Música + Estilo + Comportamento

publicidade

Externa Club Brasília

Tomorrowland Brasil celebra o lado artístico do festival com arte urbana no coração de São Paulo

compartilhe

Evidenciando a conexão entre música e arte, o festival deixa seu legado no horizonte de São Paulo com mural produzido pelo artista brasileiro Kleber Pagu.

Depois de uma grande reestreia, o Tomorrowland Brasil tem o prazer de anunciar uma obra artística especialmente para o  People of Tomorrow  e entusiastas das artes pelo país.

O renomado festival de música eletrônica animou os dias 12 e 14 de outubro em Itu, no interior de São Paulo, e entregou hoje um mural produzido pelo artista Kleber Pagu como testemunho do compromisso do Tomorrowland com a cultura urbana brasileira, o vibrante espírito do país e, claro, os dedicados fãs brasileiros.

A arte foi revelada na lateral de um prédio na Rua Consolação, entre a Alameda Santos e a Avenida Paulista, ao lado de outros grandes murais assinados por Eduardo Kobra; a dupla indígena Wally Kamaiurá e Yne Kuikuro; o autor de quadrinhos Maurício de Sousa; as artistas Criola e Mona; os artistas Mauro Veracidade; Kaur Art com @AkaPoeta e Visuart; além do movimento Nós Artivistas. Com esta arte, Pagu acrescenta uma camada adicional de arte ao singular cenário da cidade de São Paulo.

O Artista Convidado: Kleber Pagu

Reconhecendo o profundo impacto de Kleber Pagu na cena artística urbana, o Tomorrowland estendeu o convite ao artista para criar esta obra-prima. Pagu, conhecido por seu gênio criativo que transcende o graffiti tradicional, incorpora habilmente diversos materiais e técnicas, incluindo acrílico, glitter, mapping, peças com volumetria, leds e luzes especiais de palco para iluminar a obra durante a noite. Suas referências incluem a arquitetura brutalista, o art decor, e o futurismo – esta abordagem inovadora assinada por Pagu se alinha perfeitamente com o espírito do Tomorrowland para a edição deste ano no Brasil.

Kleber Pagu é empresário, artista, produtor e estudante de Sociologia, Política e Museologia.

O conjunto de sua obra é mundialmente reconhecido, tendo produzido mais de 270 instalações artísticas em espaços públicos em 22 países em colaboração com diferentes artistas.

Desse conjunto, vale ressaltar o Parque Minhocão onde Pagu produziu 52 murais de 2020 a 2023, contribuindo diretamente para a transformação deste local em uma das principais galerias lineares de Arte a Céu Aberto existentes.

Contribuição para a Comunidade

São Paulo é um polo de criatividade e diversidade, espelhando o compromisso do Tomorrowland com a expressão artística, a união, e a riqueza cultural do país. O que torna este projeto ainda mais notável é que o mural está localizado na lateral de um prédio que faz parte da Ocupação Penha Pietras – um movimento social de moradia e inclusão social.

No processo de instalação da obra, Pagu contratou e profissionalizou moradoras da ocupação, que receberão certificações em trabalho em alturas.

Além disso, o projeto contribuiu para a melhoria da distribuição de água do edifício, beneficiando diretamente 58 famílias presentes na ocupação.

The Reflection of Love

A obra também se inspirou no palco principal desta edição, trazendo inscrições que transmitem mensagens de União, Amor, Pertencimento, e Viver o momento presente.

Essas palavras ecoam a filosofia universal do Tomorrowland “Viva Hoje, Ame Amanhã, Una-se para Sempre” – conceitos que reforçam ao público de que o Tomorrowland vai além de um festival de música; é uma celebração multifacetada de arte, gastronomia, e comunidade pelo mundo.

O famoso palco tem números surpreendentes: 53 metros de altura; 270 metros de largura; 990 metros quadrados de telas de vídeo; Mais de 1.273 lâmpadas; 214 speakers e subs, 61 lasers, 18 fontes e mais de 100 performers, incluindo talentos nacionais!

O Tomorrowland convida todos a celebrarem este símbolo da profunda conexão do festival com o Brasil, e a abraçarem o lembrete do espírito de união, amor e criatividade que o mural incorpora.

Sobre o Tomorrowland

O festival Tomorrowland voltou ao Brasil em 2023!

Depois de duas edições incríveis em 2015 e 2016, o festival de dance music mais icônico do mundo anunciou o retorno à América do Sul para uma nova edição brasileira.

A bela área do festival no Parque Maeda em Itu, município de São Paulo, sediou novamente o mágico encontro global com uma coleção dos melhores artistas eletrônicos do planeta.

publicidade