA, POR EXEMPLO, OS ATRIBUTOS PODEM ESTAR RELACIONADOS AO PONTO DE BATIDA NA MÚSICA, UM PONTO DE MUDANÇA DE UMA VOZ NA MÚSICA E UM PONTO DE MUDANÇA DE UM SOM DE INSTRUMENTO NA MÚSICA.” – PEDIDO DE PATENTE BYTEDANCE

A empresa acrescenta no processo: “O ponto de mudança da voz e/ou do som do instrumento pode incluir um ponto de mudança de volume, um ponto de mudança de timbre e um ponto de mudança de tom.”

Esses recursos, incluindo luzes piscantes e vibração que correspondem à música, “podem ser fixos, definidos aleatoriamente ou pré-definidos por um controle de operação correspondente”.

A ByteDance diz no processo que o recurso de vibração é “executado de acordo com a intensidade da vibração”, por exemplo, “quanto maior o intervalo de tempo, menor a intensidade da vibração”.

Enquanto isso, “quanto menor o intervalo de tempo, maior a intensidade da vibração”. (Isso parece a forma como um controle de Playstation ou X Box vibra durante o jogo.)

“Dessa forma, o efeito de vibração pode ser mais flexível e a experiência de apreciar a música pode ser aprimorada para o usuário”, diz o documento.

A imagem ( Figura 3) abaixo mostra uma interface que inclui o nome de uma faixa, a letra da música e uma área para controlar a reprodução, que parece apresentar botões de download, curtir, pesquisar e compartilhar.

A Figura 4, por sua vez, mostra mais funções, incluindo um temporizador, ‘configurações furtivas’, um botão ‘favoritos’ e um botão de modo “Emocionante”, que o documento explica que “pode ​​melhorar o efeito de reprodução da música” com luzes piscantes, uma tela piscante e vibração, por exemplo.

Um dispositivo inteligente fabricado pela ByteDance que pode tocar música não é um conceito tão absurdo.

Em 2020, a empresa lançou na China a luminária inteligente Dali, com foco educacional e tela sensível ao toque, para que os pais pudessem se conectar com seus filhos remotamente por meio de um aplicativo móvel.

O diagrama da invenção proposta pela ByteDance acima também parece mostrar uma seção ‘Música para Crianças’. Dispositivos inteligentes com música para crianças são um grande negócio agora.

Na semana passada, Mark Zuckerberg e o fundo de investimento de sua esposa se juntaram a uma rodada de financiamento de US$ 22 milhões para a plataforma de áudio infantil Yoto.

Como mencionamos no início deste artigo, a subsidiária da ByteDance, TikTok, também tem uma patente nos EUA, que você pode  ler aqui , para um “Método de habilitar conteúdo de música digital para ser baixado e usado em um dispositivo de computação sem fio portátil”.

A TikTok também administra um serviço de música Premium (e rival do Spotify ) na Indonésia, Brasil, Austrália, México e Cingapura.

Será que a ByteDance está planejando lançar um dispositivo semelhante ao iPod, equipado com o TikTok Music , que pode exibir letras e um show de luzes que toca em sincronia com a música?

publicidade