Tim Burgess lança vídeo do novo single “Sure Enough”
Com seu novo álbum Typical Music previsto para ser lançado 23 de setembro, e tendo sido recentemente tema de uma extensa reportagem no The Observer, Tim Burgess compartilhou um vídeo animado encantador para o novo single “Sure Enough“. Comentando o diretor de vídeo Callum Scott-Dyson diz:
“Assim que ouvi a faixa, pensei que seria perfeita para meu estilo stop motion, pois a música tinha um som realmente naturalista, uma espécie de old school, e meu estilo é um pouco mais retrô do que a maioria das coisas animadas, então fiquei entusiasmado em investigar!
No último vídeo que fiz com Tim, fizemos um vídeo recortado com um pouco de narrativa e personagem passando por ele, então desta vez eu queria apenas fazer algo um pouco mais leve, divertido e baseado em montagem, às vezes tocando fora da letra e outras vezes apenas fazendo suas próprias coisas.
Também decidi ir com o sentimento como material principal para todos os elementos do vídeo, o que representava um pouco mais de desafio em termos de movimento, mas fiquei entusiasmado pelo vídeo ter uma sensação e textura diferente de qualquer coisa que eu tivesse feito no passado.
Estou realmente feliz com a forma como tudo se uniu e espero que as pessoas realmente gostem e se sintam mais positivas e animadas quando conferirem o vídeo”! Clique AQUI para assistir.
Críticas para Typical Music:
“A carreira solo de Burgess pode ser comparada ao tipo de pop off-kilter feito por XTC, Sparks ou McCartney pós Beatles. Em outras palavras, pop muito bom de fato”. The Observer
“Tim Burgess continua seguro de si mesmo e aventureiro… Typical Music é de longe seu projeto mais ambicioso até hoje: um pacote de tudo, do pop clássico ao funk esmagar e ao rock de ficção científica…
Uma viagem emocionantemente eclética.” Shindig
Burgess já compartilhou anteriormente os singles “Here Comes The Weekend” e “Typical Music” do álbum”.
Typical Music é um álbum duplo de 22 faixas, um conjunto de canções que são tão expansivas e diversificadas quanto ricas:
“OK, todos sabemos sobre álbuns duplos, certo?”começa Burgess, um apaixonado como estudante de história pop e rock.
“Historicamente, eles têm sido considerados como indulgentes.
Mas cheguei à conclusão de que o que eu estava fazendo era o oposto disso.
Eu queria dar às pessoas tudo o que eu tinha feito.
E tudo o que eu trouxe para o estúdio e trabalhei com os caras, pintei todos de igual para igual.
Cada ideia era tratada como se fosse a melhor coisa e tinha que ser tratada com extremo cuidado.
Eu queria dar tudo de mim.
Era isso”.
Burgess passou 30 dias no estúdio com Thighpaulsandrae Daniel O’Sullivan. O primeiro é o autentico lendário teclado, sintetizador e feiticeiro de produção que tocou com Coil, Julian Cope e Spiritualized.
O último é o ex-instrumentista multi-instrumentista Fur, que lançou discos no selo O Genesis de Burgess e é membro de sua banda ao vivo. Dave Fridmann então espalhou sua magia sobre o álbum, misturando todas as 22 faixas.
“Eu só queria mais”, sorri este polimático hiperativo. “Eu queria nos desafiar a todos”. Eu queria fazer mais coisas eletrônicas. Eu queria expandir o som. Estávamos limitados no que podíamos fazer por causa do Covid, mas tínhamos orquestras em nossos cérebros. E o fizemos apenas como nós três”.
Para onde eles foram? Para onde eles não foram? Para destacar apenas três canções de Typical Music:: ‘Revenge Through Art’ é um funk solto, ‘mastigável’. A ‘Kinetic Connection’ oferece um psicopop cintilante, uma eletrônica perspicaz tecendo dentro e fora do piano ondulante. ‘Take Me With You’ é uma canção de amor de alma-espaço.
“Apaixonei-me novamente pelo mundo”, ele explica sobre as origens líricas deste último. “Durante a pandemia, eu li uma pilha de livros, fiquei melhor na guitarra.
Eu tinha uma nova perspectiva.
Eu queria aprender a ser Tim Burgess, que faz discos solo. As pessoas têm uma visão de mim como o cantor em The Charlatans. Isso não vai mudar.
Depois como o cara do Twitter. Mas eu me apaixonei pelo mundo novamente e queria que o mundo me levasse com eles”.
Juntos os três músicos criaram um cosmos caleidoscópico colorido, criado quando o mundo lá fora era tão preto e branco e batido. “Esse era totalmente o objetivo”, afirma Tim Burgess.
“Em meus pensamentos mais distantes, pensei nisso como se tivéssemos construído uma nave espacial hermeticamente selada, uma tripulação de três pessoas. E só queríamos transcender a lama”.
Com Typical Music, ele promete ser uma viagem.
Datas da Turnê:
Sexta 23 de Setembro – Bristol – Rough Trade Bristol
Sábado 24 de Setembro – London – Rough Trade East
Domingo 25 de Setembro – Nottingham – Rough Trade Nottingham
Segunda 26 de Setembro – Glasgow – Mono Cafe
Terça 27 de Setembro – Leeds – Crash (Brudenell Social Club)
Quarta 28 de Setembro – Manchester – Piccadilly
Quinta 29 de Setembro – Brighton – Resident
Terça 8 de Novembro – Bristol – Fleece
Quarta 9 de Novembro – London – Lafayette
Quinta 10 de Novembro – Manchester – Gorilla
Sábado 12 de Novembro – Newport – Le Pub
Typical Music artwork and tracklist:
- Here Comes The Weekend
- Curiosity
- Time That We Call Time
- Flamingo
- Revenge Through Art
- Kinetic Connection
- Typical Music
- Take Me With You
- After This
- The Centre Of Me (Is a Symphony Of You)
- When I See You
- Magic Rising
- Tender Hooks
- L.O.S.T Lost / Will You Take a Look At My Hand Please
- A Bloody Nose
- In May
- Slacker (Than I’ve Ever Been)
- View From Above
- A Quarter To Eight
- Sooner Than Yesterday
- Sure Enough
- What’s Meant For You Won’t Pass By You